Disponível em:<https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0e/Propaganda_do_Estado_Novo_%28Brasil%29.jpg> Acesso em: 18 Ago. 2019.
BLOGQUEST
ESTADO NOVO: A DITADURA VARGUISTA (1937 - 1945)
DESAFIO 2
O plano econômico de Vargas para o nosso país.
- O DESAFIO 2 parte A, consiste em ler os slides sobre o plano econômico proposto por Vargas, e em seguida o estudante deverá escrever um breve parágrafo, no espaço destinado a sobre o Que são as indústrias de base, e qual a sua importância para o país.
- DESAFIO 2 parte B, em sala de aula iremos criar o mapa mental, sobre as transformações que a CLT trouxe para os trabalhadores da época.
- O próximo momento, cada estudante irá acessar os links abaixo e pesquisar sobre a CLT vigente em nosso país.
- Após isso poderão estabelecer um paralelo sobre o que permaneceu e o que foi modificado na CLT desde a sua implantação.
- Registar esse conhecimento apreendido no espaço destinado aos comentários.
- Não esquecer de colocar o nome nas publicações
Bora para mais um desafio nessa aventura
[Desafio 1] [Desafio 1 - TAREFA] [Desafio 2][Desafio 2 - TAREFA] [Desafio 3] [Desafio 3 - TAREFA] [Desafio 4] [Desafio 4 - TAREFA] [Desafio 5] [Desafio 5 - TAREFA]
72 comentários:
NOME:Vinícius Ribas Carissime
O modelo de desenvolvimento do segundo governo Vargas continuou a se caracterizar por desenvolvimento industrial, nacionalismo, dirigismo estatal e aproximação com o capital estrangeiro.Baseava-se na concepção de que o desenvolvimento se faria com base na articulação de um tripé: empresa pública, empresa privada nacional e capital internacional.
Nome: Murilo
O Estado Novo de Getúlio Vargas se destacou na história econômica do Brasil por iniciar um sistemático processo de industrialização do país, baseado na forte intervenção econômica do Estado na economia e na substituição de importações. A centralização do poder estatal no período permitiu que houvesse uma grande quantidade de investimento na industrialização, que seria lenta caso se baseasse apenas nos capitais privados da burguesia brasileira. Dessa forma, o Estado Novo era a única instituição capaz de proporcionar a acumulação capitalista no Brasil, necessária ao arranque industrial conseguido com a centralização da política econômica através do planejamento e coordenação nacional de sua execução.
No plano econômico, em pleno contexto da Segunda Guerra Mundial, depois de árduas negociações e de manobras diplomáticas espetaculares, Vargas conseguiu financiamento norte-americano para a implantação do pólo siderúrgico brasileiro, com a criação da Cia. Siderúrgica Nacional e da Cia. Vale do Rio Doce, as maiores realizações de seu governo. Demonstrou nessa ocasião que, mesmo em condições adversas, é possível encontrar alternativas viáveis para o desenvolvimento do país.
Nome: Lohan Andrade
Estado Novo abriu vários institutos e agências responsáveis pela regulamentação de várias atividades. Além disso, vale destacar o grande investimento feito na indústria pesada. A Fábrica Nacional de Motores, a Companhia Siderúrgica Nacional, a Companhia Vale do Rio Doce e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco eram algumas das estatais que deveriam abrir portas para o surgimento de outras indústrias no país.
Mostrando sua faceta controladora, Vargas criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Esse órgão tinha como função primordial enaltecer os feitos do governo através de cartazes, notícias e imagens enaltecedoras. Por outro lado, esse mesmo órgão promovia a censura de todo o material ou manifestação artística interessada em criticar as ações do Estado Novo.
Fortalecendo seu elo com as classes trabalhadoras, Vargas oficializou a jornada de trabalho com 44 horas semanais, criou a carteira de trabalho e determinou o salário mínimo do trabalhador. Por meio desse conjunto de ações, ele buscava desmobilizar qualquer possibilidade de insatisfação contra seu regime. Para muitos trabalhadores, o ditador era visto como agente dos interesses nacionais e defensor das necessidades dos menos privilegiados.
Desafio 2 Parte A
Lurian
Indústria de base é o tipo de indústria em que a sua produção é absorvida por outras indústrias, ou seja, produzindo máquinas ou matéria-prima. Também chamadas de indústrias de bens intermediários ou indústrias pesadas, incluem principalmente os ramos: siderúrgico, metalúrgico, petroquímico e de cimento.
Indústrias de base:
Em 1988 foi criado CNP, respondia pela administração das jazidas de petróleo na Bahia.
Em 1940 foram criadas companhias estatais,como mineradora companhia Vale do Rio Doce, tinha o objetivo de extrair e exportar minério de Minas Gerais e a companhia hidroelétrica do São Francisco.
Em 1941 com apoio dos Estados Unidos foi instalada produtora de aço CSN no Rio de Janeiro.
Essas empresas foram muito importantes para o processo de industrialização pela qual o Brasil passava.
Por Gabrielle Minella
Em 1940 criaram um companhias estatais como a mineradora Companhia Vale do Rio Doce que extraía e exportava minério de ferro de Minas gerais, e a companhia Hidrelétrica do São Francisco.
Em 1941 foi instalada com apoio dos Estados Unidos a produtora de aço (CSN), no Rio de Janeiro.
Essas empresas são indústrias de base, que produzem os insumos para outras indústrias, e foram fundamentais para o processo de desenvolvimento estatal do Brasil.
Nome: Letícia Pegoraro Galon
Elas produzem os insumos para outras indústrias, e foram importantes para o processo de desenvolvimento industrial pelo qual o brasil passava.
Na década de 1940, foram criadas companhias estatais encarregadas de extrair e exportar minério de ferro em MG.
Caroline
Desafio Parte B:
Ainda existe a proibição de menores de 14 anos trabalharem
Salário mínimo
Trabalho noturnos para maiores de 16 anos
Férias remuneradas ainda existe.
Parte B- CLT Vigente
CLT- Consolidação das Leis do trabalho, regulamenta as relações trabalhistas, tanto rural quanto urbano.
As indústrias de base são aquelas que pegam matérias-primas e transformam em produtos semielaborados, que são utilizados, principalmente pelas indústrias de bens de consumo.
Exemplos de indústrias de base extrativas: mineradoras, madeireiras e petrolíferas.
Exemplos de indústrias de base de bens de capital: siderúrgicas, metalúrgicas, indústrias de equipamentos e máquinas.
Jainikeli Ribas Dos Santos.
O Brasil que até então era um país agrário começa a investir na industrialização do país, as indústrias de base: eram as empresas que faziam o país deixar de ser apenas agrário , a partir das indústrias instaladas no país, com investimentos dos EUA, o governo que como forma de agradar todas a massas populares e passar a imagem de entendedor do cidadãos, cria a CLT que tinha o objetivo de estabelecer normas trabalhistas e de estabelecer leis previdenciais. A industrialização do país está ligada a verba Americana que este que tinha por objetivo estabelecer o Brasil como seu aliado com objetivo de que caso ocorrece outro conflito mundial ter um aliado estratégico na América do Sul. E a criação de Indústria miniradora e siderúrgica instaladas no país foram importantes para o crescimento econômico e desenvolvimento do país.
João Vitor desafio 2a
Desafio 2 parte A nome Rafael Melo
A indústria de base é a indústria que produz matéria prima para outras indústrias.
Como por exemplo:a mineradora companhia Vale do Rio Doce que exporta minerio de ferro e a produtora de aço instalada em 1941 (CSN) em Volta Redonda.
PARTE B - Letícia
Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), são as leis trabalhistas no Brasil, tanto para o empregado quanto para o empregador. A CLT foi criada em 1943 aprovado no período do governo de Getúlio Vargas. Com o passar do tempo, as regras foram atualizadas, como por exemplo o limite de 44 horas de trabalho semanais. Porém existem regras que não mudaram, como o pagamento do FGTS, 13º salário, seguro desemprego e salário-família; hora extra, licença maternidade e as normas de saúde, segurança e higiene do trabalho.
A ditadura do Estado Novo teve duas faces: uma repressiva, que atuou com mão de ferro contra todas as oposições, principalmente comunistas e integralistas; e outra, desenvolvimentista e populista, que lançou as bases da industrialização do país e forjou uma aliança do regime com os trabalhadores, outorgando direitos trabalhistas, como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e fortalecendo o sindicalismo.
Parte B
Caroline
A CLT é a lei trabalhista do Brasil. Nela estão incluídas as normas que regulam as relações de trabalho entre o empregador e os empregados. A CLT surgiu no dia 1 de maio de 1943, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista existente no Brasil. Já sofreu várias alterações, visando adaptar o texto às nuances da modernidade. Apesar disso, ela continua sendo o principal instrumento para regulamentar as relações de trabalho e proteger os trabalhadores.
Izadora:
Em 1940 houve houve a criação de companhias estatais,tais como a mineradora companhia do Vale do Rio Doce, que fazia a extração de minério de ferro e fazia a exportação para Minas Gerais,e a companhia hidrelétrica de São Francisco.
Em 1941 foi instalado com o apoio dos EUA a produtora de aço (CSN) no Rio de Janeiro.
Essas empresas são empresas de base, que produzem insumos para outras indústrias, e elas foram essenciais e fundamentais para o desenvolvimento estatal do Brasil, as indústrias de base também são conhecidas como indústrias pesadas ou também indústrias de bens intermediários, elas atuam nos ramos: siderúrgicos,petroquímico e metalúrgico.
Izadora:
Parte B
O CLD (Consolidação das Leis do Trabalho),são as leis trabalhistas empregadas por Getúlio Vargas que tem por objetivo fornecer leis tanto para o empregado quanto para o empregador.
Foi criada em 1943 no período do gorverno de Vargas,várias regras foram estabelecidas entre elas algumas novas (atualizadas) como o limite de 44 horas de trabalhos semanais, mas também algumas continuam iguais como:
-como o pagamento do FGTS
-O pagamento do décimo terceiro salário
-seguro desemprego
-normas de saúde incluindo licença maternidade
Entre outros isso incluindo leis trabalhistas tanto para moradores rurais quanto urbanos.
A CLT ( Consolidação Das Leis Do Trabalho) está foi criada com intuito de conter a população, a CLT da época acegurava alguns direitos do trabalhador como a criação de um salário mínimo e da carteira de trabalho, jornada de trabalho de 8 horas diárias , direito a férias anuais remuneradas e mais tarde a criação do décimo terceiro salário, e licença maternidade, etc... Desde de sua criação a CLT foi alterada várias vezes e suas mediadas alteradas ou inválidas desde sua criação, está que é vista como antiguada cumpre com seu objetivo, apesar da lentidade e burocracia ralentarem sua atualização
Parte b
CLT- Consolidação das Leis do trabalho, regulamenta as relações trabalhistas, tanto rural quanto urbano.
As industrias de base sao aquelas que produzem os insumos para as outras industrias, como petroleo, aco, cimento, etc. Esses insumos sao importantissimos para o desenvolvimento industrial do Brasil, pois as demais industrias, na maioria, dependem muito deles para poder produzir. A existencia desses insumos produzidos no Brasil torna mais barata a producao das industrias, aumentando a competitividade.
Pedro Rezende
Parte B
Vinicius Ribas Carissime
A Consolidação das Leis do Trabalho, cuja sigla é CLT, regulamenta as relações trabalhistas, tanto do trabalho urbano quanto do rural. Desde sua publicação já sofreu várias alterações, visando adaptar o texto às nuances da modernidade. Apesar disso, ela continua sendo o principal instrumento para regulamentar as relações de trabalho e proteger os trabalhadores.
Foi criado o CNP em 1988, administrada pela Bahia. 1940 teve as campainhas estatais, como mineradora. O objetivo Vale do Rio doce era extrair e exportar minérios de Minas Gerais e a campainha hidroelétrica do São Francisco. No ano de 1941 teve o apoio dos EUA para instalar uma produtora de aço CSN em Rio de Janeiro.
As empresas teve muita importância para o processo de industrialização que o Brasil passava.
Parte B:
Em 1943 foi aprovado pelo governo de Vargas a lei CLT(Consolidação das Leis do Trabalho) que sao as leis trabalhistas do Brasil. Com o passar dos anos, essas leis foram mudando, como, o limite de 44 horas de trabalho por semana, mas também algumas regras continuaram, como o pagamento do FGTS, 13° salário, seguro desemprego e salário-família, e entre outras.
Entre 1940 e 1941 foi criado empresas de base, como por exemplo mineradora Companhia do Vale do Rio Doce e a produtora de aço ( CSN). A CSN foi construída com ajuda dos Estados Unidos que tinha por interesse em estabelecer o Brasil como seu aliado para que caso ocorresse outro conflito Mundial ter um aliado estratégico na América do Sul.
As empresas de base foram fundamentais para o crescimento do Brasil e o desenvolvimento estatal.
Parte B- em 1943 Vargas aprovou a CLT ( consolidação das leis do trabalho) que são as leis trabalhistas do Brasil, as leis já sofreram muitas mudanças Mas algumas continuam iguais como por exemplo o pagamento do FGTS ou 13º salário, entre outras.
Desafio 2a:
O Brasil era totalmente agrário , mas quando as indústrias de base aparecem ele deixa de ser e começa a se desenvolver melhor na parte siderúrgica, metalúrgica, petroquímica e de cimento
Com o investimento dos Estados Unidos o governo cria a CLT que estabeleceu direitos trabalhistas.
A verba dos EUA foi para ter um aliado de uma possível guerra que poderia eclodir , então ele teria um aliado na América do Sul
A CLT foi aprovada por Vargas em 1943 com o objetivo de impor alguns direitos do trabalhador como salário mínimo , férias etc.
A CLT já foi alterada diversas vezes mas ainda cumpre seu objetivo
Em 1940 teve revoltas e nisso foram criadas várias campanhais estadais,eles tinha também como exemplo a Mineradora Companhia do Vale de Rio Doce. Isso fazia que a extração de minério de ferro e fazia também que a exportação para Minas Gerais e também a companhia hidrelétrica de São Francisco.
E aí com o apoio dos EUA eles conseguiram Instalar a produtora de aço a CNS no Rio de janeiro.O Brasil foi como seu aliado para que caso ocorresse outro conflito algo alguma btiga Mundial ter um aliado estratégico na América do Sul.
DESAFIO (A)
O CLD (Consolidação das Leis do Trabalho),são as leis trabalhistas empregadas por Getúlio Vargas que tem por objetivo fornecer leis tanto para o empregado quanto para o empregador.Ele aprovou isso em 1943 no período do governo,várias regras foram estabelecidas entre elas algumas novas (atualizadas) como o limite de 44 horas de trabalhos semanais, mas também algumas continuam iguais:Como o pagamento do FGTS,O pagamento do décimo terceiro salário, o seguro desemprego,As normas da saúde incluindo licença maternidade
Entre outros isso incluindo leis trabalhistas tanto para moradores rurais quanto urbanos
DESAFIO (B)
No plano econômico, em pleno contexto da Segunda Guerra Mundial, depois de árduas negociações e de manobras diplomáticas espetaculares, Vargas conseguiu financiamento norte-americano para a implantação do pólo siderúrgico brasileiro, com a criação da Cia. Vale do Rio Doce, as maiores realizações de seu governo.
Gabriel Santos Oliveira
Turma:192
Parte B:
Em 1943 foi aprovado pelo governo de Vargas a lei CLT(Consolidação das Leis do Trabalho) que sao as leis trabalhistas do Brasil. Com o passar dos anos, essas leis foram mudando, como, o limite de 44 horas de trabalho por semana, mas também algumas regras continuaram, como o pagamento do FGTS, 13° salário, seguro desemprego e salário-família.
Essas foram as leis que tinham, e algumas permanecem até hoje.
(Parte A) nome: Laise
Indústria de base é o tipo de indústria em que a sua produção é absorvida por outra indústria, produzindo máquinas ou matéria-prima.
O Estado Novo possuía um sistemático processo de industrialização, baseado na forte intervenção econômica do estado na economia e substituição de importações.
A Segunda Guerra Mundial teve algumas consequências positivas e negativas para a economia do Brasil.
Positivamente estimulou a exportação de produtos agrícolas, e negativamente com a dificuldade de importação de meios de produção , desacelerando o crescimento de indústrias.
O Estado de Getúlio Vargas se destacou na história econômica do Brasil, por iniciar um sistemático processo de industrialização do país, baseado na forte intervenção econômica do Estado na economia e na substituição de importações. A centralização do poder estatal no período permitiu que houvesse uma grande quantidade de investimento na industrialização, que seria lenta caso se baseasse apenas nos capitais privados da burguesia brasileira. Dessa forma, o Estado Novo era a única instituição capaz de proporcionar a acumulação capitalista no Brasil, necessária ao arranque industrial conseguido com a centralização da política econômica através do planejamento e coordenação nacional de sua execução.
O Estado Novo de Getúlio Vargas se destacou na história econômica do Brasil por iniciar um sistemático processo de industrialização do país, baseado na forte intervenção econômica do Estado na economia e na substituição de importações. A centralização do poder estatal no período permitiu que houvesse uma grande quantidade de investimento na industrialização, que seria lenta caso se baseasse apenas nos capitais privados da burguesia brasileira. Dessa forma, o Estado Novo era a única instituição capaz de proporcionar a acumulação capitalista no Brasil, necessária ao arranque industrial conseguido com a centralização da política econômica através do planejamento e coordenação nacional de sua execução.
Bruno Neto
O Estado Novo de Getúlio Vargas se destacou na história econômica do Brasil por iniciar um processo de industrialização do país, baseado na forte intervenção econômica do Estado na economia e na substituição de importações.
Vargas conseguiu financiamento norte-americano para a implantação do pólo siderúrgico brasileiro, com a criação da Cia. Vale do Rio Doce, as maiores realizações de seu governo.
O Estado Novo de Getúlio Vargas se destacou na história econômica do Brasil por iniciar um sistemático processo de industrialização do país, baseado na forte intervenção econômica do Estado na economia e na substituição de importações. A centralização do poder estatal no período permitiu que houvesse uma grande quantidade de investimento na industrialização, que seria lenta caso se baseasse apenas nos capitais privados da burguesia brasileira. Dessa forma, o Estado Novo era a única instituição capaz de proporcionar a acumulação capitalista no Brasil, necessária ao arranque industrial conseguido com a centralização da política econômica através do planejamento e coordenação nacional de sua execução.
João W
Bruno
Parte B
Em 1943 foi aprovado pelo governo de Vargas a lei CLT(Consolidação das Leis do Trabalho) que sao as leis trabalhistas do Brasil. Com o passar dos anos, essas leis foram mudando, como, o limite de 44 horas de trabalho por semana, mas também algumas regras continuaram, como o pagamento do FGTS, 13° salário, seguro desemprego e salário-família.
Parte A
Indústria de base é o tipo de indústria em que a sua produção é absorvida por outras indústrias, ou seja, produzindo máquinas ou matéria-prima. Também chamadas de indústrias de bens intermediários ou indústrias pesadas, incluem principalmente os ramos: siderúrgico, metalúrgico, petroquímico e de cimento.
Parte B
A Consolidação das Leis do Trabalho, cuja sigla é CLT, regulamenta as relações trabalhistas, tanto do trabalho urbano quanto do rural. Desde sua publicação já sofreu várias alterações, visando adaptar o texto às nuances da modernidade. Apesar disso, ela continua sendo o principal instrumento para regulamentar as relações de trabalho e proteger os trabalhadores.
Parte(A) segundo governo Getúlio Vargas continuou a se caracterizar por industrial, nacionalismo, dirigismo estatal e aproximação com o capital estrangeiro.Baseava-se na concepção de que o desenvolvimento se faria com base na articulação de um tripé: empresa pública, empresa privada nacional e capital internacional.
Parte(B)
Em 1943 foi aprovado pelo governo de Vargas a lei CLT(Consolidação das Leis do Trabalho) que sao as leis trabalhistas do Brasil. Com o passar dos anos, essas leis foram mudando, como, o limite de 44 horas de trabalho por semana, mas também algumas regras continuaram, como o pagamento do FGTS,seguro desemprego e salário-família.
Essas foram as leis que tinham, e algumas são colocadas até hoje.
Nome: Rochelle Rocha
Eduarda de Oliveira:
As indústrias de base são aquelas que transformam materias-primas em produtos semielaborados, que são utilizados, principalmente pelas indústrias de bens de consumo.
Exemplo de indústrias de base extrativas: petrolíferas
Exemplos de indústrias de base de bens de capital:metalúrgicas, indústrias
Industrias de base são aquelas que produzem os insumos para outras industrias e elas tamben foram fundamentais para o desenvolvimento industrial no qual o Brasil passava
De Gustavo gi
Parte A: As industrias bases elas fornesem insumos para as outras industrias onde teve grande importamsia no Brasil pois foi na epoca do desenvolvimento industrial.
Gustavo giordani
Parte B: Getúlio Vargas foi o governante que fez da política trabalhista uma forma de controle social e política. Inspirado no modelo fascista italiano, Vargas procurou controlar a massa de trabalhadores urbanos, sobretudo aqueles ligados à então crescente industrialização do país, por meio da legislação trabalhista, como a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho – ou das Leis Trabalhistas), decretada em 1º de maio de 1943.
Gustavo giordani
Nome:Fernanda Rosendo Sefstrom Turma:191
Turno:Tarde Data:27.09.19
PARTE A:
Estado Novo de Getúlio Vargas se destacou na história econômica do Brasil por iniciar um sistemático processo de industrialização do país, baseado na forte intervenção econômica do Estado na economia e na substituição de importações.
Era notória a admiração de altas autoridades do Estado Novo, como o próprio Vargas e Francisco Campos, pelos avanços econômicos da Alemanha e da URSS. Além do mais, a resolução dos conflitos entre as classes sociais se estruturava de modo semelhante ao corporativismo fascista italiano, com o Estado arbitrando esses conflitos através da institucionalização dos sindicatos de trabalhadores e das associações empresariais. O objetivo dessa estrutura era resolver os conflitos sociais para se alcançar uma pretensa harmonia social.
Indústria de base é o tipo de indústria em que a sua produção é absorvida por outras indústrias, ou seja, produzindo máquinas ou matéria-prima. Também chamadas de indústrias de bens intermediários ou indústrias pesadas.
Parte B:
Foi a promoção de transformações estruturais no setor econômico, com o investimento em indústrias de base, como a siderúrgica, a metalúrgica e o setor de energias. Como medida político-social para acompanhar essa característica no âmbito econômico, Vargas priorizou a questão da legislação relativa ao trabalho.
Medidas tomadas: criou as leis de proteção ao trabalhador – jornada de oito horas, regulação do trabalho da mulher e do menor; lei de férias, instituição da carteira de trabalho e do direito a pensões e à aposentadoria. Na outra, reprimiu qualquer esforço de organização dos trabalhadores fora do controle do Estado – sufocou, com particular violência, a atuação dos comunistas. Para completar, liquidou com o sindicalismo autônomo, enquadrou os sindicatos como órgãos de colaboração com o Estado e excluiu o acesso dos trabalhadores rurais aos benefícios da legislação protetora do trabalho.
Nome: Thayne Borges
Turma:192
desafio 2: parte A.
CNP que era administrada pela Bahia, foi criado em 1988. Em 1940 teve campainhas estatais, como mineradora. Tinha como objetivo extrair e exportar minérios de Minas Gerais e a campanha hidroelétrica de São Francisco. Em 1941 com investimentos dos Estados Unidos foi aplicada a produtora de aço (CSN) no Rio de Janeiro.
Essas são indústrias de bases que produzem matérias-primas para outras empresas, são importantes no Brasil para o desenvolvimento estatal do país.
Thalia
Desafio2 parte A
Indústria de base é o tipo de indústria em que a sua produção é absorvida por outras indústrias, ou seja, produzindo máquinas ou matéria-prima. Também chamadas de indústrias de bens intermediários ou indústrias pesadas, incluem principalmente os ramos: siderúrgico, metalúrgico, petroquímico e de cimento.A importância da indústria de base para o país é vital porque é dela que saem a matérias-primas para todas as outras indústrias,
Nome:Thayne Borges
Turma:192
desafio 2:parte B.
(CLT)-Consolidação das Leis de Trabalho:Foi criada em 1 de maio de 1943, que foi aprovada pelo presidente Getúlio Vargas. (CLT) são leis trabalhistas no Brasil, tanto para o empregado quanto para o empregador. Com o passar do tempo as regras tiveram algumas alterações como por exemplo o limite de 44 horas de trabalho por semana, mas algumas continuam iguais, como o pagamento do décimo terceiro salário, seguro desemprego, pagamento do FGTS e entre outros, regulamenta as leis trabalhistas tanto urbano quanto rural.
Nome;Gabriel Bressan Turma:191
DESAFIO 2:
: PARTE A :
Indústria de base é o tipo de indústria em que a sua produção é absorvida por outras indústrias, ou seja, produzindo máquinas ou matéria-prima. O objetivo Vale do Rio doce era extrair e exportar minérios de Minas Gerais e a campainha hidroelétrica do São Francisco. No ano de 1941 teve o apoio dos EUA para instalar uma produtora de aço CSN em Rio de Janeiro.
PARTE B: em 1943 Vargas aprovou a CLT ( consolidação das leis do trabalho) que são as leis trabalhistas do Brasil. Foi criada em 1943 no período do gorverno de Vargas,várias regras foram estabelecidas entre elas algumas novas (atualizadas) como o limite de 44 horas de trabalhos semanais COMO: -como o pagamento do FGTS
-O pagamento do décimo terceiro salário
-seguro desemprego
-normas de saúde incluindo licença maternidade
Lucas 191
A industria base é o tipo de industria em que sua produção é absorvida por outras indústrias,ou seja, produzindo maquinas e matéria-prima, que iam no ramo siderúrgico, metalúrgico, cimento e petroquímico.
PARTE B:
Vargas aprovou a CTL em 1943, que são as leis trabalhistas, ao longo dos anos teve muitas alterações como limite de hora de trabalho por semana, entre outras alterações mas sempre cumpriu o seu objetivo.
NOME: Lohan Andrade
Desafio parte B: Jornada de trabalho: Se uma pessoa vai para o trabalho na van da empresa, por exemplo, a jornada começa a contar a partir do momento em que ela entra no veículo.
Duração das férias: O decreto lei de 1977 institui as férias anuais de 30 dias corridos aos empregados.
Aviso prévio: aviso prévio de 30 dias em caso de demissão do trabalhador.
Estabilidade no emprego: o empregado com mais de dez anos de trabalho no mesmo lugar,so pode ser demitido por falta grave devidamente comprovada.
Essas são algumas das mudanças feitas na CLT.
Parte A: A indústria de base é importante para o país pois é dela que saem as matérias- primas para todas as outras indústrias.Exemplo: o setor petroquímico que gera petróleo usado para combustíveis diversos e além de plásticos e polímeros.
Parte B:A CLT surgiu em maio de 1943 sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas Unificando toda legislação trabalhista que existia no Brasil. Ao decorrer do tempo houveram mudanças como:
Banco de horas: a CLT criou o banco de horas, em que horas extras podem ser compensadas sem remuneração adicional,mas em forma de folgas aos trabalhadores.O pagamento em folgas pode ser feito apenas mediante a um acordo coletivo de trabalho. Essa é uma das centenas mudanças que foram feitas ao decorrer de 70 anos do Clt.
O que não mudou:
O período de férias continua sendo 30 dias. A única alteração refere-se ao parcelamento das férias que agora podem ser divididas em até três períodos.
Yasmin Ahmad
29.09.2019
PARTE A:
As indústrias de base são muito importantes para o país, pois são elas que fornecem a matéria-prima para todas as outras indústrias.
Também são consideradas indústrias de base, aquelas fabricantes de equipamentos (bens intermediários), que são utilizados por indústrias de bens de consumo.
Essas empresas que produzem os insumos para outras indústrias, e foram fundamentais para o processo de desenvolvimento estatal do Brasil, já que nosso país carrega tantas riquezas naturais.
Em 1940 criaram um companhias estatais como a mineradora Companhia Vale do Rio Doce que extraía e exportava minério de ferro de Minas gerais, e a companhia Hidrelétrica do São Francisco.
Em 1938 foi criado CNP, que respondia pela administração das jazidas de petróleo na Bahia.
PARTE B:
CLT- Consolidação das Leis do Trabalho: são as leis trabalhistas no Brasil, tanto para o empregado quanto para o empregador.
A CLT foi implantada 1° de maio de 1943,no período do governo Vargas.
Esta legislação foi atualizada e algumas mudanças ocorreram.
O que mudou?
O limite de 44 horas de trabalho semanais.
Regras que não mudaram:
- Pagamento do FGTS
- 13º salário
- Seguro desemprego
- Hora extra
- Licença maternidade e as normas de saúde, segurança e higiene do trabalho.
Parte numero I :
Era voltada a economia para o café, principal produto de exportação, que gerava o seu lucro .
Buscava o Vargas uma diversificação de mercadorias e inovações para o país.
Na economia existiam varios processos e mulheres buscavam o seu direito , um deles por exemplo seria a industria de base que produziam a matéria-prima tão importante quanto o samba que vinha se desenvonveldo e criando suas origem para a época , deixando marcas na cultura .
Indústrias de base também foram chamadas de indústrias por intermedios ou industrias pesadas , mas expecifiacas a petrolio e mineração .
Parte número II :
Clt ( consolidação das leis trabalhistas)
Clt foi criada em 1943 no mandado do então presidente que estudamos , Vargas .
Consolidava algumas leis visando a população segurança e qualidade no trabalho e após seu período , direitos e deveres .
Direitos do colaborador são como :
Férias
FGTS
13 terceiro salário
Seguro desemprego
Inss
Indústria de base é o tipo de indústria em que a sua produção é absorvida por outras indústrias, ou seja, produzindo máquinas ou matéria-prima. Também chamadas de indústrias de bens intermediários ou indústrias pesadas, incluem principalmente os ramos: siderúrgico, metalúrgico, petroquímico.gabrieli zucco
Nome:Rudimar Júnior Parizotto
Turma:191
Parte:A
O governo de Getúlio Vargas, criou alianças internacionais com as maiores potencias do mundo que na época tinham rivalidade, assim o Getúlio Vargas despertou o interesse do Estados Unidos(EUA), o EUA ajudou financeiramente o Brasil assim criando Conselho Nacional do Petróleo(CNP), a mineradora Companhia Vale do Rio Doce, Companhia Hidrelétrica do São Francisco, a produtora de aço Companhia Siderúgica Nacional(CSN), essas empresa são produtoras de matéria primas, maquinas industriais, energia elétrica para industrias, essas empresas são chamadas de industria base.
Esse movimento melhorou muito a vida do trabalhador, começou a gerar empregos e economia alavancou a economia.
Parte:B
Com o desenvolvimento da industria, o Getúlio Vargas ficou conhecido como "pai dos pobres",por adotar novas leis trabalhistas e sindical inspirada no modelo vigente na Itália fascista e instituiu o salário mínimo, isto é, a renda mínima que um trabalhador precisa ter para sobreviver, também ferias remuneradas, décimo terceiro salário, descanso semanal e direito a previdência social, regulamentação do menores de idade e das mulhereres, etc.
Nome:Cássio
Parte A: Indústria de base é o tipo de indústria em que a sua produção é absorvida por outras indústrias, ou seja, produzindo máquinas ou matéria-prima. Também chamadas de indústrias de bens intermediários ou indústrias pesadas, incluem principalmente os ramos: siderúrgico, metalúrgico, petroquímico e de cimento.
Parte B:Getúlio Vargas foi o governante que fez da política trabalhista uma forma de controle social e política. Inspirado no modelo fascista italiano, Vargas procurou controlar a massa de trabalhadores urbanos, sobretudo aqueles ligados à então crescente industrialização do país, por meio da legislação trabalhista, como a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho – ou das Leis Trabalhistas), decretada em 1º de maio de 1943.
O desenvolvimento do segundo governo,Vargas se caracterizou por um desenvolvimento industrial nacionalismo,dirigismo estatal aproximação com o capital estrangeiro
Nome:Ivan Parte A:As indústrias de base que no segundo o q entendi no slide, são industrias que foram criadas principalmente com o objetivo de desenvolver o país economicamente, industrialmente e ajuda a "movimentar" o Brasil. Um exemplo mostrado no slide de industrias de base foi a CSN e CNP. Parte B:A CLT(Conjunto de Leis Trabalhistas) garante vários direitos a todos os trabalhadores e foi criada por Getúlio Vargas no dia 1° de maio de 1943, por isso que todo ano comemoramos o dia do trabalhador nessa data. Basicamente a CLT garante mais dignidade ao trabalhador e "mordomia" como iremos ver alguns exemplos de direitos do trabalhador: direito a carteira de trabalho, empresas não podem dar mais do que 8h e 46min de trabalho, garantia do 13° salário, direito as férias, etc.
Indústria de base é o tipo de indústria em que a sua produção é absorvida por outras indústrias, ou seja, produzindo máquinas ou matéria-prima. Também chamadas de indústrias de bens intermediários ou indústrias pesadas, incluem principalmente os ramos: siderúrgico, metalúrgico, petroquímico e de cimento.
parte B:Com o desenvolvimento da industria, o Getúlio Vargas ficou conhecido como "pai dos pobres",por adotar novas leis trabalhistas e sindical inspirada no modelo vigente na Itália fascista e instituiu o salário mínimo, isto é, a renda mínima que um trabalhador precisa ter para sobreviver, também ferias remuneradas, décimo terceiro salário, descanso semanal e direito a previdência social, regulamentação do menores de idade e das mulhereres, etc.
PARTE A:
As industrias de base são as fazem materiais para q as outra possam funcionar, são as q trabalham com as matérias primas, petróleo que gera combustível plastico e alem dessas varias outras para vários setores da industria e comercio brasileiro.
PARTE B:
Com a consolidação das leis trabalhistas Vargas pegos as leis q ele tinha feito em 1934 e decretou que teriam de respeita-las e cumpri-las de acordo com o que ele determinava, e assim as leis trabalhistas estão ai até hoje consiste no horário diário de carga horaria de 8 horas, na proibição do trabalho pra menores de 14 anos e para o trabalho noturno de menores de 18 anos, 2 meses antes e dois meses depois de licença maternidade, salário minimo, carteira de trabalho assinada, previdência social, remuneração de ferias, ferias anuais, descanso semanal, aviso prévio, etc. Com isso Vargas conseguiu um pouco mais do apoio do povo, dos trabalhadores.
Parte A:
Em 1940 criaram um companhias estatais como a mineradora Companhia Vale do Rio Doce que extraía e exportava minério de ferro de Minas gerais, e a companhia Hidrelétrica do São Francisco.
Em 1941 foi instalada com apoio dos Estados Unidos a produtora de aço (CSN), no Rio de Janeiro.
Essas empresas são indústrias de base, que produzem os insumos para outras indústrias, e foram fundamentais para o processo de desenvolvimento estatal do Brasil.
Parte B:
Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), são as leis trabalhistas no Brasil, tanto para o empregado quanto para o empregador. A CLT foi criada em 1943 aprovado no período do governo de Getúlio Vargas. Com o passar do tempo, as regras foram atualizadas, como por exemplo o limite de 44 horas de trabalho semanais. Porém existem regras que não mudaram, como o pagamento do FGTS, 13º salário, seguro desemprego e salário-família; hora extra, licença maternidade e as normas de saúde, segurança e higiene do trabalho.
Pedro Kuse
Postar um comentário