quarta-feira, 26 de junho de 2019

Desafio 1

Resultado de imagem para ifrs campus vacaria
Resultado de imagem para matemática para crianças
Disponível em: http://www.reforcoescolarinstruir.com.br/wp-content/uploads/2016/09/matematica-para-criancas.png. Acesso em 06 set. 2019.

BLOGQUEST

Mãos na massa: aprendizagem significativa da matemática nos  anos Iniciais do Ensino Fundamental

DESAFIO 1


          Para esta etapa de nossa conversa, vamos falar sobre o Sistema de Numeração Indo-Arábico.
         Acessem o link abaixo para aprofundar seus conhecimentos sobre o surgimento do sistema de numeração que usamos hoje. Durante a leitura, façam anotações em seus cadernos.
(Vá até "Vivendo a matemática")

          Acredito que sua viagem no tempo tenha lhe proporcionado muita aprendizagem! Afinal, essas descobertas são fantásticas, não é mesmo?
            O próximo link nos resume o uso e a leitura dos números de diversas formas, clique nele e saiba ainda mais! Ah! Continue as anotações em seus cadernos!

             Neste desafio, nosso principal objetivo é trabalhar com o Sistema de Numeração Decimal dando ênfase ao fato de ser um sistema posicional, ou seja o valor do algarismo muda de acordo com sua posição.

Sugestões:

          O jogo "Batalha dos Números", é um jogo digital, destinado aos primeiros anos do Ensino Fundamental,  que estimula a criança a vencer o adversário, acertando qual número é maior dentro de um tempo estipulado.
          Testem suas habilidades, escolhendo o modo fácil e o seu herói, não esqueçam de dar um nome a ele! Para este jogo, suas habilidades com o uso dos sinais "maior" e "menor" e seus conhecimentos matemáticos os levarão à vitória! 

Jogue agora!

          Vocês acabaram de acessar um jogo digital e testaram seus conhecimentos sobre os sinais de maior e menor! Agora, abaixo, conheçam dois materiais lúdicos que também apresentam o objetivo de  comparar os números!

          O jogo "A maior vence" tem como objetivo auxiliar o aluno na construção do conhecimento em relação à comparação de números, sequência numérica, leitura de numerais de acordo com a posição do algarismo.
Meta do jogo: obter o maior número de cartas no final do jogo;
Recursos necessários: um jogo de 40 cartas numeradas de 11 a 50;
Regras do jogo:
Dividir a turma em duplas;
Cada aluno recebe 20 cartas, embaralhadas;
Cada jogador forma uma pilha com as cartas viradas para baixo, de forma que não possam ver o número;
Os jogadores viram simultaneamente a primeira carta de seu monte, fazendo a comparação dos números;
O jogador que virar a carta de número maior, fica com as cartas da rodada;
O jogo acaba quando as cartas acabarem;
O jogador que tiver o maior número de cartas vence o jogo.

Cartas do jogo. (arquivo pessoal)
O mesmo jogo pode ser adaptado para o uso das "Fichas sobrepostas":
Meta do jogo: obter o maior número de fichas no final do jogo;
Recursos necessários: um kit de fichas sobrepostas (unidades de milhar, centenas, dezenas e unidades);
Regras do jogo:
Dividir a turma em duplas;
As fichas ficam embaralhadas e viradas para baixo, no centro da mesa, divididas de acordo com a ordem (unidades de milhar, centenas, dezenas e unidades);
Cada aluno retira do centro uma ficha de cada ordem e forma seu numeral;
O jogador que formar o maior número, fica com as fichas da rodada;
O jogo acaba quando as fichas acabarem;
O jogador que tiver o maior número de fichas vence o jogo.

Fichas sobrepostas (arquivo pessoal)
           Quanta descoberta! Com tudo que você aprendeu, é hora de produzir...   

 MÃOS NA MASSA

         Seu grupo receberá uma sacola com material necessário para construção do jogo "A maior vence".
         Construa dois exemplares de cada material para o jogo e experimentem os materiais jogando com o grupo, testem as regras e sugiram variações!

         Após as leituras sugeridas neste desafio e as  práticas propostas aqui, cada integrante do grupo deve registrar nos comentários desta postagem um parágrafo sintetizando seu aprendizado, como foi sua experiência e o que pensa sobre a viabilidade de utilizar este material em uma prática pedagógica. O comentário deve ser inserido até as 23 horas do dia 03 de outubro de 2019.

Lembrete:
          Ao final do comentário inclua seu nome para facilitar sua identificação. Após digitar, releia e, se necessário, faça as correções! Atenção: nada de "internetês"!

8 comentários:

Volmir Tessaro disse...

O mini curso trouxe para mim, uma visão muito diferente da Matemática, além disso, possibilitou conhecer a importância que ela possui e a evolução que teve; Trouxe um método muito eficaz de aprendizado, através de jogos que aguçam nossa sede de competição, onde todos querem ser o melhor, e assim fazendo exercitar a cabeça, realizando as atividades propostas de uma maneira mais leve e atingindo o objetivo com maior êxito que o método tradicional.
Levarei esta experiência para minha prática pedagógica, pois demonstrou ser mais que viável e eficaz.

Volmir Boeira Tessaro

Patrícia Perini disse...

Na minha visão o tema abordado neste desafio é muito importante por se tratar da origem da numeração indo-arábica. A forma em que o tema foi apresentado prende a atenção de quem esta aprendendo por conter material de fácil leitura e jogos que passam ensinamento de forma divertida.

Renata Serpa disse...

A tecnologia veio para ajudar o homem a evoluir, a utilização deste meio na sala de aula é muito relevante.
O mini curso sobre matemática trouxe mais clareza sobre a função do blogquest como material educativo. Realizei o primeiro desafio que não só continha jogos relacionados a matemática, mas também a historia dos números. O jogo online possui-a níveis de dificuldade para desenvolver o interesse, e os outros jogos demandavam confecção do próprio material que eu acredito da mais importância e entendimento do jogo.
É utilizando ferramentas como esta que conseguimos chamar a atenção dos alunos nesta era digital, e transformamos as aulas em algo prazeroso.
Adorei participar deste lado da tela e acredito que esta experiencia vai auxiliar na produção da minha própria bloquest.

Renata Serpa.

Eduarda Dumke Ribas disse...

O primeiro dia de minicurso foi interativo e legal. Melhor ainda por eu ter pego o desafio 1 que traz a história da origem dos números, e história é a disciplina que eu mais amo, então, foi como se eu tivesse sido escolhida. Também gostei da atividade dentro do desafio. De inicio, não entendi muito bem, mas depois manipulando e conversando com o grupo, entendi de vez.

Prof. Ingrid disse...

Eduarda, fiquei feliz em ver que o desafio sorteado para seu grupo lhe agradou, não deixe de ver os outros desafios, para ampliar seus conhecimentos e quem sabe amar a matemática também! Percebi seu interesse durante a aula, fazendo anotações no caderno continue dedicada.
Aproveite para me contar como foi a experiência com o jogo digital "Batalha dos números".
Abraço e até a próxima etapa!

Prof. Ingrid disse...

Renata, você captou a ideia do curso, apresentar algumas possibilidades para que as aulas tornem-se atrativas, que possam cativar o aluno! A criança aprende brincando, não podemos excluir as brincadeiras da sala de aula, do mesmo modo as tecnologias, estamos em um mundo tecnológico, a escola precisa acompanhar esta evolução.
Não deixe de ver os outros desafios para ampliar ainda mais seus conhecimentos! Abraço e até a próxima etapa!

Prof. Ingrid disse...

Isso mesmo Patrícia, na hora de montar a Blogquest precisamos ter em mente, quem são as pessoas que usarão ela e buscar ferramentas direcionadas para estas pessoas e que possibilitem uma atividade envolvente!
Passe pelos outros desafios e amplie seus conhecimentos.
Abraço, até a próxima etapa!

Prof. Ingrid disse...

Volmir, que feliz estou em ler que este curso mudou sua visão sobre a aprendizagem matemática, mais ainda que levará estes conhecimentos para suas práticas! Busque sempre mais, lembre que a escola precisar "conversar" com o mundo e assim, brincadeiras e tecnologias não podem estar fora dela!
Passe pelos outros desafios para ampliar seus conhecimentos e não deixe de fazer anotações sobre tudo que considera relevante, estes registros serão muito úteis na hora da prática!
Abraço e até a próxima etapa!