Disponível em: http://www.reforcoescolarinstruir.com.br/wp-content/uploads/2016/09/matematica-para-criancas.png. Acesso em 06 set. 2019. |
BLOGQUEST
Mãos na massa: aprendizagem significativa da matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental
AVALIAÇÃO
Para finalizar o processo de avaliação deste curso, você precisa responder o seguinte formulário:
Formulário final
Click no link acima e responda todas as etapas do formulário.
Formulário final
Click no link acima e responda todas as etapas do formulário.
1º encontro presencial - 01/10/19
(19h às 22h40) IFRS-Vacaria: Laboratório de Informática 201
Desafio
|
Critério
|
Excelente
|
Satisfatório
|
Não satisfatório
|
Pontos
|
Desafio
1
|
Construção
dos materiais solicitados no desafio: 2 kits de cartas e 2 kits de fichas
sobrepostas para o jogo “A maior vence”.
(Em
grupo)
|
10 pontos
Construção completa.
|
5 pontos
Construção parcial.
|
0 pontos
Não realizou.
|
|
Comentário argumentativo sobre as
leituras, o acesso aos links “A origem da numeração indo-arábica” e
“Características do sistema de numeração decimal” e a experiência com os
jogos “Batalha dos números” e “A maior vence” indicados no desafio.
(Individual)
|
10 pontos
Apresenta argumentos coerentes com o tema.
Realizou dentro do prazo proposto.
|
5 pontos
Seu comentário contempla parcialmente a
proposta do desafio.
Ou não cumpriu o prazo estipulado.
|
0 pontos
Seu comentário é pouco argumentativo ou não
tem relação com a proposta e não cumpriu prazo estipulado.
|
||
Desafio
2
|
Construção
dos materiais solicitados no desafio para o jogo “Um a mais, um a menos, dez
a mais, dez a menos”.
(Em
grupo)
|
10 pontos
Construção completa.
|
5 pontos
Construção parcial.
|
0 pontos
Não realizou.
|
|
Comentário argumentativo sobre
as leituras, o acesso ao link “Sequência numérica” e a experiência com os
jogos “Completando os números” e “Um a mais, um a menos, dez a mais, dez a
menos” indicados no desafio.
(Individual)
|
10 pontos
Apresenta argumentos coerentes com o tema.
Realizou dentro do prazo proposto.
|
5 pontos
Seu comentário contempla parcialmente a
proposta do desafio.
Ou não cumpriu o prazo estipulado.
|
0 pontos
Seu comentário é pouco argumentativo ou não
tem relação com a proposta e não cumpriu prazo estipulado.
|
||
Desafio
3
|
Construção
dos materiais solicitados no desafio: 1 tabuleiro e 3 dados para o jogo “ASMD”.
(Em
grupo)
|
10 pontos
Construção
completa.
|
5 pontos
Construção parcial.
|
0 pontos
Não realizou.
|
|
Comentário argumentativo sobre
as leituras, o acesso ao link “As quatro operações fundamentais da
Matemática”, acesso ao vídeo “As quatro operações fundamentais da matemática”
e a experiência com os jogos “The Equator” e “Jogo da ASMD (Adição,
Subtração, Multiplicação e Divisão)” indicados no desafio.
(Individual)
|
10 pontos
Apresenta argumentos coerentes com o tema.
Realizou dentro do prazo proposto.
|
5 pontos
Seu comentário contempla parcialmente a
proposta do desafio.
Ou não cumpriu o prazo estipulado.
|
0 pontos
Seu comentário é pouco argumentativo ou não
tem relação com a proposta e não cumpriu prazo estipulado.
|
||
Desafio
4
|
Construção
dos materiais solicitados no desafio: 2 tabuleiros e peças e 2 máquinas de
calcular para o jogo “Cubra e descubra”.
(Em
grupo)
|
10 pontos
Construção
completa.
|
5 pontos
Construção parcial.
|
0 pontos
Não realizou.
|
|
Comentário argumentativo sobre
as leituras, o acesso aos links “Algoritmo da Adição” e “Dicas de ensino da
adição” e a experiência com os jogos “Canhão numérico” e “cubra e descubra” e
“máquina de calcular” indicados no desafio.
(Individual)
|
10 pontos
Apresenta argumentos coerentes com o tema.
Realizou dentro do prazo proposto.
|
5 pontos
Seu comentário contempla parcialmente a
proposta do desafio.
Ou não cumpriu o prazo estipulado.
|
0 pontos
Seu comentário é pouco argumentativo ou não
tem relação com a proposta e não cumpriu prazo estipulado.
|
||
Desafio
5
|
Construção
dos materiais solicitados no desafio: 2 tabuleiros e fichas para o jogo “Paraquedas”.
(Em
grupo)
|
10 pontos
Construção
completa.
|
5 pontos
Construção parcial.
|
0 pontos
Não realizou.
|
|
Comentário argumentativo sobre
as leituras, o acesso aos links “Algoritmo da subtração” e “Dicas para
ensinar subtração” e a experiência com os jogos “Mat 08 Subtração”e
“Paraquedas” indicados no desafio.
(Individual)
|
10 pontos
Apresenta argumentos coerentes com o tema.
Realizou dentro do prazo proposto.
|
5 pontos
Seu comentário contempla parcialmente a
proposta do desafio.
Ou não cumpriu o prazo estipulado.
|
0 pontos
Seu comentário é pouco argumentativo ou não
tem relação com a proposta e não cumpriu prazo estipulado.
|
||
Desafio
6
|
Construção
dos materiais solicitados no desafio: 1 tabuleiro e fichas e um kit de
“calculando com varetas” para o jogo “Jogando com a Tabuada”.
(Em
grupo)
|
10 pontos
Construção
completa.
|
5 pontos
Construção parcial.
|
0 pontos
Não realizou.
|
|
Comentário argumentativo sobre
as leituras, o acesso ao link “Um novo jeito de ensinar tabuada”, acesso ao
vídeo “Algoritmo da Multiplicação” e a experiência com os jogos
“Multiplication”, “Jogando com a tabuada” e “calculando com a varetas”
indicados no desafio.
(Individual)
|
10 pontos
Apresenta argumentos coerentes com o tema.
Realizou dentro do prazo proposto.
|
5 pontos
Seu comentário contempla parcialmente a
proposta do desafio.
Ou não cumpriu o prazo estipulado.
|
0 pontos
Seu comentário é pouco argumentativo ou não
tem relação com a proposta e não cumpriu prazo estipulado.
|
||
Desafio
7
|
Construção
dos materiais solicitados no desafio: 2 tabuleiros para o jogo “Dividindo”.
(Em
grupo)
|
10 pontos
Construção
completa.
|
5 pontos
Construção parcial.
|
0 pontos
Não realizou.
|
|
Comentário argumentativo sobre
as leituras, o acesso ao link “Passos para a divisão”, acesso ao vídeo
“Aprenda a divisão” e a experiência com os jogos “Aprenda dividir”, “Dividindo”
indicados no desafio.
(Individual)
|
10 pontos
Apresenta argumentos coerentes com o tema.
Realizou dentro do prazo proposto.
|
5 pontos
Seu comentário contempla parcialmente a
proposta do desafio.
Ou não cumpriu o prazo estipulado.
|
0 pontos
Seu comentário é pouco argumentativo ou não
tem relação com a proposta e não cumpriu prazo estipulado.
|
||
Pontuação
final desta etapa (máximo 20 pontos)
|
2º encontro presencial - 04/10/19
(19h às 22h40) IFRS-Vacaria: Laboratório de Informática 201
Desafio
|
Critério
|
Excelente
|
Satisfatório
|
Não satisfatório
|
Pontos
|
Desafio
8
|
Presença
no encontro do dia 04/10/19 e participação nas atividades sobre o uso do
Material Dourado.
|
5 pontos
Presença
participativa.
|
2,5 pontos
Presença,
participação parcial.
|
0 pontos
Não frequentou.
|
|
Comentário argumentativo sobre leituras
e as práticas propostas no desafio sobre o uso do Material Dourado.
|
5 pontos
Apresenta argumentos coerentes com o tema.
Realizou dentro do prazo proposto.
|
2,5 pontos
Seu comentário contempla parcialmente a
proposta do desafio.
Ou não cumpriu o prazo estipulado.
|
0 pontos
Seu comentário é pouco argumentativo ou não
tem relação com a proposta e não cumpriu prazo estipulado.
|
||
Desafio
9
|
Presença
no encontro do dia 04/10/19 e participação nas atividades sobre o uso do
Ábaco.
|
5 pontos
Presença
participativa.
|
2,5 pontos
Presença,
participação parcial.
|
0 pontos
Não frequentou.
|
|
Comentário argumentativo sobre as
leituras e práticas propostas pelo desafio sobre a utilização do ábaco.
|
5 pontos
Apresenta argumentos coerentes com o tema.
Realizou dentro do prazo proposto.
|
2,5 ponto
Seu comentário contempla parcialmente a
proposta do desafio.
Ou não cumpriu o prazo estipulado.
|
0 pontos
Seu comentário é pouco argumentativo ou não
tem relação com a proposta e não cumpriu prazo estipulado.
|
||
Pontuação
final desta etapa (máximo 20 pontos)
|
1º, 2º e 3º EaD - do dia 05/10/19
até dia 25/10/19
Desafio
|
Critério
|
Excelente
|
Satisfatório
|
Não satisfatório
|
Pontos
|
Desafio
10
EAD
|
Confeccionar
ábaco utilizando caixa de ovos devidamente identificado conforme orientações
do desafio.
(Individual)
|
10 pontos
Confecção de acordo
com as orientações do desafio e devidamente identificado. Entrega na data
estipulada.
|
5 pontos
Confecção de ábaco,
sem identificação ou com inconformidades.
|
0 pontos
Não confeccionou ou
entrega fora da data estipulada.
|
|
Postar foto em modo público no
Facebook com as indicações propostas no desafio.
|
10 pontos
Postagem em modo público com todas as
orientações contempladas e link publicado nos comentários. Realizou dentro do
prazo proposto.
|
5 pontos
Postagem realizada dentro do prazo
proposto, apresenta falha no cumprimento das indicações do desafio.
|
0 pontos
Não entregou ou não cumpriu o prazo
estipulado.
|
||
Desafio
11
EAD
|
Escolher um digital
de acordo com os conteúdos abordados pelo curso.
(Individual)
|
10 pontos
Comentário com o
link do jogo escolhido e este é compatível com a atividade proposta. Realizou
dentro do prazo proposto.
|
5 pontos
Comentário com link
de jogo realizado dentro do prazo proposto, apresenta falha no cumprimento
das indicações do desafio.
|
0 pontos
Não entregou ou não
cumpriu o prazo estipulado.
|
|
Descrição do jogo e argumentos
sobre a escolha do mesmo.
|
10 pontos
Comentário com o link do jogo compatível
com descrição e argumentos bem definidos. Realizou dentro do prazo proposto.
|
5 pontos
Comentário inserido dentro do prazo
proposto, apresenta falha no cumprimento das indicações do desafio.
|
0 pontos
Não entregou ou não cumpriu o prazo
estipulado.
|
||
Desafio
12
EAD
|
Construção do jogo
ou material lúdico-manipulativo de acordo com critérios estipulados no
desafio.
(em trio)
|
10 pontos
Produção do jogo de
acordo com os critérios e entregue na data estipulada.
|
5 pontos
Produção do jogo
entregue na data estipulada, apresenta falha no cumprimento das orientações
do desafio.
|
0 pontos
Não entregou ou não
cumpriu o prazo estipulado.
|
|
Preencher formulário de
registro criativo.
(em trio)
|
10 pontos
Formulário preenchido de acordo com as
orientações nele contidas e entregue na data estipulada.
|
5 pontos
Formulário preenchido com inconformidades
com as orientações.
|
0 pontos
Não entregou ou não cumpriu o prazo
estipulado.
|
||
Pontuação
final desta etapa (máximo 60 pontos)
|
0 comentários:
Postar um comentário