sexta-feira, 24 de maio de 2019

23-04-2019_Blogquest: uma das possibilidades de utilização dos blogs no processo de aprendizagem

Referência:
Boeira, Adriana Ferreira. Boeira, Jocelâine Minella. Soares, Eliana Maria do Sacramento. Blogquest: uma das possibilidades de utilização dos blogs no processo de aprendizagem.


Considerações:

         O artigo fala sobre serviços disponíveis na internet que possibilita usuários cadastrados a utilizar esses serviços. os blogs eles não foram ambientes desenvolvidos para serem especificamente utilizados pele educação, mas tem sido explorado para o processo de aprendizagem, um grande acesso de  professores das várias áreas da educação, vários alunos de níveis de ensino e conhecimento.  O blog é constituído por postagens que contém textos, imagens, links e vídeos. Os professores podem explorar as atividades dos blogs, com podem postar suas atividades criadas em sala de aula.
          Além disso, possibilita o contato diálogo e a atitude responsiva ativa (Bakhtin, 1997) entre os estudantes e o professor.
          As blogquests seguem  mais ou menos a estrutura das WebQuests. Gutierrez (2005) propõe que a blogquest apresente uma introdução, proponha tarefas , indique os recursos e o processo a ser seguido , esclareça as formas de avaliação, e finalize com uma conclusão, além de apresentar os créditos sobre o autor.
           A discussão desses conceitos ocorreu através da explicação do uso pedagógico de diferentes recursos: programas de criação de mapas conceituais (Cmap Tools); serviço de criação e hospedagens de blogs (Blogger). edito de documentos de textos online (Google Docs); editor de planilha eletrônica (Clc); edtor de apresentação (Impress) e editor de vídeo (Movie Maker).
           Cada dupla de mestrandos ficou responsável por planejat atividades para um encontro presencial, uma duplapela exploração dos blogquests compostas pelas postagens:
           "Início,  desafio1, desafioi 2, desafio 3, desafio 4, desafio 5, desafio 6, desafio 7, processo, recursos, avaliação, conclusão e créditos", que serão de detalhados a seguir.
            Início - além de corresponder a página inicial, apresentava os onze participantes e convidava-os a pensar sobre o conceito do blogquest explorando-a. As postagens podiam ser acessadas através de links disponíveis no final de cada um facilitando a navegação e orientação do usuários, apresentava a data, o horáro da publicação, título, autor e o espaço destinado aos comentários dos leitores.
            A blogquest apresentava sete desafios que foram sendo publicados na medida em que eram desenvolvidas as propostas pelos participantes.
            Desafio 1 - apresentava um vídeo com reflexões sobre a relação entre metodologia e as Tics na educação. A partir do vídeo os participantes deveriam postar comentários da postagem. Após terem realizado o desafio 1, inspirado em sorteio de amigo secreto, foi realizado o sorteio do blogueiro secreto. O desafio 2 orientava aos participantes que lessem a postagem sobre o vídeo criada pelo colega, e acrescentasse um comentário e alertava para que depois não esquecessem de ler o que o seu blogueiro secreto escreveu sobre sua postagem.  O desafio 3 criar um vídeo com a mesma postagem sobre o uso das Tics na educação. No desafio 4 orientava que cada participante lesse e assistisse ao vídeo do blogueiro secreto e deixasse um comentário. O desafio 5 convidava a criar um blogquest e mostrava como criar um blog.
            Desafio 6 - questionava como como cada um deles definiria um blogquest, as respostas deveriam serem registradas aos comentários. Já o desafio 7 disponibilizava uma lista de links para blogs de escolas, com as áreas do conhecimento.
            Processo esclarecia os desafios a serem desenvolvidos individualmente com os colegas.
            Recursos disponibilizava a lista de links de todos os blogs.
            Avaliação destacava a importância  do registro nos comentários o encontro presencial e sobre a blogquest utilizada pelos participantes. E as dificuldades de realizar os desafios e criar seu próprio blog.
            Conclusão finalizava enfatizando que os alunos continuassem explorando  pedagogicamente as inúmeras ferramentas através das Tics e que continuassem agora com seus alunos.
            Créditos os e-mail autorias, as referências dos links das imagens, vídeos, tutoriais e blogs utilizados na criação da blogquest.
            Destaca-se a importância da inclusão, a discussão das possibilidades pedagógicas dos blogs na educação, para que continuem os blogs sendo explorados pelos professores e alunos nas diferentes áreas e níveis da educação.

0 comentários: