Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0e/Propaganda_do_Estado_Novo_%28Brasil%29.jpg>. Acesso em: 18 Ago. 2019.
BLOGQUEST
DESAFIO 1 - TAREFA
Prazo da postagem da tarefa 18/09/2019
1. A charge abaixo foi criada pelo cartunista brasileiro Belmonte e publicada no jornal Folha da Manhã em 22 de julho de 1937.
observe os quadrinhos e, com base no que você estudou nessa unidade, responda no espaço destinado aos comentários da Blogquest: Que contexto histórico explicaria o estado de espírito de Vargas em 1930, em 1932 e em 1937?
Charge de Belmonte publicada na Folha da Manhã em 1937 |
[Desafio 1] [Desafio 1 - TAREFA] [Desafio 2][Desafio 2 - TAREFA] [Desafio 3] [Desafio 3 - TAREFA] [Desafio 4] [Desafio 4 - TAREFA] [Desafio 5] [Desafio 5 - TAREFA]
56 comentários:
O governo de Getúlio Vargas inicia com as eleições onde Washington Luís para de apoiar Antônio Carlose começa a apoiar Júlio Prestes , assim Júlio assume o governo. Após isso, Vargas fala que as eleições foram fraudadas e inicia um levante e consegue derrubar e exilar Júlio Prestes do Pais.
Então começa o governo provisório Vargas decretou medidas centralizadoras que limitavam a autonomia dos estados Estados e fortalecia o governo central que causaram insatisfação a algumas oligarquias, o que o fez a atender algumas reivindicações paulistas.
Após a 1 Guerra Mundial ,formaram-se dois grupos, Ação Integralista Brasileita(AIB), que foi fundada em 1932 por Plínio Salgado e era ligada ao facismo italiano.
Aliança Nacional Libertadora(ANL), foi fundada em 1935 por Luís Carlos Prestes com o objetivo de mobilizar massas contra o facismo e o governo autoritário.
Intentona Comunista:
Em 1935 a ANL e declarada ilegal por vargas, Luís Carlos Prestes com o auxílio do partido comunista do Brasil e da Intentona Comunista da da início a uma revolta armada com o objetivo de derrubar o governo , mas termina em um fracasso.
Foi uma justificativa para Vargas decretar o ESTADO DE SÍTIO no país que extinguia e limitava a liberdade individual e censura a imprensa e corta os meios de comunicação , uma ditadura .
Cauê Macari de Andrade
O governo de Getúlio Vargas inicia com uma série de eleições onde Washington Luís para constantemente de apoiar Antônio Carlos e começa a apoiar Júlio Prestes, assim Júlio Prestes ganha a eleição e é eleito. Após isso Getúlio Vargas fala que as eleições foram causadas, e tenta fazer um levante para derrubar e exilar Júlio Prestes do país. Apartir disso começa o Governo Provisório onde decretou medidas centralizadoras que causou muita insatisfação de algumas oligarquias oque levou a algumas reivindicações,depois da primeira guerra mundial formam -se dois grupos a Ação Integralista Brasileira (AIB), e a Aliança Nacional Libertadora (ANL). Em 1935 a ANL foi declarada ilegal por Vargas e Luís Carlos Prestes da início a uma revolta armada com o objetivo de derrubar o governo mas sem sucesso.
Izadora Mello
15:14
O governo de Getúlio Vargas inicia com uma série de eleições onde Washington Luís para constantemente de apoiar Antônio Carlos e começa a apoiar Júlio Prestes, assim Júlio Prestes ganha a eleição e é eleito. Após isso Getúlio Vargas fala que as eleições foram causadas, e tenta fazer um levante para derrubar e exilar Júlio Prestes do país. Apartir disso começa o Governo Provisório onde decretou medidas centralizadoras que causou muita insatisfação de algumas oligarquias oque levou a algumas reivindicações.
O governo de Getúlio Vargas inicia com as eleições onde Washington Luís para de apoiar Antônio Carlose começa a apoiar Júlio Prestes , assim Júlio assume o governo. Após isso, Vargas fala que as eleições foram fraudadas e inicia um levante e consegue derrubar e exilar Júlio Prestes do Pais.
Então começa o governo provisório Vargas decretou medidas centralizadoras que limitavam a autonomia dos estados Estados e fortalecia o governo central que causaram insatisfação a algumas oligarquias.Depois da primeira guerra mundial formam - se dois grupos. Ação Integralista Brasileita(AIB), que foi fundada em 1932 por Plínio Salgado e era ligada ao facismo italiano.
Aliança Nacional Libertadora(ANL), foi fundada em 1935 por Luís Carlos Prestes.Em 1935 a ANL foi declarada ilegal por Vargas e Luís Carlos Prestes da início a uma revolta armada com o objetivo de derrubar o governo mas sem sucesso.
Jainikeli Ribas Dos Santos.
Vargas assumiu o poder em 1930,após comandar a Revolução de 1930,que derrubou o governo de Washington Luís.Em seu governo foi promulgada a Constituíção de 1934.Em 1937,fechou o Congresso Nacional e instalou o Estado Novo,passando a governar com poderes ditatoriais.
Nome:Fernanda Rosendo Sefstrom 17.09.2019
Turma;191 Turno:Tarde
Ocorridos de 1930;1932 e 1937
1930: Getúlio Vargas ao chegar ao poder em 1930,Vargas,e após ser líder da Revolução,que tirou Washington Luís do comando. Os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela forte presença dos “tenentes” nos principais cargos políticos do novo governo por sua contribuição na Revolução de 1930.
1932: Revolução Constitucionalista de 1932,ou,Guerra Paulista,foi uma revolta ocorrida no estado de São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas.
As elites paulistas buscavam reconquistar o comando político que haviam perdido com a Revolução de 1930 e pediam a convocação de eleições.Os insurgentes exigiam do Governo Provisório a elaboração de uma nova Constituição e a convocação de eleições para presidente.
A luta pela constituição foi fortalecida e, em 1933, as eleições foram realizadas colocando o civil Armando Sales (1887-1945), como Governador do Estado, em 1935.
Igualmente, em 1934 foi reunida a Assembleia Constituinte que faria a nova Carta Magna do país. Esta, no entanto, jamais seria elaborada por conta do golpe que instituiu o Estado Novo, em 1937.
1937: Vargas,ao retirar o Governo Constituinte e o poder legislativo,então assume ambos os poderes.Com isto, Getúlio implantou um regime autoritário de inspiração fascista que durou até o fim da Segunda Guerra Mundial.
Interpretação da Charge:
1930-Felicidade:A vitória da Revolução de 1930 e a chegada de Vargas no Poder.
1932-Preocupação: Tentativa de tirar Vargas do Poder,com a Guerra Paulista.
1937-Aborrecimento:Implantação do Estado Novo como um governo co ideais fascistas e o inicio de uma pré-ditadura.
Obrigada pela atenção!
NOME:Vinícius Ribas Carissime
1930: Revolução de 30, Impediu a posse do presidente paulista eleito e colocou Vargas no poder Provisório.
1932: Revolução Constitucionalista, Os paulistas ficaram insatisfeitos com o aitorutarismo de Vargas.
1937: Estado Novo, Getúlio Vargas concede a si mesmo poderes extraordinarios e faz uma nova constituição autoritária.
Pegar da net não vale o Boco
O Governo Provisório de Vargas começou em 3 de novembro de 1930. E o que era provisório durou quatro anos.
Em 1932, Vargas venceu a guerra civil contra os paulistas, movida por um desejo de liberdade democrática. Em 1934 o Brasil receberia uma nova Constituição, que substituía a de 1891 e trazia o voto secreto e o direito das mulheres a participar dos pleitos. No mesmo ano, Getúlio foi eleito por voto indireto dos deputados.
Foi fundado em 1935, por Luís Carlos Prestes a ANL, com o objetivo de mobilizar massas contra o facismo e o governo autoritário. E no mesmo ano Vargas declara a ANL ilegal e dá inicio a uma revolta armada para derrubar o governo, mas acaba em fracasso
Caroline
Nome:Lurian
No segundo mandato, conhecido como Governo Constitucional (1934 a 1937), observou-se a ascensão de dois grandes movimentos políticos em terras brasileiras. De um lado estava a Ação Integralista Brasileira (AIB), que defendia a consolidação de um governo centralizado capaz de conduzir a nação a um “grande destino”. Esse destino, segundo os integralistas, só era possível com o fim das liberdades democráticas, a perseguição dos movimentos comunistas e a intervenção máxima do Estado na economia. De outro, os comunistas brasileiros se mobilizaram em torno da Aliança Nacional Libertadora (ANL). Entre suas principais ideias, a ANL era favorável à reforma agrária, à luta contra o imperialismo e à revolução por meio da luta de classes.
Boa noite pessoal!!!
Não esqueçam de colocar o nome nas postagens
Abraço
Prof. Maria Joaquina
No primeiro quadrinho de 1930 ele demonstra felicidade por causa da revolução de 1930 onde impediram a posse do presidente paulista
1932: ocorre a oposição paulista
1937:O Golpe de 1937 instaurou o Estado Novo, em 10 de novembro de 1937
My meme is: Rafael o gato
O governo de Getúlio Vargas começa quando Washington Luis para de apoiar Antônio Carlos e apoia Júlio Prestes.
Nas eleições de 1930 Júlio Prestes ganha mas Vargas acusa que a eleição foi fraudada.
Vargas começa um levante e derruba Júlio Prestes.
Vargas teve medidas centralizadoras , limitou a autonomia do estado Estado e fortaleceu o governo central.
Em 1932 teve a aliança dos partidos PRP e PD que formaram a Frente Única Paulista (FUP). Após isso acontece a revolta armada ,os paulistas lutaram contra a capital federal ,achavam que iria ter o apoio dos mineiros e gaúchos mas não.
Eles perderam mas tiveram suas reivindicações: mulheres puderam votar,voto secreto,criação da justiça eleitoral, manutenção do federalismo como sistema de governo,obrigatoriedade do voto masculino acima de 18 anos, nacionalização progressiva dos recursos hídricos e minerais do Brasil.
Com o regime totalitário após a 1°guerra mundial formaram-se grupos :
Ação Integralista Brasileira(AIB)- fundado em 1932 ligado ao fascismo : amor a Pátria,Deus e Família.E a Aliança Nacional Libertadora(ANL)- Objetivo de mobilizar as massas contra o fascismo e o governo autoritário .
Em 1935 a ANL foi declarada ilegal por Vargas com o auxílio do Partido Comunista do Brasil(PCB) dão início a uma revolta armada , com o objetivo de derrubar o governo. A intentona comunista foi um fracasso.
Foi uma justificativa para Vargas decretar o estado de sítio no país que extinguia e limitava a liberdade individual e censura a imprensa e corta os meios de comunicação , uma ditadura .
Sven Forest.
O governo de Getúlio Vargas se inicia com a acusação de eleições fraudadas o governo de Getúlio Vargas se caracteriza pela centralização do poder do Estado, onde começa a governar na forma de um governo provisório onde ele promove medidas centralizadoras, o governo não agradou todas as oligarquias especialmente a do Estado de SP que mesmo cendo de derrotado tem suas reinvindicações atendidas depois disso, o governo promove medidas centralizadoras , que foram aderidas na constituição de 1934 onde o governo promove medidas centralizadoras e também progressistas. Com o final da primeira guerra e ascensão dos regimes totolitaristas surgiram dos grupos aqui no país. A AIB(Ação integralista brasileira) fundado em 1932, era ideologicamente ligado a o regime facista " Patría, Deus, Família'' apoiado pelos conservadores. A ANL(Aliança Nacional Libertadora) fundado em 1935 e presidido por Luis Carlos Prestes, tinha por objetivo mobilizar as pessoas contra o facismo e contra um governo autoritário, apoiado pela classe média urbana, intelectuais e militares de baixa patente.
Em 1935 a ANL é considerada ilegal e Prestes com apoio do PCB(Partido Comunista Brasileiro) cria uma revolta. A Intentona Comunista que tinha objetivo de derrubar o governo. Maia a revolta Fracassou. Vargas usa a Intentona Comunista como Prestes tô para declarar Estado de sítio. Em 1937 no ano de eleições é divulgado a existência de uma conspiração, o chamado Plano Cohen , que segundo pista era parte do plano dos integralistas que queriam um Regime Ditatorial. Após este ocorrido o presidente outorgou uma nova constituição, nela onde estinguia os partidos políticos , suspendia os direitos individuais,políticos e as liberdades individuais da população , este período foi marcado por censura da imprensa e dos meios de comunicação. Os opositores do governo eram dados como criminosos eram presos, torturados, exilados e até mesmo mortos por prestar oposição, esse o o período do país conhecido como Estado Novo, ou Ditadura.
João Amaral
1930- Vargas está feliz pois assumiu o governo provisório
1931-Ainda felizão da vida
1932- preocupado por terem tentando tirar Vargas do poder com a Guerra paulista
1936-Movimentos políticos do AIB e ANL
1937-Aplicou o Golpe de 1937 para continuar no poder.
DEASFIO 1- TAREFA
Contexto histórico de:
1930- Vargas lidera um golpe contra Júlio Prestes,assim Prestes vai para o exílio,então Vargas fica governando provisoriamente por 4 anos.
1932- Ocorre a revolução constitucionalista, por causa da insatisfação dos paulistas com o autoritarismo de Vargas.
1937- Novamente Vargas arma um golpe,assim criando o Estado Novo e uma nova constituição autoritária.
Por Gabrielle Silva Minella
18•09•19
1930 - Getúlio Vargas assume o governo provisório.
1932 - explode a revolta armada. Os paulistas acreditavam que receberiam apoio dos mineiros e gaúchos para acabar com a capital federal, e acabaram lutando sozinhos. Logo depois, Vargas sufocou a revolta.
1937 - Vargas fecha o congresso nacional e a constituição de Francisco Campos passa a ser praticada, instaurando-se o regime autoritário do Estado Novo. Vargas então, acabou com os partidos políticos e centralizou os poderes nas mãos dele.
Nome: Letícia
1930 - Movimento armado foi iniciado no dia 3 de outubro de 1930, sob a liderança civil de Getúlio Vargas e sob a chefia militar do tenente-coronel Pedro Aurélio de Góis Monteiro, com o objetivo imediato de derrubar o governo de Washington Luís e impedir a posse de Júlio Prestes, eleito presidente da República em 1º de março anterior. O movimento tornou-se vitorioso em 24 de outubro e Vargas assumiu o cargo de presidente provisório a 3 de novembro do mesmo ano.
As mudanças políticas, sociais e econômicas que tiveram lugar na sociedade brasileira no pós-1930 fizeram com que esse movimento revolucionário fosse considerado o marco inicial da Segunda República no Brasil.
Getúlio Vargas assume o governo em 3 de outubro do ano 1930,pela liderança civil e chefia militar do seu coronel.
1932 - explode a revolta armada. Os paulistas acreditavam que eles iam receber apoio dos mineiros e gaúchos para acabar com a capital federal. Mas
acabar.Mais infelizmente eles tiverem que lutar sozinhos.
1937 - Vargas fecha o congresso nacional.E então Vargas acabou com os partidos políticos e centralizou os poderes.
É a tarefa
O governo de Getúlio Vargas inicia com as eleições onde Washington Luís para de apoiar Júlio Prestes , então ele ganha a eleição e é eleito.
Em 1935 , alguns comunistas brasileiros iniciaram revoltas dentro de instituições militares em algumas cidades como Rio de Janeiro,Natal,Recife .
Segundo mantado,observou a elevação de dois grandes movimentos políticos, o 1° foi a Ação integralista Brasileira (AIB) e a 2° foi Aliança Nacional Libertadora (ANL) que era a favor da reforma agrária ,luta contra imperialismo..
A Intentona Comunista foi rapidamente controlada pelo governo , pois não havia apoio e ligação de outros estados .
Getúlio Vargas resistiu a essa tentativa de golpe, então declara estado de sítio. isso ampliou seus poderes políticos ,perseguiu seus opositores e desarticulou o movimento comunista brasileiro.
Vargas anulou a nova eleição presidencial que aconteceria em 1937 .
Nome= Laise B C
Getúlio Vargas assume o governo
1932 - explode a revolta armada. Os paulistas acreditavam que eles iriam receber apoio dos mineiros e gaúchos para acabar com a capital federal. No fim das contas acabaram lutando sozinhos
1937 - Vargas fecha o congresso nacional.E então Vargas acabou com os partifos políticos sendo assim e centrislixo os poderes ma mão dele
Nome: Syanne
*Em 1930*, Vargas estava satisfeito, pois liderou a Revolução de 30, que depôs o presidente Washington Luís e impediu a posse do eleito Júlio Prestes. Dessa forma, Vargas se tornou chefe do Governo Provisório.
*Em 1932*, Vargas estavam preocupado, pois a Revolução Constitucionalista tentou tirá-lo do poder e convocar a Assembleia Constituinte.
*Em 1937*, o estado de espírito de Vargas era autoritário, pois ele deu um golpe de estado e promulgou a Constituição, que lhe dava amplos poderes.
Nome=Pedro Rezende
Pedro Arthur
O governo de Getúlio Vargas se inicia com a acusação de eleições fraudadas o governo de Getúlio Vargas se caracteriza pela centralização do poder do Estado, onde começa a governar na forma de um governo provisório onde ele promove medidas centralizadoras, o governo não agradou todas as oligarquias especialmente a do Estado de SP que mesmo cendo de derrotado tem suas reinvindicações atendidasGetúlio Vargas resistiu a essa tentativa de golpe, então declara estado de sítio. isso ampliou seus poderes políticos ,perseguiu seus opositores e desarticulou o movimento comunista brasileiro.
Vargas anulou a nova eleição presidencial que aconteceria em 1937 .
Nome: Murilo
Getúlio Vargas assumiu a chefia do "Governo Provisório" em 3 de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha no Brasil.
Enquanto a Revolução de 1930 estava em andamento, Mário Pedrosa, futuro crítico de arte, e Lívio Xavier, então militantes da Oposição de Esquerda, dissidência do Partido Comunista do Brasil (PCB), escreveram "Esboço de Análise da Situação Brasileira" e acabaram por lançar algumas teses pioneiras sobre o movimento armado de outubro; entre elas, que se tratava de uma cisão no bloco de poder ocasionada pelo desenvolvimento do capitalismo.
Nome: Lohan Andrade
consolidou-se um clima de tensão entre as velhas oligarquias e os tenentes interventores. Tal conflito teve maior força em São Paulo, onde as oligarquias locais, sob o apelo da autonomia política e um discurso de conteúdo regionalista, convocaram o “povo paulistano” a lutar contra o governo Getúlio Vargas. A partir dessa mobilização, originou-se a chamada Revolução Constitucionalista de 1932. Mesmo derrotando as forças oposicionistas, os setores varguistas passaram por uma reformulação.
Com a ocorrência desse conflito, Vargas se viu forçado a convocar eleições para a formação de uma Assembleia Nacional Constituinte. No processo eleitoral, as principais figuras militares do governo perderam espaço político em razão do desgaste gerado pelos conflitos paulistas. Passada a formação da Assembleia, uma nova constituição fora promulgada, em 1934. Com inspiração nas constituições alemã e mexicana, a Carta de 1934 deu maiores poderes ao poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as bases de uma legislação trabalhista. Além disso, a nova constituição previa que a primeira eleição presidencial aconteceria pelo voto da Assembleia. Por meio dessa resolução e o apoio da maioria do Congresso, Vargas garantiu mais um novo mandato.
A Era Vargas foi o período de quinze anos da história brasileira que se estendeu de 1930 a 1945 e no qual Getúlio Vargas era o presidente do país .A ascensão de Vargas ao poder foi resultado direto da revolução de 1930,que destituiu Washington Luiz e impediu a posse de Júlio Prestes.
Aluno:Iuri
Em 1930 Getúlio Vargas ganhou a eleição, derrubando o governo de Washington Luís
Em 1932 ocorreu uma revolta em São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas
E em 1937 Vargas aplicou um golpe, criando o Estado Novo e uma nova constituição autoritária.
A charge retrata o estado de espírito de Getúlio Vargas no período em que governou o país.
A charge retrata o ano em q ocorreu as eleições de 1930 onde Júlio Prestes ganha mas Vargas acusa que a eleição foi fraudada. Assumindo a presidência. Nesta charge ele aparece feliz por ter conseguido o que queria.
Em 1932
Teve a aliança dos partidos PRP e PD que formaram a chamada "Frente Única Paulista". Após isso acontece a revolta armada ,os paulistas lutaram contra a capital federal ,pois acreditam que iria ter o apoio dos mineiros e gaúchos mas isso não ocorre. Na charge de 1932, percebemos o descontentamento de Getúlio Vargas.
Em 1937
Vargas fecha o congresso nacional e a constituição de Francisco Campos passa a ser praticada, iniciando o regime autoritário do Estado Novo. Getúlio então, acabou com os partidos políticos e centralizou os poderes nas mãos dele.
Após isso, o presidente outorgou uma nova constituição,onde não havia os direitos individuais,políticos e as liberdades individuais da população, este período foi marcado pela opressão e censura da população.
Na charge percebemos a insatisfação de Getúlio Vargas, em relação ao período que estava passando.
Getúlio acabou com os partidos políticos e manteve o poder logo após o presidente autorizou um a nova constituição onde não há direitos individuais,nem a liberdade da população.
Na charge ele apresenta o momento que ele se encontrava,que estava passando
Nome: Rochelle Rocha
Gustavo Borges
Em 1930 Getúlio Vargas ganhou a eleição, derrubando o governo de Washington Luís
Em 1932 explode a revolta armada. Os paulistas acreditavam que eles iriam receber apoio dos mineiros e gaúchos para acabar com a capital federal.
Em 1937 Vargas fecha o congresso nacional e a constituição de Francisco Campos passa a ser praticada, instaurando-se o regime autoritário do Estado Novo. Vargas então, acabou com os partidos políticos e centralizou os poderes nas mãos dele.
governo de Getúlio Vargas inicia com uma série de eleições onde Washington Luís para constantemente de apoiar Antônio Carlos e começa a apoiar Júlio Prestes, assim Júlio Prestes ganha a eleição e é eleito. Após isso Getúlio Vargas fala que as eleições foram causadas, e tenta fazer um levante para derrubar e exilar Júlio Prestes do país. Apartir disso começa o Governo Provisório onde decretou medidas centralizadoras que causou muita insatisfação de algumas oligarquias oque levou a algumas reivindicações,depois da primeira guerra mundial formam -se dois grupos a Ação Integralista Brasileira (AIB), e a Aliança Nacional Libertadora (ANL). Em 1935 a ANL foi declarada ilegal por Vargas e Luís Carlos Prestes da início a uma revolta armada com o objetivo de derrubar o governo mas sem sucesso.
Getúlio Vargas assume o governo em 3 de outubro do ano 1930,pela liderança civil e chefia militar do seu coronel.
1932 - explode a revolta armada. Os paulistas acreditavam que eles iam receber apoio dos mineiros e gaúchos para acabar com a capital federal. Mas
acabar.Mais infelizmente eles tiverem que lutar sozinhos.
1937 - Vargas fecha o congresso nacional.E então Vargas acabou com os partidos políticos e centralizou os poderes
De:Gustavo giordani
A charge retrata o estado de espírito de Getúlio Vargas no período em que governou o país.Em 1930 Getúlio Vargas ganhou a eleição, derrubando o governo de Washington Luís
Em 1932 ocorreu uma revolta em São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas
E em 1937 Vargas aplicou um golpe, criando o Estado Novo e uma nova constituição autoritária.
O quadrinho referente ao ano de 1930 mostra Getúlio feliz, satisfeito por ter sido o chefe de uma ação política vitoriosa ("Revolução de 30") que o empossou como governante do Brasil. No de 1932, Getúlio é retratado com uma feição carrancuda, justificada pelos questionamentos político-militares da "Revolução Constitucionalista" dos paulistas. Em 1933, Vargas parece satisfeito com a convocação, a partir de um decreto agregado a um pré-projeto constitucional, de eleições para uma Assembleia Constituinte, que combatia a visão de que era um ditador centralizador. Em 1934, a imagem sorridente de Vargas é a resposta para o sucesso da Constituição de 1934 e sua eleição indireta para presidente do Brasil. No quadro do ano de 1935, Vargas é apresentado sorridente, provavelmente por ter aprovado a Lei de Segurança Nacional, que lhe outorgava poderes políticos supraconstitucionais; ademais sagrou-se vitorioso ao abafar o levante comunista de 1935. Em 1937, Getúlio desferiu um inteligente golpe político, que inaugurou a ditadura do Estado Novo, caracterizada por ser centralizadora e repressora, o que justifica o semblante sério do presidente.
Nome:Cássio
Bruno Neto
1930: Revolução de 30, Impediu a posse do presidente paulista eleito e colocou Vargas no poder Provisório.
1932: explode a revolta armada. Os paulistas acreditavam que eles iriam receber apoio dos mineiros e gaúchos para acabar com a capital federal.
1937:fechou o Congresso Nacional e instalou o Estado Novo,passando a governar com poderes ditatoriais.
1930 é um Getulio Vargas sorridente, referindo-se ao momento em que ocorreu a Revolução Trinta isso levou Vargas à presidência da república brasileira.
A caricatura de 1932 mostra Vargas mais atento, referindo-se ao movimento político de contenção ao governo Vargas que ficou conhecido como movimento constitucionista de 1932. Quando o estado de SP faz um movimento armado querendo uma constituição para o Brasil e a retirada de Vargas à presidência.
1937 representa um presidente sério a instalação no Brasil do Estado Novo um estado ditatorial através de um golpe de estado.
Nome:Ivan Em 1930 representa um início do governo provisório, também conhecido como Era Vargas sendo que ele tomou a presidência logo após a Revolução de 1930, e no primeiro quadro da tirinha mostra a felicidade de Vargas em 1930. Em 1932 teve uma insatisfação dos paulistas com o governo de Vargas por isso Getúlio Vargas está com uma cara negativa e com raiva. Já em 1934 a constituição trazia algumas inovações como o Código Eleitoral e a representação classista pelos membros dos sindicatos indicados por Vargas. Nessa nova Constituição o voto passou a ser secreto e obrigatório, e o voto feminino foi instituído. No entanto, a nova constituição também possuía traços de políticas autoritárias como a restrição para a entrada de estrangeiros no Brasil. A Constituição de 1934 durou curto prazo, com o Golpe do Estado Novo, e em 1937 foi substituída por outra constituição, por isso já é bastante visível nas ultimas tirinhas o desgosto de Getúlio Varga. Basicamente a tirinha mostra a decadência do governo de Vargas no meu ponto vista.
Nome:Thayne Borges.
Turma:192
Data:26.09.2019
1930-Feliz: Getúlio Vargas foi eleito, e o poder estava centralizado nele, assim Washington Luís sai do comando.
1932-preocupado: A revolução constitucionalista dos paulistas estavam insatisfeitos com Vargas no poder, e declararam guerra em 09 de julho, com o objetivo de derrubar o "governo provisório" de Getúlio Vargas. (foram meses de guerra, e São Paulo sai derrotado).
1937-Semblante sério: Vargas aplicou o golpe do Estado Novo(1937-1945) para legitimizar o seu governo, o golpe ampliaria seus poderes, podendo interferir nos governos dos estados.
Natália
191 26/09
Tarefa
1930, foi o ano em que Getúlio Vargas foi eleito e que conseguiu que o poder estivesse em suas mãos
1932, Getúlio Vargas é criticado pela suas feições militares, assim declarando guerra em 9 de julho com objetivo de derrubar o "governo provisório" de Getúlio Vargas.
1937, foi quando Vargas aplicou o golpe do estado novo, com o objetivo de ampliar seus poderes.
a tirinha mostra a decadência de Vargas entre 1930 a 1937
Vargas assumiu o poder em 1930, depois de comandar a Revolução de 1930,que derrubou o governo de Washington Luís.Em seu governo foi promulgada a Constituíção de 1934.Em 1937,fechou o Congresso Nacional e instalou o Estado Novo,passando a governar com poderes ditatoriais.
Analice
Vargas assumiu o poder em 1930, depois de comandar a Revolução de 1930,que derrubou o governo de Washington Luís.Em seu governo foi promulgada a Constituíção de 1934.Em 1937,fechou o Congresso Nacional e instalou o Estado Novo,passando a governar com poderes ditatoriais.
Gabriel Santos Oliveira.
Turma:192
1930- Vargas está feliz,assumiu o governo provisório
1931-Ainda feliz da vida no poder
1932- Preocupado por tentarem tirar Vargas do poder com a Guerra paulista
1936-Movimentos políticos do AIB e ANL
1937-Aplicou o Golpe de 1937 para continuar no poder.
Bruno Antunes
1930- Vargas está contente pois assumiu o governo provisório
1931-continua acomodado e feliz com a vida no poder
1932- começa se afligir por tentarem tira-lo do poder com a Guerra Paulista
1936-Movimentos políticos do AIB e ANL
1937-Aplicou um golpe em 1937 para continuar assumindo o poder
De:Abraão Reis
Vargas em seu governo criou um novo modelo de regime governamental, fechou o congresso e adotou o estado novo como responsável por parte das decisões.
Também ergueu um governo ditatorial onde partia dali as ideias e concentimentos.
Gabriel Santos Oliveira
Turma:192
1930 é onde assume o Vargas, representado por felicidade , com o golpe que não afeta a ele .
1931 digo que ainda não a revoltas e nem conflitos estava tudo indo bem e ele estava feliz .
1932 começa a acontecer problemas e o medo de perder o cargo chega
1936 começa às movimentações de grupos contra Vargas , objetivo de tira-lo do poder
1937 ele aplica o golpe para continuar ,sendo bem sucedido
Vargas assumiu o poder em 1930, depois de comandar a Revolução de 1930,que derrubou o governo de Washington Luís.Em seu governo foi promulgada a Constituíção de 1934.Em 1937,fechou o Congresso Nacional e instalou o Estado Novo,passando a governar com poderes ditatoriais.
João W
1930- Vargas assume o governo provisório e está feliz.
1931- Vargas continua feliz no poder.
1932- começa se preocupar com as tentativas de ser tirado do poder com a Guerra Paulista.
1937- Vargas arma o golpe, criando o Estado Novo e uma nova constituição.
Gabriel Cabrum :
A era Vargas foi o período de quinze anos da historia brasileira que se estendeu de 1930 a 1945 e no qual Getúlio Vargas era o presidente do país.A subida de Vargas ao poder foi resultado direto da revolução de 1930 que dispensou Washington luís e impediu a posse de jetúlio prestes (presidente ele assumiria o pais).
DESAFIO 1
Democracia = poder do povo, igualdade política.
Ditadura = militarismo, onde o povo não tem direito de voto e nem veto.
Nome: Gabriel Bressan
Turma: 191
nome: Gabriel Bressan turma: 191
DESAFIO 1-TAREFA
O governo de Getúlio Vargas inicia com uma série de eleições onde Washington Luís para constantemente de apoiar Antônio Carlos e começa a apoiar Júlio Prestes, assim Júlio Prestes ganha a eleição e é eleito. Após a 1 Guerra Mundial ,formaram-se dois grupos, Ação Integralista Brasileira(AIB), que foi fundada em 1932 por Plínio Salgado e era ligada ao fascismo italiano.
Aliança Nacional Libertadora(ANL), foi fundada em 1935 por Luís Carlos Prestes com o objetivo de mobilizar massas contra o fascismo e o governo autoritário
Nome:Rudimar Júnior Parizotto
Turma:191
Sob a liderança civil de Getúlio Vargas e a chefia militar do tenente-coronel Pedro Aurélio de Góis Monteiro,a revolução de 1930 marcou o fim do ciclo da revolta dos tenentes e pôs termo a República Velha.
A revolução de 1930 foi o movimento armado iniciado em Porto Alegre RS com o objetivo imediato de derrubar o governos Washington Luís impedindo a posse de Julio Prestes,eleito presidente em março daquele ano,em pleito não reconhecido pela oposição,reunida na Aliança Liberal.O candidato derrotado era o Getúlio Vargas,ex-ministro da fazenda de Washington Luís,que tinha como companheiro de chapa João Pessoa,governador da Paraíba.
O principal movimento de oposição a Getúlio no período foi a revolução constitucionalista em São Paulo,em 1932,que contou com a participação de muitos políticos que atuaram no movimento de 1930.Vargas saiu vitorioso do conflito,mas precisou fazer concessões com os rebeldes derrotados.Dentre elas,a maior foi a convocação de eleições para uma assembléia constituinte,de caráter liberal e eclético,aprovado ainda as eleição indireta do presidente pela própria constituinte.Em 17 de julho do mesmo ano,Vargas foi eleito presidente da republica por quatro anos.
Com a posse de Getúlio,inaugurou-se um período de permanente crise política e institucional,marcado pelo conflito entre as forças tradicionais, representadas pelo Congresso,e o poder executivo.O cenário se agravava com a pressão crescente exercida por movimentos de conteúdo nitidamente ideológico,como a Ação Integralista Brasileira,de direita,e a Aliança Nacional Libertadora, de caráter esquerdista e posta na ilegalidade por Vargas criou a previdência social e os institutos de aposentadoria e pensões.
Em 9 de julho de 1932 irrompeu um movimento armado em São Paulo,logo sufocado.A reconstitucionalização do país pôde assim processar-se sem maiores sobressaltos.Nova lei eleitoral estabeleceu voto secreto, a representação classista,eleita pelos sindicatos.Em de novembro de 1933 reuniram-se 250 deputados eleitos pelo povo e cinquenta pelas representações de classe,para elaborar a nova constituição republicana,promulgada somente em julho de 1934.Por voto indireto Getúlio Vargas foi eleio presidente da republica.
O período,que ficou conhecido como segunda republica,ou República Nova,iniciou-se por um crescente movimento de polarização entre correntes extremistas,tal como sucedida na Europa:direitista,tendo em seus pólos a Ação Integralista Brasileira,organização
ultradireitista dirigida por Plínio Salgado;e os comunistas,agregados na Aliança Nacional Libertadora,sob a presidência de honra de Luís Carlos Prestes,chefe de comunismo de Brasil.Em 1935,explodiu uma revolução comunista em Natal RN e Recife PE,acompanhada pelo Regimento da Infartaria da Praia Vermelha,no Rio de Janeiro.Prontamente dominada,a chamada intentona comunista fortaleceu a extrema-direita.
Getúlio Vargas já se munira de documentos legais discricionários para lidar com o crescimento da Ação Integralista e da Aliança Nacional Libertadora.O levante comunista de 1935 deu-lhe o pretexto para livrar-se de um dos problemas:todas as bancadas apoiaram o estado de sítio,concedido até fins de 1936,quando foi substituído por um instrumento ainda mais forte,o estado de guerra.Sufocado o movimento comunista,Getúlio voltou-se ao combate dos grupos oligárquicos,liderados por São Paulo.Na manhã de 10 de novembro de 1937 tropas do exército cercaram o Congresso enquanto cópias de uma nova constituição era distribuída a imprensa.À noite,Vargas dirigiu-se pelo rádio a toda a nação,para justificar a instituição do novo regime,necessariamente forte "para reajustar o organismo político às necessidades econômicas do país o assegurara unidade da pátria".Estava instituído o chamado Estado Novo com base jurídica compreendida dois documentos,a constituição apelidada de "polaca",por suas semelhanças com a constituição fascista da Polônia,e a consolidação das leis do trabalho,inspirada na Carta del Lavoro,do fascismo italiano.
Boa Noite Turma
O Desafio Tarefa 1, consistia em analisar a expressão facial do presidente e relacionar com os fatos que ocorreram naquele ano.
Em 1930, vargas está feliz com o desfecho do movimento de 1930, que levou a presidencial da República. Em 1932, está contrariado com o movimento que exigia uma nova Constituição. E em 1937, assumiu seu lado autoritário, com o golpe que implantou o Estado Novo.
Abraços
Prof. Kina
Vargas assumiu todo o poder em 1930.Em seu governo foi promulgado a constituição de 1934 e em 1937 fechou o congresso nacional e ai teve o estado novo e começou a governar com poderes ditatórias
Em 1930 se inicia o governo de vargas, ou seja, ele assume o poder faz e acontece, faz as mudanças de governadores dos estados, deixa as pessoas q estavam apoiando ele, já em 1932 os paulistas tentam tirá-lo do poder com alguns partidos contra ele, mas ele dá a volta por cima, uns cinco anos há frente já em 1937 ele vem com mais ditadura, plano Cohen,e com tanta mudança surge o Estado Novo que vem com a consolidação dos direitos trabalhistas, e como em 1938 teria as eleições e ele queria continuar no poder ele deu um jeito de falar com suas parcerias militares e fecharam o congresso, e ele continuou mais oito anos no poder.
Guilherme soares 192
Em 1930 se inicia o governo de vargas, ou seja, ele assume o poder faz e acontece, faz as mudanças de governadores dos estados, deixa as pessoas q estavam apoiando ele, já em 1932 os paulistas tentam tirá-lo do poder com alguns partidos contra ele, mas ele dá a volta por cima, uns cinco anos há frente já em 1937 ele vem com mais ditadur.
A resposta está certa
Postar um comentário