quarta-feira, 26 de junho de 2019

Avaliação

Resultado de imagem para ifrs campus vacaria
Resultado de imagem para matemática para crianças
Disponível em: http://www.reforcoescolarinstruir.com.br/wp-content/uploads/2016/09/matematica-para-criancas.png. Acesso em 06 set. 2019.

BLOGQUEST

Mãos na massa: aprendizagem significativa da matemática nos  anos Iniciais do Ensino Fundamental

AVALIAÇÃO

Para finalizar o processo de avaliação deste curso, você precisa responder o seguinte formulário:

Formulário final

Click no link acima e responda todas as etapas do formulário.
 
1º encontro presencial - 01/10/19 (19h às 22h40) IFRS-Vacaria: Laboratório de Informática 201
Desafio
Critério
Excelente
Satisfatório
Não satisfatório
Pontos
Desafio 1
Construção dos materiais solicitados no desafio: 2 kits de cartas e 2 kits de fichas sobrepostas para o jogo “A maior vence”.
(Em grupo)
10 pontos
Construção completa.
5 pontos
Construção parcial.
0 pontos
Não realizou.

Comentário argumentativo sobre as leituras, o acesso aos links “A origem da numeração indo-arábica” e “Características do sistema de numeração decimal” e a experiência com os jogos “Batalha dos números” e “A maior vence” indicados no desafio.
(Individual)
10 pontos
Apresenta argumentos coerentes com o tema.
Realizou dentro do prazo proposto.
5 pontos
Seu comentário contempla parcialmente a proposta do desafio.
Ou não cumpriu o prazo estipulado.
0 pontos
Seu comentário é pouco argumentativo ou não tem relação com a proposta e não cumpriu prazo estipulado.

Desafio 2
Construção dos materiais solicitados no desafio para o jogo “Um a mais, um a menos, dez a mais, dez a menos”.
(Em grupo)
10 pontos
Construção completa.
5 pontos
Construção parcial.
0 pontos
Não realizou.

Comentário argumentativo sobre as leituras, o acesso ao link “Sequência numérica” e a experiência com os jogos “Completando os números” e “Um a mais, um a menos, dez a mais, dez a menos” indicados no desafio.
(Individual)
10 pontos
Apresenta argumentos coerentes com o tema.
Realizou dentro do prazo proposto.
5 pontos
Seu comentário contempla parcialmente a proposta do desafio.
Ou não cumpriu o prazo estipulado.
0 pontos
Seu comentário é pouco argumentativo ou não tem relação com a proposta e não cumpriu prazo estipulado.

Desafio 3
Construção dos materiais solicitados no desafio: 1 tabuleiro e 3 dados para o jogo “ASMD”.
(Em grupo)
10 pontos
Construção completa.
5 pontos
Construção parcial.
0 pontos
Não realizou.

Comentário argumentativo sobre as leituras, o acesso ao link “As quatro operações fundamentais da Matemática”, acesso ao vídeo “As quatro operações fundamentais da matemática” e a experiência com os jogos “The Equator” e “Jogo da ASMD (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão)” indicados no desafio.
(Individual)
10 pontos
Apresenta argumentos coerentes com o tema.
Realizou dentro do prazo proposto.
5 pontos
Seu comentário contempla parcialmente a proposta do desafio.
Ou não cumpriu o prazo estipulado.
0 pontos
Seu comentário é pouco argumentativo ou não tem relação com a proposta e não cumpriu prazo estipulado.

Desafio 4
Construção dos materiais solicitados no desafio: 2 tabuleiros e peças e 2 máquinas de calcular para o jogo “Cubra e descubra”.
(Em grupo)
10 pontos
Construção completa.
5 pontos
Construção parcial.
0 pontos
Não realizou.

Comentário argumentativo sobre as leituras, o acesso aos links “Algoritmo da Adição” e “Dicas de ensino da adição” e a experiência com os jogos “Canhão numérico” e “cubra e descubra” e “máquina de calcular” indicados no desafio.
(Individual)
10 pontos
Apresenta argumentos coerentes com o tema.
Realizou dentro do prazo proposto.
5 pontos
Seu comentário contempla parcialmente a proposta do desafio.
Ou não cumpriu o prazo estipulado.
0 pontos
Seu comentário é pouco argumentativo ou não tem relação com a proposta e não cumpriu prazo estipulado.

Desafio 5
Construção dos materiais solicitados no desafio: 2 tabuleiros e fichas para o jogo “Paraquedas”.
(Em grupo)
10 pontos
Construção completa.
5 pontos
Construção parcial.
0 pontos
Não realizou.

Comentário argumentativo sobre as leituras, o acesso aos links “Algoritmo da subtração” e “Dicas para ensinar subtração” e a experiência com os jogos “Mat 08 Subtração”e “Paraquedas” indicados no desafio.
(Individual)
10 pontos
Apresenta argumentos coerentes com o tema.
Realizou dentro do prazo proposto.
5 pontos
Seu comentário contempla parcialmente a proposta do desafio.
Ou não cumpriu o prazo estipulado.
0 pontos
Seu comentário é pouco argumentativo ou não tem relação com a proposta e não cumpriu prazo estipulado.

Desafio 6
Construção dos materiais solicitados no desafio: 1 tabuleiro e fichas e um kit de “calculando com varetas” para o jogo “Jogando com a Tabuada”.
(Em grupo)
10 pontos
Construção completa.
5 pontos
Construção parcial.
0 pontos
Não realizou.

Comentário argumentativo sobre as leituras, o acesso ao link “Um novo jeito de ensinar tabuada”, acesso ao vídeo “Algoritmo da Multiplicação” e a experiência com os jogos “Multiplication”, “Jogando com a tabuada” e “calculando com a varetas” indicados no desafio.
(Individual)
10 pontos
Apresenta argumentos coerentes com o tema.
Realizou dentro do prazo proposto.
5 pontos
Seu comentário contempla parcialmente a proposta do desafio.
Ou não cumpriu o prazo estipulado.
0 pontos
Seu comentário é pouco argumentativo ou não tem relação com a proposta e não cumpriu prazo estipulado.

Desafio 7
Construção dos materiais solicitados no desafio: 2 tabuleiros para o jogo “Dividindo”.
(Em grupo)
10 pontos
Construção completa.
5 pontos
Construção parcial.
0 pontos
Não realizou.

Comentário argumentativo sobre as leituras, o acesso ao link “Passos para a divisão”, acesso ao vídeo “Aprenda a divisão” e a experiência com os jogos “Aprenda dividir”, “Dividindo” indicados no desafio.
(Individual)
10 pontos
Apresenta argumentos coerentes com o tema.
Realizou dentro do prazo proposto.
5 pontos
Seu comentário contempla parcialmente a proposta do desafio.
Ou não cumpriu o prazo estipulado.
0 pontos
Seu comentário é pouco argumentativo ou não tem relação com a proposta e não cumpriu prazo estipulado.

Pontuação final desta etapa (máximo 20 pontos)



2º encontro presencial - 04/10/19 (19h às 22h40) IFRS-Vacaria: Laboratório de Informática 201 
Desafio
Critério
Excelente
Satisfatório
Não satisfatório
Pontos
Desafio 8
Presença no encontro do dia 04/10/19 e participação nas atividades sobre o uso do Material Dourado.
5 pontos
Presença participativa.
2,5 pontos
Presença, participação parcial.
0 pontos
Não frequentou.

Comentário argumentativo sobre leituras e as práticas propostas no desafio sobre o uso do Material Dourado.
5 pontos
Apresenta argumentos coerentes com o tema.
Realizou dentro do prazo proposto.
2,5 pontos
Seu comentário contempla parcialmente a proposta do desafio.
Ou não cumpriu o prazo estipulado.
0 pontos
Seu comentário é pouco argumentativo ou não tem relação com a proposta e não cumpriu prazo estipulado.

Desafio 9
Presença no encontro do dia 04/10/19 e participação nas atividades sobre o uso do Ábaco.
5 pontos
Presença participativa.
2,5 pontos
Presença, participação parcial.
0 pontos
Não frequentou.

Comentário argumentativo sobre as leituras e práticas propostas pelo desafio sobre a utilização do ábaco.
5 pontos
Apresenta argumentos coerentes com o tema.
Realizou dentro do prazo proposto.
2,5 ponto
Seu comentário contempla parcialmente a proposta do desafio.
Ou não cumpriu o prazo estipulado.
0 pontos
Seu comentário é pouco argumentativo ou não tem relação com a proposta e não cumpriu prazo estipulado.

Pontuação final desta etapa (máximo 20 pontos)


1º, 2º e 3º EaD - do dia 05/10/19 até dia 25/10/19
Desafio
Critério
Excelente
Satisfatório
Não satisfatório
Pontos
Desafio 10
EAD
Confeccionar ábaco utilizando caixa de ovos devidamente identificado conforme orientações do desafio.
(Individual)
10 pontos
Confecção de acordo com as orientações do desafio e devidamente identificado. Entrega na data estipulada.
5 pontos
Confecção de ábaco, sem identificação ou com inconformidades.
0 pontos
Não confeccionou ou entrega fora da data estipulada.

Postar foto em modo público no Facebook com as indicações propostas no desafio.
10 pontos
Postagem em modo público com todas as orientações contempladas e link publicado nos comentários. Realizou dentro do prazo proposto.
5 pontos
Postagem realizada dentro do prazo proposto, apresenta falha no cumprimento das indicações do desafio.
0 pontos
Não entregou ou não cumpriu o prazo estipulado.

Desafio 11
EAD
Escolher um digital de acordo com os conteúdos abordados pelo curso.
(Individual)
10 pontos
Comentário com o link do jogo escolhido e este é compatível com a atividade proposta. Realizou dentro do prazo proposto.
5 pontos
Comentário com link de jogo realizado dentro do prazo proposto, apresenta falha no cumprimento das indicações do desafio.
0 pontos
Não entregou ou não cumpriu o prazo estipulado.

Descrição do jogo e argumentos sobre a escolha do mesmo.
10 pontos
Comentário com o link do jogo compatível com descrição e argumentos bem definidos. Realizou dentro do prazo proposto.
5 pontos
Comentário inserido dentro do prazo proposto, apresenta falha no cumprimento das indicações do desafio.
0 pontos
Não entregou ou não cumpriu o prazo estipulado.

Desafio 12
EAD
Construção do jogo ou material lúdico-manipulativo de acordo com critérios estipulados no desafio.
(em trio)
10 pontos
Produção do jogo de acordo com os critérios e entregue na data estipulada.
5 pontos
Produção do jogo entregue na data estipulada, apresenta falha no cumprimento das orientações do desafio.
0 pontos
Não entregou ou não cumpriu o prazo estipulado.

Preencher formulário de registro criativo.
(em trio)
10 pontos
Formulário preenchido de acordo com as orientações nele contidas e entregue na data estipulada.
5 pontos
Formulário preenchido com inconformidades com as orientações.
0 pontos
Não entregou ou não cumpriu o prazo estipulado.

Pontuação final desta etapa (máximo 60 pontos)



0 comentários: