quinta-feira, 30 de maio de 2019

CONCLUSÃO

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Disponível em: <https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqzmJOoooLWgXy-vudxfLleJxxG6jQOSjhd6swDNC_-fHBx-xop_TMSo3wSNvGUYqzRrzjqKJSWdqeGdFDCHtEMsF0gkPmOdMs_FRXh1At6GfAOoAPk01P1bV-kuu8mpDjWuRve-8n9iLL/s1600/ana+Portugues.jpg>. Acesso em: 19 Abr. 2019.

BLOGQUEST

PASSEANDO PELOS CAMPOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Conclusão
   O português é o quinto idioma mais falado no mundo, mais de 260 milhões de pessoas o utilizam como língua principal para se comunicarem. Entre os países que o tem como idioma oficial, citamos o Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial.
  Em 1990 foi criado o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que tem por objetivo padronizar a escrita de algumas palavras em todos os países que o utilizam oficialmente. O Brasil aderiu ao acordo em 2009.
  A Gramática tem como finalidade orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios.
  Em se tratando de Gramática, tem-se como matéria-prima um sistema de normas, o qual dá estrutura à língua. Tais normas definem a língua padrão, também chamada língua culta ou norma culta. Assim, para falar e escrever corretamente, é preciso estudar a Gramática.
  Por ser um organismo vivo, a língua está sempre evoluindo, o que muitas vezes resulta num distanciamento entre o que se usa efetivamente e o que fixam as normas. Isso não justifica, porém, o descaso com a Gramática. Imprecisa ou não, existe uma norma culta, a qual deve ser conhecida e aplicada por todos.
  Quem desconhece a norma culta acaba tendo acesso limitado às obras literárias, artigos de jornal, discursos políticos, obras teóricas e científicas, enfim, a todo um patrimônio cultural acumulado durante séculos pela humanidade.
 Essa Blogquest tem o objetivo de auxiliar estudantes da 1ª série do ensino médio a desmistificar o conceito de que a Língua Portuguesa é difícil, para isso os alunos serão convidados e desafiados a realizarem leituras,  assistirem videoaulas,  despertar reflexões e a concluírem desafios.
  No desafio 1 apresentamos a primeira divisão da gramática que é o campo da fonética e da fonologia que se encarrega de estudar os sons e as letras da nossa língua indo do micro para o macro dentro do português. Para melhor compreensão o aluno deve assistir a videoaula e ler o texto explicativo e posteriormente acessar o link indicado e realizarem o desafio, composto por alguns enunciados cuja a resposta de cada um encontra-se no caça palavras. Depois ele deve registrar no espaço destinado aos comentários a quantidade de palavras encontradas.
  No desafio 2 o tema abordado é um campo da gramatica responsável pela estrutura e formação das palavras bem como seus mecanismos de flexão. Nesse desafio os estudantes contam com um breve texto e exemplos das classes de palavras ou também chamadas de classes gramaticais. Posteriormente é convidado a responder uma cruzadinha acessando o link indicado e registrar suas respostas no espaço destinado aos comentários. 
  Não basta escrever e pronunciar corretamente as palavras da língua, assim como não é suficiente reconhecer a que classe gramatical pertencem. As palavras desempenham uma função dentro da oração ou em diferentes contextos e para isso no desafio 3 apresentamos a sintaxe um campo da gramatica encarregado de explicar a função que cada termo exerce. Aqui disponibilizamos além de texto explicativo e exemplos também uma videoaula para esclarecer todas a eventuais dúvidas do aluno. Posteriormente ele poderá responder as questões do Racha Cuca e registrar suas respostas no espaço reservado aos comentários. 
  Considerando a complexidade do campo da sintaxe no desafio 4 o enfoque são os termos essenciais da oração, ou seja, o sujeito e o predicado. O estudante deverá acessar um link da  videoaula, além de fazer a leitura do texto e exemplos para na sequência  testar o seu conhecimento respondendo as tirinhas sobre o conteúdo e registrar suas respostas no espaço para comentarísticos. 
 No quinto e último desafio apresentamos os termos integrantes da oração que são uma continuação da sintaxe. Nesse espaço os alunos contam com um texto explicativo, além de exemplos e uma videoaula que possibilitara a eles responderem as questões e registrarem suas respectivas respostas no espaço destinado aos comentários. 
  A construção  dessa Blogquest me permitiu diferentes reflexões tanto positivas quanto negativas. Primeiramente fui desafiada a sair da minha área de conforto, pois percebi que muito mais que dominar um idioma, uma gramatica entre tantos outros conhecimentos preciso aprimorar conhecimentos técnicos. Contudo ela também me levou a uma nova possibilidade de ensino e aprendizagem. E você, após navegar por essa ferramenta virtual, gostou da experiência? Conte qual sua opinião. Deixe seu comentário, pois a sua crítica e sua sugestão também são importantes!

[Início]

[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]

 [Referências] 
[Avaliação] [Conclusão]

7 comentários:

Eduarda Capelli disse...

Gostei desse tipo de atividade proposta pela prof. Carine. Colaborou muito para o meu aprendizado e fixação da matéria.

Unknown disse...

Achei bem criativo e essencial para o aprendizado dos alunos, com certeza irá influenciar para uma melhor compreensão da língua portuguesa quem seguir os passos certos dos desafios.

Émelly Boeira Pereira

Mariany Brehm disse...

Achei esta plataforma muito interativa e simplificada para a realização das atividades.

Lauro 331 disse...

excelente modo de repassar conteúdos já lecionados!!

Unknown disse...

Ótima plataforma de ensino, gostei muito da forma em que o conteúdo foi aplicado!!

Unknown disse...

Gostei desse tipo de atividades.

João Lucas Longhi da Silva disse...

Ótima plataforma, simples e fácil de realizar as atividades!