quarta-feira, 26 de junho de 2019

Desafio 5

Resultado de imagem para ifrs campus vacaria

Resultado de imagem para matemática para crianças
Disponível em: http://www.reforcoescolarinstruir.com.br/wp-content/uploads/2016/09/matematica-para-criancas.png. Acesso em 06 set. 2019.

BLOGQUEST

Mãos na massa: aprendizagem significativa da matemática nos  anos Iniciais do Ensino Fundamental

DESAFIO 5


           Para realizar este desafio, vamos falar sobre o Algoritmo da Subtração. Façam anotações sobre o tema!
          O link abaixo nos apresenta o algoritmo da subtração, clique para saber mais:           
 
       Agora, confiram  formas diferentes de subtrair sem utilizar o algoritmo:
          A ideia de núcleo comum, apresentada no módulo 4 do link anterior exige raciocínio lógico mais avançado, mas este método é uma excelente forma de construir possibilidades que solidificam estratégias para o cálculo mental.      

Sugestões:

          O jogo "Mat 08 Subtração" é um jogo digital que apresenta subtrações simples e ilustradas, o que permite à criança contar e assim construir o conceito de subtração.
            É a sua vez de testar!

Jogue agora!

          O jogo "Paraquedas"  aliado ao uso de tampinhas como material lúdico-manipulativo, foi adaptado para este desafio tendo como objetivo  auxiliar a criança a construir o conceito de subtração e associar a quantidade com o símbolo que a representa.
Meta do jogo: conseguir chegar à ilha do tesouro;
Recursos necessários: tabuleiro (como da figura abaixo), um marcador para cada jogador, fichas com cálculos de subtração, tampinhas para contagem;

Jogo paraquedas (arquivo pessoal).

Regras do jogo:
Dividir a turma em duplas ou trios;
Cada jogador escolhe um paraquedas e coloca seu marcador sobre ele;
Em cada rodada o jogador tira de uma caixa uma ficha que apresenta a subtração que deve ser realizada, só poderá mover seu marcador se tira como resultado um dos três números da primeira fileira à sua frente;
Caso o jogador não obtenha um dos resultados da linha seguinte, ele passa a vez ao próximo jogador.
Vence aquele que primeiro chegar à sua última fileira, conseguindo, assim, encontrar a ilha do tesouro.

          É hora de produzir...   

 MÃOS NA MASSA


         Seu grupo receberá uma sacola com material necessário para construção do jogo "Paraquedas".
         Vocês devem construir dois exemplares do jogo e experimentar o material jogando com o grupo, testem as regras e sugiram variações!

           Após as leituras sugeridas neste desafio e as  práticas propostas aqui, cada integrante do grupo deve registrar nos comentários desta postagem um parágrafo sintetizando seu aprendizado, como foi sua experiência e o que pensa sobre a viabilidade de utilizar este material em uma prática pedagógica. O comentário deve ser inserido até as 23 horas do dia 03 de outubro de 2019.
Lembrete:
          Ao final do comentário inclua seu nome para facilitar sua identificação. Após digitar, releia e, se necessário, faça as correções! Atenção: nada de "internetês"!



8 comentários:

Marta disse...

achei muito interessante e produtivo,da para trabalhar com os alunos.Maristela d f barboza

Rosangela disse...

Nosso desafio é sobre subtração entendi bem o áudio e o vídeo adorei o joguinho virtual e o nosso jogo que fizemos maravilhoso achei bem legal e interessante e com certeza quando estiver em sala de aula usarei esse material parabéns a prof pelo belíssimo curso.
Rosangela Cruz

Alessandra Regina de Lima disse...

Sobre o desafio 5 que trabalhamos:
Ótimo jeito de ensinar matemática brincando.O jogo integra mais de um jogador possibilitando assim a integração entre os colegas.
O jogo me ensinou que é possível ensinar matemática interagindo com as crianças.
Experiência muito valiosa.
Alessandra Regina de Lima

Marta disse...

Nosso grupo trabalhou no Desafio 5 Subtração. Ouvimos o áudio e jogamos virtualmente também. No início confesso estava perdida,mas,depois juntamente com o grupo conseguimos,inclusive,jogar.Percebi que de uma maneira simples,com material de fácil acesso é possível sim aprendermos brincando.
Consegui sair desse nosso primeiro encontro com uma visão diferenciada e ampla de matemática.Ainda no mesmo encontro tive oportunidade de visitar outros grupos e interagir,saindo da aula com vontade de aprender mais,para que,como futura pedagoga sempre estar disposta a criar juntamente com os alunos várias formas de aprendizagem.Grata pela oportunidade,na esperança de que possamos ter mais palestrantes dedicadas em nos passar conhecimento.Marta da Conceição Sousa

Prof. Ingrid disse...

Maristela,
Que bom que achou o desafio interessante, me conte como foi sua experiência usando e construindo o jogo "Paraquedas" e também sobre o jogo digital "Mat 08 subtração".
Aproveite para passar nos outros desafios e continuar sua aprendizagem!
Abraço, até a próxima etapa!

Prof. Ingrid disse...

Rosangela,
Muito obrigada pelo comentário, gostei de ver que pretende usar jogos e materiais lúdico-manipulativos em suas práticas!
Continue conhecendo outras possibilidades passando pelos demais desafios!
Abraço, até a próxima etapa!

Prof. Ingrid disse...

Alessandra,
Isso mesmo, se os adultos gostam de jogar, imagine só as crianças!
Espero que leve estes conhecimentos para suas práticas pedagógicas!
Não deixe de me contar como foi a experiência com o jogo digital "Mat 08 subtração".
Aproveite para passar pelos demais desafios e conhecer outros materiais!
Abraço, até a próxima etapa!

Prof. Ingrid disse...

Marta,
É isso mesmo que o curso espera, que os participantes saiam com vontade de usar estas metodologias e queiram buscar ainda mais por formas de construir aprendizagens significativas!
Que bom que foi possível além de participar do seu desafio, conhecer os outros! O trabalho em grupos é sempre motivador para a criança!
Me conta como foi sua experiência com o jogo digital "Mat 08 subtração".
Aproveite e passe nos demais desafios para saber mais sobre os jogos que você visitou em aula!
Abraço e até a próxima etapa!