>. Acesso em: 19 Abril. 2019.
BLOGQUEST
PASSEANDO PELOS CAMPOS DA LÍNGUA PORTUGUESA
DESAFIO 1
GABARITO DO TEXTO E DO CAÇA-PALAVRAS
Para uma melhor compreensão da menor unidade sonora da língua que é o fonema e a menor unidade gráfica, que é a letra, utilizamo-nos de um dos campos da gramatica o da fonética e da fonologia. Todas as palavras da língua portuguesa podem ser representadas de duas formas, fonética e graficamente, por exemplo, temos palavras representadas graficamente assim: humano, hoje, humor, porém foneticamente a letra H não representa nenhum som, por isso dizemos que o H é uma letra áfona. Assim como temos palavras como: fixo, reflexo e tóxico entre outras em que a letra X é representada pelo fonema /ks/, ou seja temos uma letra, porém dois sons e para esse fenômeno dizemos que a letra X, nesse caso é uma letra dífona. Enquanto que essa mesma letra X pode ser também representada por outros diferentes fonemas. Exemplos: exercício, próximo e xícara. Ainda no campo da fonética e da fonologia temos outro fenômeno muito importante, que são palavras escritas com duas letras que representam apenas um fonema, por exemplo, carro, pássaro, queijo, chaleira, nascer, ímpar, campo, ontem entre outras. Nesses casos temos a ocorrência do fenômeno chamado dígrafo que classificamos em consonantal e vocálico.
2 comentários:
Desafio1:
Aluno: Davi Leão
Turma: 333
Para uma melhor compreensão da menor unidade sonora da língua que é o ___fonema___ e a menor unidade __gráfica___ que é a letra, utilizamo-nos de um dos campos da gramatica o da fonética e da _____fonologia____. Todas as palavras da língua portuguesa podem ser representadas de duas formas ____fonética___ e graficamente, por exemplo, temos palavras representadas graficamente assim: humano, hoje, humor, porém foneticamente a ___letra__ H não representa nenhum som, por isso dizemos que o H é uma letra ___áfona____. Assim como temos palavras como: fixo, reflexo e tóxico entre outras em que a letra X é representada pelo fonema /ks/, ou seja temos uma letra, porém dois sons e para esse fenômeno dizemos que a letra X, nesse caso é uma letra __dífona____ . Enquanto que essa mesma letra X pode ser também representada por outros diferentes fonemas. Exemplos: exercício, próximo e xícara. Ainda no campo da fonética e da fonologia temos outro fenômeno muito importante, que são palavras escritas com duas letras que representam apenas um fonema, por exemplo, carro, pássaro, queijo, chaleira, nascer, ímpar, campo, ontem entre outras. Nesses casos temos a ocorrência do fenômeno chamado __dígrafo___ que classificamos em consonantal e vocálico.
Para uma melhor compreensão da menor unidade sonora da língua que é o ___fonema______ e a menor unidade _____gráfia____ que é a letra, utilizamo-nos de um dos campos da gramatica o da fonética e da ______fonologia________. Todas as palavras da língua portuguesa podem ser representadas de duas formas _____fonética______ e graficamente, por exemplo, temos palavras representadas graficamente assim: humano, hoje, humor, porém foneticamente a ___letra_______ H não representa nenhum som, por isso dizemos que o H é uma letra ___áfona_______. Assim como temos palavras como: fixo, reflexo e tóxico entre outras em que a letra X é representada pelo fonema /ks/, ou seja temos uma letra, porém dois sons e para esse fenômeno dizemos que a letra X, nesse caso é uma letra ____dífona_______ . Enquanto que essa mesma letra X pode ser também representada por outros diferentes fonemas. Exemplos: exercício, próximo e xícara. Ainda no campo da fonética e da fonologia temos outro fenômeno muito importante, que são palavras escritas com duas letras que representam apenas um fonema, por exemplo, carro, pássaro, queijo, chaleira, nascer, ímpar, campo, ontem entre outras. Nesses casos temos a ocorrência do fenômeno chamado ____dígrafo______ que classificamos em consonantal e vocálico.
Marcos Eduardo Rodrigues Borges Turma: 332
Postar um comentário