quarta-feira, 26 de junho de 2019

Desafio 2

Resultado de imagem para ifrs campus vacaria

Resultado de imagem para matemática para crianças
Disponível em: http://www.reforcoescolarinstruir.com.br/wp-content/uploads/2016/09/matematica-para-criancas.png. Acesso em 06 set. 2019.

BLOGQUEST

Mãos na massa: aprendizagem significativa da matemática nos  anos Iniciais do Ensino Fundamental

DESAFIO 2


           Para realizar este desafio, vamos falar sobre o Sistema de Numeração Decimal e a ideia de sequência. Ao fazer as leituras, lembre-se de fazer anotações em seus cadernos.
          "Em relação aos números, podemos dizer que a série numérica é o resultado da seriação de classes de conjuntos. Portanto, se considerarmos a ordem crescente de quantidade de elementos, qualquer conjunto de 3 elementos  que imaginarmos estará colocado depois de qualquer conjunto de 2 elementos e antes de qualquer conjunto de 4 elementos, a relação entre eles é "+1" (tem mais uma unidade que o anterior). No caso da ordem decrescente, seria "-1" (tem menos uma unidade que o anterior).(TOLEDO e TOLEDO, 1997, p. 51).
          O link abaixo nos explica de forma clara o que são sequências numéricas, clique para saber mais:
 
          Na unidade temática Números da BNCC, um dos objetos de conhecimento refere-se à contagem, tanto ascendente como descendente. Atividades com sequência numérica ajudam a criança a compreender a formação dos números, unidade, dezena e centena, ordenar e classificar números e a compreensão da reta numérica, além de construir conceitos de "maior que", "menor que".
          Para a introdução do conceito de sequência numérica, é importante que a criança possa realizar contagens com materiais manipulativos: tampinhas, fichas, pecinhas..., a manipulação destes materiais auxilia na percepção da quantidade e permite comparações que contribuem para a formação do conhecimento de forma significativa.      

Sugestões:

          O jogo "Completando os números", é um jogo digital, destinado aos primeiros anos do Ensino Fundamental, apresenta três níveis diferentes de dificuldade, este jogo auxilia no aprendizado matemático relacionando unidade, dezena e centena à pares e ímpares, múltiplos e sequencias, além de exigir concentração e cálculo mental.
          É hora de testar suas habilidades, escolhendo o modo fácil, completem os espaços com os números que faltam, prestem bastante atenção para descobri a lógica de cada fase.


Jogue agora!
          O jogo "Um a Mais, Um a Menos Dez a Mais, Dez a Menos"  tem como objetivo estimular a compreensão do sistema de numeração decimal, principalmente a sequência numérica.
Meta do jogo: ser o primeiro a usar todas as suas fichas;
Recursos necessários: tabuleiro quadriculado com 100 espaços vazios, um quadro modelo numerado de 1 a 100 (quadro de centena) e 100 fichas que completam o tabuleiro;

Resultado de imagem para quadro da centena
Quadro da Centena
Regras do jogo:
Dividir a turma em grupos de 4 integrantes;
Cada aluno recebe 8 fichas, embaralhadas. As demais compõem o monte no centro da mesa;
Qualquer ficha do monte é colocada em seu lugar no tabuleiro para dar início ao jogo;
Sorteia-se o primeiro jogador, que deve colocar uma de suas peças no tabuleiro desde que seu valor represente 1 a mais, 1 a menos, 10 a mais ou 10 a menos de uma peça já posicionada. Se não tiver, pode pegar apenas uma peça do centro da mesa para tentar, caso não corresponda às necessidades, passa a vez;
O jogo acaba quando um dos jogadores posicionar todas as suas fichas.
          Quanta descoberta! Com tudo que você aprendeu, é hora de produzir...   

 MÃOS NA MASSA

         Seu grupo receberá uma sacola com material necessário para construção do jogo "Um a Mais, Um a menos, Dez a mais, Dez a menos".
         Construam um exemplar do jogo e experimentem o material jogando com o grupo, testem as regras e sugiram variações!

          Após as leituras sugeridas neste desafio e as  práticas propostas aqui, cada integrante do grupo deve registrar nos comentários desta postagem um parágrafo sintetizando seu aprendizado, como foi sua experiência e o que pensa sobre a viabilidade de utilizar este material em uma prática pedagógica. O comentário deve ser inserido até as 23 horas do dia 03 de outubro de 2019.

Lembrete:
          Ao final do comentário inclua seu nome para facilitar sua identificação. Após digitar, releia e, se necessário, faça as correções! Atenção: nada de "internetês"!

11 comentários:

Silmara de Andrade Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduarda Longo de Vargas disse...

Sobre criar e jogar o segundo jogo, eu achei o jogo online muito legal, ele é animado e bem didático, mas criar o jogo e jogar o jogo de tabuleiro foi muito legal, ele é fácil de explicar e exige bastante concentração dos alunos, por ser um jogo bem desafiador ele instiga e anima os alunos a quererem melhorar e se desafiar a vencer. Adorei

Eduarda Longo de Vargas

Marisa Raquel Longo disse...

Sobre o nosso jogo, achei ele excelente e de fácil explicação à respeito de como jogar. O jogo necessita de muita concentração do aluno, o que o faz pensar e ter algum entendimento em relação aos números e a sequência dos mesmos para mais ou para menos. Acredito que deveria muito ser utilizado em sala de aula. Adorei.
Marisa Raquel Longo

Edilce Boeira Camargo disse...

Gostei muito do jogo. É divertido e ao mesmo tempo exige concentração por parte do aluno, estimulando a ter um raciocínio rápido. Quanto á ganhar o jogo, bom isso depende muito da sorte, já que é um sorteio.
Também gostei dos jogos online, um testando a coordenação motora e reflexos e outro estimulando o raciocínio lógico.Aprovado
Edilce de Fátima Boeira Camargo. 02/10/2019.

Silmara de Andrade Rodrigues disse...

gostei de fazer parte da construção do jogo de tabuleiro e também do jogo didático da blogquests nos mostrou a importância da colaboração e interação dos colegas além de ajudar nos desenvolvimento matemáticos e fazendo os alunos apensar e resolver a questões parabéns professora pelo seu trabalho.

Natieli disse...

Adorei o jogo. Na minha opinião a forma de brincar aprendendo auxilia muito na aprendizagem da criança. Todo trabalho que envolve criatividade, é atrativo ao olhar deles e faz com que consigam aprender de forma mais clara e coesa. Além de construirmos o jogo, conseguimos interagir e a experiência foi incrível. Se nós adultos adoramos, com certeza as crianças irão amar.

Prof. Ingrid disse...

Eduarda, que bom que adorou! Realmente o jogo digital era divertido mas o jogo que construíram demanda de muita atenção, com ele a criança constrói conceitos que em um método tradicional estaria preenchendo linhas com sequência numérica.
Continue seus estudos, passando pelos demais desafios e conheça outras possibilidades!
Abraço e até a próxima etapa!

Prof. Ingrid disse...

Marisa, é isso mesmo, este material deve ser usado, e muito, em sala de aula, a criança precisa ter contato com diversas formas de aprendizagem para que possa formar seus conhecimentos. Realmente a matemática exige concentração, mas com os jogos, ela torna-se prazerosa e descontraída, e é isso que as crianças precisam!
O que você achou do jogo digital "Completando os números"?
Não deixe de passar pelos outros desafios e conhecer novas possibilidades!
Abraço e até a próxima etapa!

Prof. Ingrid disse...

Edilce, que bom que aprovou e testou os jogos além dos desafios propostos!
Realmente o jogo precisa um pouco de sorte para ser o vencedor, mas podes fazer adaptações do uso do material para que nem sempre exista competição!
Continue os estudos passando pelos outros desafios e conheça outras possibilidades!
Abraço, até a próxima etapa!

Prof. Ingrid disse...

Silmara, obrigada!
A proposta do curso é essa mesma, contribuir para que possam passar por várias experiências, construir, jogar, aprender. A criança precisa de aulas com diversidade, a aprendizagem significativa se dá através de formas diferentes de contatar o conhecimento!
Passe pelos outros desafios e continue seus estudos!
Abraço e até a próxima etapa!

Prof. Ingrid disse...

Natieli, isso mesmo, se nós adultos gostamos e aprendemos com brincadeiras não podemos admitir que elas fiquem do lado de fora da escola!
Usar a criatividade e estimular o raciocínio são aspectos da aprendizagem significativa, espero que este curso contribua para suas práticas pedagógicas.
Me conte como foi sua experiência com o jogo digital "Completando os números".
Continue seus estudos passando pelos demais desafios!
Abraço e até a próxima etapa!