sexta-feira, 19 de abril de 2019

INÍCIO

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Disponível em: <https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqzmJOoooLWgXy-vudxfLleJxxG6jQOSjhd6swDNC_-fHBx-xop_TMSo3wSNvGUYqzRrzjqKJSWdqeGdFDCHtEMsF0gkPmOdMs_FRXh1At6GfAOoAPk01P1bV-kuu8mpDjWuRve-8n9iLL/s1600/ana+Portugues.jpg>. Acesso em: 19 Abr. 2019.

BLOGQUEST

PASSEANDO PELOS CAMPOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Destinado aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio

Blogquest desenvolvida por: Carine Bossardi
Email: cvbossardi@gmail.com
Estudante do Curso de Especialização em Docência na Educação Básica, do IFRS, Campus Vacaria
Componente Curricular: Educação e Cultura Digital
Professora: Adriana Ferreira Boeira

Essa Blogquest tem o objetivo de auxiliar estudantes da 3ª série do ensino médio a desmistificar o conceito de que a Língua Portuguesa é difícil, para isso os alunos serão convidados e desafiados a realizarem leituras,  assistirem videoaulas,  despertar reflexões e a concluírem desafios. Vamos lá! 
Para iniciar a jornada pela gramática descomplicada, clique no desafio 1!

[Início]

[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]

 [Referências] 
[Avaliação] [Conclusão]

6 comentários:

júlia soldatelli baum vargas - 333 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
júlia soldatelli baum vargas - 333 disse...

Júlia Soldatelli Baum Vargas - 333
Desafio 1
Para uma melhor compreensão da menor unidade sonora da língua que é o FONEMA e a menor unidade GRÁFICA, que é a letra, utilizamo-nos de um dos campos da gramatica o da fonética e da FONOLOGIA. Todas as palavras da língua portuguesa podem ser representadas de duas formas, FONÉTICA e graficamente, por exemplo, temos palavras representadas graficamente assim: humano, hoje, humor, porém foneticamente a LETRA H não representa nenhum som, por isso dizemos que o H é uma letra ÁFONA. Assim como temos palavras como: fixo, reflexo e tóxico entre outras em que a letra X é representada pelo fonema /ks/, ou seja temos uma letra, porém dois sons e para esse fenômeno dizemos que a letra X, nesse caso é uma letra DÍFONA. Enquanto que essa mesma letra X pode ser também representada por outros diferentes fonemas. Exemplos: exercício, próximo e xícara. Ainda no campo da fonética e da fonologia temos outro fenômeno muito importante, que são palavras escritas com duas letras que representam apenas um fonema, por exemplo, carro, pássaro, queijo, chaleira, nascer, ímpar, campo, ontem entre outras. Nesses casos temos a ocorrência do fenômeno chamado DÍGRAFO que classificamos em consonantal e vocálico.

júlia soldatelli baum vargas - 333 disse...

Cruzadinha:
1. Substantivo
2. Advérbio
3. Adjetivo
4. Artigo
5. Pronome
6. Verbo
7. Numeral
8. Preposição
9. Conjunção
10. Interjeição

júlia soldatelli baum vargas - 333 disse...

desafio 3
Respostas do Racha Cuca:
1- SIMPLES
2- SUBSTANTIVO COMUM
3- REFLEXIVA
4- VERBO TRANSITIVO DIRETO
5- COMPLEMENTO NOMINAL
6- OBJETO DIRETO
7- ADJUNTO ADNOMINAL
8- ADJUNTO ADNOMINAL DE LUGAR
9- IMPLÍCITO
10- INTRANSITIVO

júlia soldatelli baum vargas - 333 disse...

Desafio 4
1) Qual é o sujeito do exemplo dado por Mafalda?
Esse Lixo
2) Qual é o sujeito de cada uma das orações?
a professora (sujeito simples)
eu não (sujeito simples)
Esse lixo (sujeito simples)
3) Destaque o núcleo de cada um desses sujeitos.
Professora
Eu
Lixo
4) Que tipo de predicado predomina na fala das personagens? Por que isso ocorre?
Predomina-se o predicado verbal, pois as falas dos personagens mostram as suas ações.
5) Copie da tira um exemplo de cada tipo de predicado.
Predicado verbal: comemos pizza noite passada. Predicado nominal: é muito caro.

júlia soldatelli baum vargas - 333 disse...

Desafio 5
1- Em se tratando de verbos transitivos, sabemos que estes não possuem sentido por si só, necessitando, portanto de um complemento – objeto direto ou indireto.Com base nesse pressuposto, analise as orações expostas conforme indica o modelo:

a) Necessitamos de sua ajuda na pesquisa.
Necessitamos – verbo transitivo indireto
de sua ajuda – objeto indireto

b) O diretor fez as recomendações aos alunos.
fez – verbo transitivo direto e indireto
as recomendações – objeto direto
aos alunos – objeto indireto

c) A plateia aplaudiu o artista famoso.
aplaudiu – verbo transitivo direto
o artista famoso – objeto direto

d) As encomendas foram entregues aos moradores.
foram entregues – verbo transitivo indireto
aos moradores – objeto indireto

e) Marta pegou o livro e entregou ao professor.
pegou – verbo transitivo direto
o livro – objeto direto
entregou – verbo transitivo indireto
ao professor – objeto indireto

2- Diante das orações em evidência, procure analisá-las enfatizando o núcleo do predicado, ou seja, o próprio verbo, e posteriormente responda às questões:

O sol brilhava incessantemente.
Os alunos conquistaram a vitória.
Pensamos em vocês e trouxemos um lanche.

a) Comente sobre a semelhança/diferença existente entre elas no que se refere à transitividade.
Oração 1: verbo intransitivo
Oração 2: verbo transitivo direto
Oração 3: verbo transitivo direto e indireto

b) Na terceira oração detectamos a presença de um conectivo (conjunção) desempenhando a função de ligar uma ideia à outra. Trata-se de oração ou de um período? Qual o sujeito e como ele se classifica? Apresente sua justificativa.
Seria um período, pois há a presença de dois verbos. Apresenta um sujeito oculto (nós) por conta do verbo terminado em mos. (Nós pensamos em vocês e trouxemos um lanche)
c) Com referência à primeira oração, há uma particularidade específica que a ela se refere? No caso de uma resposta afirmativa, justifique-a.
Sim, pois como é um verbo intransitivo, ou seja não necessita de complemento para que haja sentido na oração, mas o mesmo pode ser utilizado. Na primeira oração o termo que está completando o verbo é um adjunto adverbial de modo.

3) E. S. Propaganda e marketing) “Sorvete Kibon decora sua cozinha. E dá nome às latas”.

Os termos destacados são, respectivamente:
a) (X) sujeito, objeto direto, objeto indireto
b) ( ) objeto direto, sujeito, objeto indireto
c) ( ) sujeito, objeto indireto, objeto direto
d) ( ) sujeito, sujeito, objeto indireto
e) ( ) objeto direto, sujeito, objeto direto

4) De acordo com o código à mostra, analise os termos em destaque das seguintes orações:

OD objeto direto
OI objeto indireto

a) Eu acredito em você e não confio em boatos (OI).
b) Ganhamos a partida em tempo recorde (OD).
c) Desejamos-lhe sucesso nesta caminhada (OI).
d) Eu a vi saindo depressa (OD).
e) Continuas persistindo no erro (OI).

5) Os pronomes oblíquos funcionam sintaticamente como complementos verbais. Partindo dessa prerrogativa, exercite seu conhecimento substituindo as palavras destacadas por pronomes, de modo a tornar as orações de acordo com a linguagem padrão. Em seguida, classifique-os como objeto direto ou indireto:
a) Ame a vida e viva a vida intensamente. OBJETO DIRETO
b) Trouxe os presentes e entregarei os presentes amanhã. OBJETO DIRETO
c) Você foi vitorioso, por isto estamos aqui para cumprimentar você. OBJETO DIRETO
d) Espero ansioso por notícias, gostaria de receber as notícias hoje mesmo. OBJETO DIRETO
e) O livro já foi entregue ao professor, e na oportunidade gostaria de pedir o livro novamente. OBJETO DIRETO