![]() |
Disponível em: http://www.reforcoescolarinstruir.com.br/wp-content/uploads/2016/09/matematica-para-criancas.png. Acesso em 06 set. 2019. |
BLOGQUEST
Mãos na massa: aprendizagem significativa da matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental
DESAFIO 4
Para realizar este desafio, vamos falar sobre o Algoritmo da Adição. Acompanhem com atenção as orientações seguintes e não deixem de fazer anotações sobre o tema.
A adição é a primeira operação matemática que aprendemos de forma algorítmica.
A adição é a primeira operação matemática que aprendemos de forma algorítmica.
O link abaixo apresenta o algoritmo da adição, clique para saber mais:
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, vamos trabalhar com as duas ideias fundamentais da adição: acrescentar e juntar.
A aprendizagem da adição é gradativa e para que a criança conheça o algoritmo da adição ela precisa ter formado os conceitos básicos de sequência numérica e desenvolvido habilidades de identificar os fatos básicos (adições até 10), seu conhecimento em relação à adição auxilia a compreensão das demais operações e lhe oportuniza agilidade nas atividades que envolvem cálculo mental.
Amplie seus conhecimentos, clique no link abaixo e conheça dicas importantes sobre o ensino da adição!
Agora que já estudaram um pouco, veja sugestões para o ensino de adição!
Sugestões:
O jogo "Canhão numérico" é um jogo digital com objetivo de estimular o calculo mental, agilidade e raciocínio lógico. O jogador precisa lançar a bola que está no canhão de forma a acertar outra bola obtendo a soma 10.
Testem suas habilidades, cuidado para eliminar todas as bolas antes que entrem no buraco!
O jogo "Cubra e descubra" aliado ao uso da "Máquina de Calcular", tem como objetivo estimular a compreensão do cálculo de adição através de somas simples e de auxiliar a criança a associar o quantidade com o símbolo que a representa.
Meta do jogo: conseguir tirar todas as fichas do seu lado do tabuleiro;
![]() |
Jogue agora! |
Meta do jogo: conseguir tirar todas as fichas do seu lado do tabuleiro;
Recursos necessários: tabuleiro (como da figura abaixo), 22 fichas sendo 11 de cada cor, 2 dados, tampinhas de garrafa e a "Máquina de calcular";
![]() |
Cubra e descubra (arquivo pessoal) |
Regras do jogo:
Dividir a turma em duplas;
Cada aluno fica de um lado do tabuleiro e coloca todas as fichas de modo a cobrir os números do seu lado;
Na sua vez, o jogador lança os dados e deve fazer a soma dos números obtidos e retira do tabuleiro a ficha que cobre o resultado;
Para obter a soma correta, deve utilizar a máquina de calcular. O jogador que errar passa a vez;
Se obter um resultado que já foi descoberto deve passar a vez;
Vence o jogador que primeiro retirar as fichas do tabuleiro.
Na sua vez, o jogador lança os dados e deve fazer a soma dos números obtidos e retira do tabuleiro a ficha que cobre o resultado;
Para obter a soma correta, deve utilizar a máquina de calcular. O jogador que errar passa a vez;
Se obter um resultado que já foi descoberto deve passar a vez;
Vence o jogador que primeiro retirar as fichas do tabuleiro.
É hora de produzir...
MÃOS NA MASSA
Seu grupo receberá uma sacola com material necessário para construção do jogo "Cubra e descubra" e a "máquina de calcular".
Vocês devem construir dois exemplares do jogo e duas máquinas de calcular, experimentar o material jogando com o grupo, testem as regras e sugiram variações!
Após as leituras sugeridas neste desafio e as práticas propostas aqui, cada integrante do grupo deve registrar nos comentários desta postagem um parágrafo sintetizando seu aprendizado, como foi sua experiência e o que pensa sobre a viabilidade de utilizar este material em uma prática pedagógica! O comentário deve ser inserido até as 23 horas do dia 03 de outubro de 2019.
Lembrete:
Lembrete:
Ao final do comentário inclua seu nome para facilitar sua identificação. Após digitar, releia e, se necessário, faça as correções! Atenção: nada de "internetês"!
8 comentários:
O desafio 4 traz a adição à reflexão. Pontos como algoritmos, formas de abordagem, importância da aprendizagem significativa, entre outros, foram tratados. Observa-se que a adição é extremamente importante para que as demais operações sejam aprendidas com sucesso. Sugere-se que os estudantes sejam inseridos no processo, sendo também parte dos itens a serem somados, por exemplo. Além disso, propõem-se o manuseio com objetos variados, moedas, etc. Importante também fazer uso de situações-problema durante a ensinagem. Dessa maneira, a atividade torna-se prazerosa e significativa.
Sobre os recursos construídos considerei de extrema valia. Além de promover a compreensão acerca da adição, o jogo favorece a socialização, curiosidade e estimula outras habilidades que, de forma tradicional, não seriam atingidas. Sugiro também, como forma de jogar, cobrir os números à medida que forem surgindo... Uma variável: ao invés de descobrir, cobrir!
Muito obrigada à professora Ingrid pela oportunidade dada a nós, estando e compartilhando tanto conhecimento.
Até sexta.
Egidiane.
É fato que as crianças tem mais facilidade de aprender brincando, e o curso mãos na massa me deu uma visão totalmente diferente de ensinar a matemática, pois desenvolve muitas outras habilidades das crianças.
Foi muito legal e prazeroso produzir esse trabalho, pois no meu tempo de colégio não existia essa visão pedagógica, e se existisse, garanto que muito mais colegas, mostrariam interesse por matemática. Estou amando esse curso!
Michele Subtil Rodrigues
Pessoalmente gostei muito da brincadeira e da atividade de montar o desafio 4,uma atividade em que os próprios alunos podem confeccionar o "cubra e descubra" e a "máquina de somar", com materiais ascensíveis e de modo simples, achei bastante interessante o modo como a soma é incluída como brincadeira, e disputa, puxando assim a atenção de seus competidores.
A atividade, desenvolve varias habilidades motoras, alem da atenção e memorização, facilitando a aprendizagem.
Rita de Cassia Cornil Gonzales
03 de outubro 2019 19:40
Gostei de trabalhar com as mãos na massa,o jogo em si, totalmente educativo e divertido. criado com sabedoria, com certeza irá agradar as crianças que aprenderão matemática com facilidade, brincando e se divertindo, sem reclamar da disciplina, dizendo que matemática é chata ou maçante.
E também é uma forma de trabalhar em grupo todos interagindo ao mesmo tempo.
Egidiane, eu que agradeço a oportunidade de estar com vocês.
Gostei da sua sugestão de variação do jogo, poria começar cobrindo e depois descobrindo, assim a criança visualiza a sequência numérica do tabuleiro.
Me conte como foi sua experiência com o jogo digital "Canhão numérico". Sua aplicação nos anos iniciais é viável?
Não deixe de passar pelos outros desafios para aprender ainda mais!
Abraço, até a próxima etapa!
Michele,
Que bom que está amando este curso, espero que o conhecimento construído aqui possa fazer parte de suas práticas pedagógicas, levar jogos e materiais lúdicos para a sala de aula desperta na criança o desejo de aprender.
Como foi sua experiência com o jogo digital "Canhão numérico"?
Mais sobre essa maneira de ensinar, você encontra nos outros desafios, não deixe de parras por todos para aprender mais!
Abraço e até a próxima etapa!
Rita,
Muito importante o que você falou sobre as crianças criarem os jogos e materiais, o processo de criação do jogo também traz benefícios para a aprendizagem tanto quanto as estratégias usadas para o desenvolvimento do jogo.
E o que tens a dizer sobre o jogo digital "Canhão numérico"?
Aproveite este momento de aprendizagem e passe pelos outros desafios para experimentar outros jogos, não deixe de fazer anotações relevantes!
Abraço, até a próxima etapa!
Carmen,
Isso mesmo o trabalho em grupo e com jogos, além de divertido permite a construção do conhecimento de forma prazerosa!
Lembre-se destes momentos de diversão neste curso para quando pensar em suas práticas pedagógicas, vamos quebrar a ideia de que a matemática é difícil para as crianças!
Da mesma forma, podem ajudar os jogos digitas, como foi sua experiência com o jogo "Canhão numérico"?
Aproveite e passe pelos demais desafios, amplie seu conhecimento!
Abraço e até a próxima etapa!
Postar um comentário