Disponível em: http://www.reforcoescolarinstruir.com.br/wp-content/uploads/2016/09/matematica-para-criancas.png. Acesso em 06 set. 2019. |
BLOGQUEST
Mãos na massa: aprendizagem significativa da matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental
CONCLUSÃO
Durante este curso, aprendemos ou revimos muitos fatos que contribuíram para ampliar nossos conhecimentos, falamos sobre aprendizagem significativa, jogos e materiais manipulativos, jogos digitais, blogquests e TDICs.
Todos estes conhecimentos foram relacionados aos princípios da educação matemática, nosso Sistema de Numeração Decimal e as quatro operações fundamentais. De forma diversificada, como acreditamos que o processo de ensino deve acontecer, passamos por encontros presenciais e a distância, executando cada desafio de forma divertida, prazerosa e produtiva.
Nosso primeiro encontro apresentou o curso, trouxe discussões, apontou nossos conhecimentos prévios, nos fez refletir e nos trouxe um convite: Vamos colocar a mão na massa? Afinal, são os saberes experienciais que nos permitem crer nas teorias.
Tínhamos muito para ver e experimentar, por isso a turma foi dividida em sete grupos, para que cada estudante pudesse sentir um pouco da produção dos materiais, porém todos devemos acessar os sete primeiros desafios para que conheçamos todas as atividades propostas e façamos estudos sobre os temas definidos.
O desafio 1 resume a história da numeração indo-arábica, apresenta características do Sistema de Numeração Decimal, além de apresentar o jogo digital "Batalha dos números" nos desafia a construir e jogar com fichas sobrepostas e cartas numeradas o jogo "A maior vence".
O desafio 2 continua o estudo do Sistema de Numeração Decimal, apresentando as sequências testamos o jogo digital "Completando os números" nos desafiou a construir e experimentar o jogo "Um a mais, um a menos, dez a mais, dez a menos".
O acesso ao 3º desafio proporcionou conhecermos mais sobre as quatro operações fundamentais da matemática, testarmos o jogo digital "The Equator" e construir e experimentar o jogo "ASMD".
No 4º desafio, aprendemos mais sobre adição, seu algoritmo e dicas para a aprendizagem. Jogamos de forma digital o jogo "Canhão dos números" e construímos e experimentamos o jogo "Cubra e descubra" com o auxílio da "máquina de calcular".
Ao acessar o 5º desafio, entramos no universo da subtração, estudamos seu algoritmo e dicas para a aprendizagem de forma significativa. O jogo "Mat 08 subtração" pode ser testado e ainda construímos e experimentamos o jogo "Paraquedas".
As habilidades de multiplicação foram estudadas no 6º desafio, por meio de vídeo e forma diferente de ensinar a tabuada, o jogo digital "Multiplication" testou nossa agilidade com o uso da tabuada e depois construímos e jogamos com dois materiais diferentes: "jogando com a tabuada" e " calculando com varetas".
Para encerrar esta etapa do curso, o desafio 7 contextualizou, através de vídeo e texto com passo a passo as formas de aprender a divisão, o jogo digital "Aprenda a dividir" completou os conhecimentos que foram ainda mais aprofundados com a construção do tabuleiro "Dividindo" e a experiência de usá-lo como jogo.
Depois de um primeiro encontro divertidíssimo, cheio de aprendizagem significativa, passamos para os próximos desafios em nosso segundo encontro:
No desafio 8 conhecemos, testamos e jogamos com o material dourado, um rico instrumento muito presente nos livros didáticos e que também apresenta versão em formato digital, o uso deste material facilita os processos de construção do conhecimento matemático por sua principal característica: ser lúdico-manipulativo.
Ainda no segundo encontro, o ábaco toma seu espaço, no 9º desafio, como material manipulativo para formação de numerais e operações como adição e subtração. O recurso também foi apresentado de forma digital, o que pode auxiliar a compreensão das trocas trabalhadas nestas operações.
Chegamos ao momento em que nossas aprendizagens se consolidam, o curso apresenta além dos encontros presenciais, 3 encontros a distância.
O desafio 10 EAD, propõe a construção do ábaco com a caixa de ovo, assim a falta de recurso na escola não será uma barreira para a construção do conhecimento, além disso, a postagem da foto nas redes sociais, permite a expansão de boas ideias e o incentivo a outros professores a testarem métodos como esse.
As TDICs também são tema do nossos encontros EAD, o desafio 11 testa os conhecimentos adquiridos no curso para a seleção de jogos digitais, trazendo detalhes de sua importância.
O desafio 12 pretende reafirmar a importância de construir materiais que permitam a criança manipular e construir seus conceitos, além disso a proposta deste curso e principalmente, deste desafio enriquece o acervo do Ladepex (Laboratório Didático de Ensino, Pesquisa e Extensão) onde todos os materiais produzidos ficam catalogados e ao dispor dos estudantes de Licenciatura para que façam uso em suas práticas pedagógicas!
Depois dessa caminhada pela matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, assim como no início, suas contribuições são muito relevantes para avaliação desta intervenção através do questionário apresentado no link abaixo "Avaliação" podemos repensar nossas ações e melhorar nossas práticas.
Nossos curso tem data para acabar mas nossa busca por recursos que promovem a aprendizagem significativa da matemática, não tem fim. É muito importante seguirmos com a certeza de que faremos um bom trabalho por onde passarmos e que a curiosidade da criança esteja sempre presente no adulto que nos tornamos.
Para finalizar este texto, provoco vocês a conhecerem outra blogquest que apresenta A ideia de número, como um incentivo ao uso deste recurso em suas futuras práticas .
0 comentários:
Postar um comentário