quarta-feira, 26 de junho de 2019

Desafio 3

Resultado de imagem para ifrs campus vacaria

Resultado de imagem para matemática para crianças
Disponível em: http://www.reforcoescolarinstruir.com.br/wp-content/uploads/2016/09/matematica-para-criancas.png. Acesso em 06 set. 2019.

BLOGQUEST

Mãos na massa: aprendizagem significativa da matemática nos  anos Iniciais do Ensino Fundamental

DESAFIO 3


           Para realizar este desafio, vamos falar sobre as quatro operações fundamentais com números naturais e o cálculo mental. Não deixe de fazer anotações relevantes em seu caderno!
          Clique no link abaixo para aprofundar seus conhecimentos:

         Não deixe de ver o vídeo que está no link acima, mas pode ter passado despercebido!

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=49&v=RheXFO8fGTU. Acesso em 23,set.2019.

          É fundamental que as quatro operações básicas ocupem um lugar de destaque no ensino da matemática. O conhecimento construído em relação a elas possibilita a compreensão de processos mais avançados. Os jogos que envolvem as quatro operações auxiliam o aluno a desenvolver a habilidade do cálculo mental, defendido aqui como um processo de estabelecer relações mentais entre conhecimentos prévios para realização de cálculos. O cálculo mental, como afirma Starepravo (2009) não é a visualização do cálculo escrito, nem deve ser associado ao cálculo rápido. O cálculo mental exige pensamento, elaboração de estratégias e a resolução de problemas.       

Sugestões:

          O jogo "The Equator", tem por objetivo montar simples equações, desenvolvendo o raciocínio lógico e seguindo as regras:
          Escolha três números que devem estar próximos uns dos outros;
          Para a escolha, os dois primeiros devem formar o cálculo e o terceiro a possível resposta, o próprio jogo indica qual foi a operação (sinal) usado para a jogada, o jogador monta a estratégia do cálculo mentalmente;
         O jogador precisa formar o maior número de combinações possíveis antes que os blocos ocupem todo o espaço. 
          Teste suas habilidades jogando agora!
       O  "Jogo da ASMD (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão)"  tem como objetivo estimular o raciocínio matemático envolvendo as quatro operações fundamentais, regras utilizadas para resolução de expressões numéricas e o cálculo mental.
Meta do jogo: ser o primeiro a chegar no 10;
Recursos necessários: tabuleiro quadriculado com 10 linhas e 5 colunas (numeradas de 1 a 10), 3 dados e 5 tampinhas de cores diferentes;
Jogo da ASMD (arquivo pessoal).


Regras do jogo:
Dividir a turma em grupos de 5 integrantes;
Cada aluno será representado no tabuleiro por uma tampinha de cor diferente e usará apenas uma coluna para sua caminhada;
Todos iniciam o jogo na casa "1";
Define-se a ordem dos jogadores por sorteio;
Cada jogador, na sua vez, jogará os três dados de uma só vez, com os resultados, deverá formar uma conta que utilizará os três números e as operações necessárias para obter o número da sequência que está jogando. Ex. todos iniciam na casa "1" então na primeira rodada, a resolução da expressão montada com os números obtidos nos dados deve ser 1.
Se não souber ou errar, o aluno permanece na casa que ocupa, se acertar avança para a casa seguinte.
Vence o jogador que chegar primeiro na casa "10".

          Quanta descoberta! Com tudo que você aprendeu, é hora de produzir...   

 MÃOS NA MASSA

         Seu grupo receberá uma sacola com material necessário para construção do jogo "ASMD" e também dos "dados".
         Vocês devem construir um exemplar do jogo, três dados e experimentar o material jogando com o grupo, testem as regras e sugiram variações!
           Após as leituras sugeridas neste desafio e as  práticas propostas aqui, cada integrante do grupo deve registrar nos comentários desta postagem um parágrafo sintetizando seu aprendizado, como foi sua experiência e o que pensa sobre a viabilidade de utilizar este material em uma prática pedagógica. O comentário deve ser inserido até as 23 horas do dia 03 de outubro de 2019.


Lembrete:
          Ao final do comentário inclua seu nome para facilitar sua identificação. Após digitar, releia e, se necessário, faça as correções! Atenção: nada de "internetês"!
  


8 comentários:

Karoline disse...

O desafio 3 trata das quatro operações básicas: adição, subtração, divisão e multiplicação. Tive um entendimento completo do jogo físico, do jogo online e dos conteúdos. A blogquest estava organizada, com todas as explicações explícitas, vídeos e links certos, consegui acessar e compreender tudo.
Achei muito interessante, divertido e de grande valia a confecção do jogo físico. Esse jogo estimula muito o raciocínio lógico, a interação e a percepção. O jogo pode ser adaptado e dar uma folha e lápis aos jogadores, assim poderão tentar montar as equações tendo uma visualização melhor dos cálculos e assim facilitando o raciocínio.
Esse curso está contribuindo muito para o meu aprendizado e contribuindo também para a minha carreira profissional.

Karoline Nunes de Oliveira

Vinicius dos Santos Vieira disse...

Boa noite! Estou encantado com essa oficina pude aprender mais com os materiais lúdicos que são essenciais para uma excelente aprendizagem. Sobre o desafio 3 achei incrível a dinâmica do jogo e sobre o blogquest todos os links funcionaram perfeitamente está de parabéns pelo empenho e dedicação tenha certeza que deixou marcas positivas na minha formação.

Daniela Padilha disse...

Ao contrário do paradigma que há sobre a matemática de ser massante, a palestra foi bastante dinâmica e produtiva. Agregou bastante o meu conhecimento ao que se refere a prática e a aplicação de jogos para trabalhar melhor a matéria. Excelente!

Alessandra Almeida disse...

A aula inicial foi bastante didática, despertando o interesse por parte da turma. A maneira da professora de conduzir a aula já nos ensina como abordar os conteúdos matemáticos de maneira atrativa aos alunos. A proposta de confecção de jogos em grupos torna a atividade mais interessante, proporcionando interação entre os colegas para que posteriormente possam desenvolver o jogo prazerosamente. O desafio 3 era bastante complexo, porém estimulava significativamente o pensamento lógico matemático. Queríamos ser os vencedores e isso estimulava nosso pensamento a criar as soluções corretas para os desafios. Foi uma maneira muito divertida de aprender realmente!

Prof. Ingrid disse...

Karoline, gostei das observações.
Realmente este desafio é o de maior complexidade, pois ele envolve o conhecimento prévio das quatro operações básicas, muito raciocínio e o divertimento da competitividade.
Espero mesmo ter contribuído para sua carreira profissional!
Experimente novos conhecimentos nos demais desafios, não deixe de fazer anotações relevantes!
Abraço, até a próxima etapa!

Prof. Ingrid disse...

Vinicius, a matemática é mesmo encantadora!
Imagine se pudermos levar este encantamento para a sala de aula, com jogos e tecnologia, onde a criança, enquanto estudante, não deixou de ser criança?
Fico feliz em ter marcado sua formação, espero que este curso provoque a busca por formas de promover a aprendizagem significativa para seus alunos!
Continue seu aprendizado passando pelos demais desafios e registrando pontos importantes!
Abraço e até aproxima etapa!

Prof. Ingrid disse...

Daniela,
Temos mesmo que quebrar esta ideia de que a matemática é um monstro! Principalmente para as crianças que estão tendo seus primeiros contatos, a aprendizagem significativa defende a construção dos conceitos com experiências que de fato possam ter significado.
Me conte como foi sua experiência com a produção do jogo e se ele foi desafiador.
Continue seus estudos passando pelos demais desafios desta blogquest!
Abraço e até a próxima etapa!

Prof. Ingrid disse...

Alessandra, realmente vi o grupo divertindo-se, esta era a proposta!
Muitos dos jogos e materiais lúdico-manipulativos podem ser criados ou construídos pelos alunos, estimulando habilidades além da matemática.
Que bom que este curso contribui para sua formação, busque sempre formas de ensinar significativamente, para isso conta muito a segurança do professor em relação aos seus saberes.
E, como foi a experiência com o jogo digital?
Me conta e experimente outras possibilidades nos demais desafios desta blogquest, faça anotações e amplie seus conhecimentos.
Abraço e até a próxima etapa!