BLOGQUEST
PASSEANDO PELOS CAMPOS DA LÍNGUA PORTUGUESA
Conclusão:
O português é o quinto idioma mais falado no mundo, mais de 260 milhões de pessoas o utilizam como língua principal para se comunicarem. Entre os países que o tem como idioma oficial, citamos o Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial.
Em 1990 foi criado o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que tem por objetivo padronizar a escrita de algumas palavras em todos os países que o utilizam oficialmente. O Brasil aderiu ao acordo em 2009.
Em 1990 foi criado o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que tem por objetivo padronizar a escrita de algumas palavras em todos os países que o utilizam oficialmente. O Brasil aderiu ao acordo em 2009.
A Gramática tem como finalidade orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios.
Em se tratando de Gramática, tem-se como matéria-prima um sistema de normas, o qual dá estrutura à língua. Tais normas definem a língua padrão, também chamada língua culta ou norma culta. Assim, para falar e escrever corretamente, é preciso estudar a Gramática.
Por ser um organismo vivo, a língua está sempre evoluindo, o que muitas vezes resulta num distanciamento entre o que se usa efetivamente e o que fixam as normas. Isso não justifica, porém, o descaso com a Gramática. Imprecisa ou não, existe uma norma culta, a qual deve ser conhecida e aplicada por todos.
Quem desconhece a norma culta acaba tendo acesso limitado às obras literárias, artigos de jornal, discursos políticos, obras teóricas e científicas, enfim, a todo um patrimônio cultural acumulado durante séculos pela humanidade.
Essa Blogquest tem o objetivo de auxiliar estudantes da 1ª série do ensino médio a desmistificar o conceito de que a Língua Portuguesa é difícil, para isso os alunos serão convidados e desafiados a realizarem leituras, assistirem videoaulas, despertar reflexões e a concluírem desafios.
Essa Blogquest tem o objetivo de auxiliar estudantes da 1ª série do ensino médio a desmistificar o conceito de que a Língua Portuguesa é difícil, para isso os alunos serão convidados e desafiados a realizarem leituras, assistirem videoaulas, despertar reflexões e a concluírem desafios.
No desafio 1 apresentamos a primeira divisão da gramática que é o campo da fonética e da fonologia que se encarrega de estudar os sons e as letras da nossa língua indo do micro para o macro dentro do português. Para melhor compreensão o aluno deve assistir a videoaula e ler o texto explicativo e posteriormente acessar o link indicado e realizarem o desafio, composto por alguns enunciados cuja a resposta de cada um encontra-se no caça palavras. Depois ele deve registrar no espaço destinado aos comentários a quantidade de palavras encontradas.
No desafio 2 o tema abordado é um campo da gramatica responsável pela estrutura e formação das palavras bem como seus mecanismos de flexão. Nesse desafio os estudantes contam com um breve texto e exemplos das classes de palavras ou também chamadas de classes gramaticais. Posteriormente é convidado a responder uma cruzadinha acessando o link indicado e registrar suas respostas no espaço destinado aos comentários.
No desafio 2 o tema abordado é um campo da gramatica responsável pela estrutura e formação das palavras bem como seus mecanismos de flexão. Nesse desafio os estudantes contam com um breve texto e exemplos das classes de palavras ou também chamadas de classes gramaticais. Posteriormente é convidado a responder uma cruzadinha acessando o link indicado e registrar suas respostas no espaço destinado aos comentários.
Não basta escrever e pronunciar corretamente as palavras da língua, assim como não é suficiente reconhecer a que classe gramatical pertencem. As palavras desempenham uma função dentro da oração ou em diferentes contextos e para isso no desafio 3 apresentamos a sintaxe um campo da gramatica encarregado de explicar a função que cada termo exerce. Aqui disponibilizamos além de texto explicativo e exemplos também uma videoaula para esclarecer todas a eventuais dúvidas do aluno. Posteriormente ele poderá responder as questões do Racha Cuca e registrar suas respostas no espaço reservado aos comentários.
Considerando a complexidade do campo da sintaxe no desafio 4 o enfoque são os termos essenciais da oração, ou seja, o sujeito e o predicado. O estudante deverá acessar um link da videoaula, além de fazer a leitura do texto e exemplos para na sequência testar o seu conhecimento respondendo as tirinhas sobre o conteúdo e registrar suas respostas no espaço para comentarísticos.
No quinto e último desafio apresentamos os termos integrantes da oração que são uma continuação da sintaxe. Nesse espaço os alunos contam com um texto explicativo, além de exemplos e uma videoaula que possibilitara a eles responderem as questões e registrarem suas respectivas respostas no espaço destinado aos comentários.
A construção dessa Blogquest me permitiu diferentes reflexões tanto positivas quanto negativas. Primeiramente fui desafiada a sair da minha área de conforto, pois percebi que muito mais que dominar um idioma, uma gramatica entre tantos outros conhecimentos preciso aprimorar conhecimentos técnicos. Contudo ela também me levou a uma nova possibilidade de ensino e aprendizagem. E você, após navegar por essa ferramenta virtual, gostou da experiência? Conte qual sua opinião. Deixe seu comentário, pois a sua crítica e sua sugestão também são importantes!
Considerando a complexidade do campo da sintaxe no desafio 4 o enfoque são os termos essenciais da oração, ou seja, o sujeito e o predicado. O estudante deverá acessar um link da videoaula, além de fazer a leitura do texto e exemplos para na sequência testar o seu conhecimento respondendo as tirinhas sobre o conteúdo e registrar suas respostas no espaço para comentarísticos.
No quinto e último desafio apresentamos os termos integrantes da oração que são uma continuação da sintaxe. Nesse espaço os alunos contam com um texto explicativo, além de exemplos e uma videoaula que possibilitara a eles responderem as questões e registrarem suas respectivas respostas no espaço destinado aos comentários.
A construção dessa Blogquest me permitiu diferentes reflexões tanto positivas quanto negativas. Primeiramente fui desafiada a sair da minha área de conforto, pois percebi que muito mais que dominar um idioma, uma gramatica entre tantos outros conhecimentos preciso aprimorar conhecimentos técnicos. Contudo ela também me levou a uma nova possibilidade de ensino e aprendizagem. E você, após navegar por essa ferramenta virtual, gostou da experiência? Conte qual sua opinião. Deixe seu comentário, pois a sua crítica e sua sugestão também são importantes!
[Início]
[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]
[Referências] [Avaliação] [Conclusão]
7 comentários:
Gostei desse tipo de atividade proposta pela prof. Carine. Colaborou muito para o meu aprendizado e fixação da matéria.
Achei bem criativo e essencial para o aprendizado dos alunos, com certeza irá influenciar para uma melhor compreensão da língua portuguesa quem seguir os passos certos dos desafios.
Émelly Boeira Pereira
Achei esta plataforma muito interativa e simplificada para a realização das atividades.
excelente modo de repassar conteúdos já lecionados!!
Ótima plataforma de ensino, gostei muito da forma em que o conteúdo foi aplicado!!
Gostei desse tipo de atividades.
Ótima plataforma, simples e fácil de realizar as atividades!
Postar um comentário