quarta-feira, 26 de junho de 2019

Desafio 6

Resultado de imagem para ifrs campus vacaria

Resultado de imagem para matemática para crianças
Disponível em: http://www.reforcoescolarinstruir.com.br/wp-content/uploads/2016/09/matematica-para-criancas.png. Acesso em 06 set. 2019.

BLOGQUEST

Mãos na massa: aprendizagem significativa da matemática nos  anos Iniciais do Ensino Fundamental

DESAFIO 6


           Para realizar este desafio, vamos falar sobre o Algoritmo da Multiplicação e a tabuada.
           Sabe-se que a formação da tabuada se dá pela soma de parcelas iguais, construir, analisar e utilizar os fatos básicos de adição e multiplicação para o cálculo mental ou escrito são habilidades necessárias para a resolução de multiplicações.
          O vídeo abaixo nos apresenta o algoritmo da multiplicação que deve ser usado após a construção dos conceitos básicos de multiplicação. Lembrem-se de fazer registros em seu caderno, sobre pontos importantes deste desafio:

          Agora leia as reflexões apresentadas pela revista Nova Escola sobre o ensino da tabuada nos dias de hoje:
 
          Os materiais manipulativos usados para a construção de sequências, conceitos de adição e subtração também podem ajudar na hora de testar os agrupamentos.      

Sugestões:

          O jogo "Multiplication" é um jogo digital que estimula o raciocínio lógico, envolve agilidade, percepção e conhecimento da tabuada.
          Apresenta uma tabela com 100 algarismos embaralhados, o jogador deve escolher dois deles que multiplicados indicam o produto que aparece logo abaixo da tabela. O jogo também aceita que escolha apenas um algarismo, desde que este tenha o mesmo valor que o produto solicitado.
          A pontuação muda de acordo com sua rapidez! Cuidado com o "Time Left", seu objetivo é usar todos os algarismos da tabela, antes que o tempo acabe!
            É a sua vez de testar! 

https://www.tucajogos.com.br/multiplication.html
Jogue agora!
          O jogo "Jogando com a Tabuada"  tem como objetivo principal o conhecimento da tabuada memorizada, estimula a criança a resolver multiplicações simples. Os recursos deste jogo podem ser aliados ao uso material lúdico-manipulativo "Calculando com varetas", adaptado para o uso da multiplicação. Este material consiste em uma caixa quadrada com 10 cavidades de cada lado onde as varetas podem ser encaixadas. Cada fator da multiplicação é representado em um dos sentidos e o produto é a intersecção das varetas (modelo abaixo). 
Calculando com varetas (arquivo pessoal)


Meta do jogo: conseguir alinhar 5 marcadores no tabuleiro (horizontal, vertical ou diagonal);
Recursos necessários: tabuleiro (como da figura abaixo), 20 marcadores para cada jogador, dois grupos de fichas numeradas de 1 a 10, colocadas em montes separados, material "calculando com varetas" (pode ser usado para conferência de resultados).
Jogando com a tabuada (arquivo pessoal).
Regras do jogo:
Dividir a turma em grupos de 4 ou 5 componentes;
Escolhe-se a ordem dos jogadores;
Cada jogador, na sua vez, retira de cada monte uma ficha, os números retirados correspondem aos fatores (números que serão multiplicados), o encontro da linha com a coluna é o resultado da multiplicação entre os dois;
Para cada multiplicação, o jogador deve posicionar seu marcador na casa correspondente;
Se o jogador souber o resultado da multiplicação, sem olhar o tabuleiro, ele terá direito de posicionar outro marcador em uma casa de sua preferência;
Caso já esteja ocupada a casa que corresponde o produto, o jogador não pode colocar seu marcador e passa a vez;
Ganha o jogo aquele alinhar 5 marcadores, o jogo continua para definir os próximos colocados.
       É hora de produzir...   

 MÃOS NA MASSA

         Seu grupo receberá uma sacola com material necessário para construção do jogo  "Jogando com a Tabuada"  e o  material lúdico-manipulativo "Calculando com varetas".

         Após a construção dos materiais, experimentem o material lúdico jogando com o grupo, testem as regras e sugiram variações!
         Após as leituras sugeridas neste desafio e as  práticas propostas aqui, cada integrante do grupo deve registrar nos comentários desta postagem um parágrafo sintetizando seu aprendizado, como foi sua experiência e o que pensa sobre a viabilidade de utilizar este material em uma prática pedagógica. O comentário deve ser inserido até as 23 horas do dia 03 de outubro de 2019.
Lembrete:
          Ao final do comentário inclua seu nome para facilitar sua identificação. Após digitar, releia e, se necessário, faça as correções! Atenção: nada de "internetês"!



9 comentários:

Queren disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla Nunes disse...

No dia 01 de outubro de 2019 tivemos o início da Semana Acadêmica no IFRS Campus Vacaria, no Curso de Pedagogia e para minha surpresa a Palestrante e professora nesse dia era uma grande amiga, a Ingrid.
Tivemos com a professora Ingrid e turma dois grandes momentos.
No primeiro momento foi de uma forma clara e agradável por parte da Ingrid uma conversa onde a mesma explanou o tema que iríamos aprender e posteriormente usá-los com nossos futuros alunos.
Após essa apresentação, fomos divididos em grupos e cada um ficou com um tipo de Desafio, no caso do meu grupo, ficamos com o Desafio 6 Multiplicação, ou seja, deveríamos entender e jogar dois jogos propostos pela Ingrid e em seguida confeccioná-los. Os jogos eram: Jogando com a Tabuada e Calculando com Varetas.
Pra mim foi uma aprendizagem única e muito válida, já que a maioria dos alunos não gostam de matemática e da forma que a Ingrid nos passou as atividades, onde além dos alunos jogarem diferentes jogos para o entendimento da operação matemática, os mesmos poderão confeccioná-los, interagir em grupo, trocando experiências, idéias e tendo uma nova visão sobre a disciplina tão temida pela maioria dos educandos.
Tenho certeza que implantarei nas minhas aulas de matemática essa nova proposta de ensino trazido pela Professora Ingrid e com isso os meus futuros alunos aprenderam com prazer, entusiasmo, dedicação e assim levando esse aprendizado pela vida inteira.
Agradeço muito à você Ingrid por ter nos proporcionado essa experiência e espero ter mais momentos como esse de ensino-aprendizagem, pois meu objetivo é ser uma educadora que fará a diferença na vida do meu aluno e tendo profissionais como você e os professores do Curso de Pedagogia alcançarei meu objetivo com certeza.

Grata.

Carla Nunes.

Claudia Eduarda Camargo Pereira disse...

O vídeo sobre a multiplicação explica de forma clara e lúdica, a linguagem é de fácil entendimento e com exemplos significativos.
O jogo digital sugerido necessita de atenção, raciocínio lógico, rapidez, estratégias e principalmente, conhecimento da tabuada.
Em relação a construção do jogo de tabuleiro "Jogando com a tabuada" e o material lúdico-manipulativo "Calculando com varetas" foi de grande importância, pois é uma maneira de aprender brincando, sem decorar a tabuada.
A experiência, o trabalho em equipe, a troca de ideias, possibilidades e invenções, além da empatia, saber esperar sua vez e aceitar a ideia do outro, tanto na confecção, quanto na hora de ouvir e entender as regras do jogo.
Com certeza é um método que será muito utilizado em sala de aula, pois é muito produtivo e enriquecedor.

Queren disse...

Participar do Minicurso com a Prof.Ingrid foi uma nova experiência e grande engrandecimento para mim como aluna do curso de Pedagogia. Aprendi que hoje precisamos de profissionais da Educação qualificados e de como inserir a Educação Digital dentro da aprendizagem do conteúdo das disciplinas curriculares. Nossas crianças estão cada vez mais sabendo usar a tecnologia então ela precisa despertar interesse para que torne atraente na sala de aula. A fala da Prof. Ingrid nos deu alguns exemplos e experiências. Adorei os jogos da tabuada e as dinâmicas que fizemos com grupo tornando a tão temida Matemática fácil de ser compreendida, assim poderei futuramente usar em sala de aula.

Obrigado Prof.Ingrid pela sua contribuição!

Luca Luz disse...

A dinâmica proposta foi bem desenvolvida, os jogos propostos foram de bom aproveitamento, os videos explicativos foram de fácil compreensão, sem muitas dificuldades.O trabalho proposto para o grupo foi desenvolvido com êxito, pudemos interagir e trocar ideias, obviamente eu traria tais jogos para a minha sala de aula, inovar no modo de ensino nunca é demais,trazer novos modos de captação do conhecimento ajuda o aluno em seu desempenho.

Prof. Ingrid disse...

Carla,
Obrigada pelas palavras, foi bom te ver novamente!
É isso mesmo que o curso tem por objetivo, apresentar a aprendizagem significativa em momentos de experiência!
Assim como este curso te provocou a aprender, espero que suas aulas provoquem a aprendizagem de forma que os alunos não esqueçam, como você mesma disse.
Aproveite para passar pelos demais desafios e conhecer outras possibilidades!
E me conte como foi sua experiência com o jogo digital que também fez parte deste desafio.
Abraço e até a próxima etapa!

Prof. Ingrid disse...

Claudia,
Muito bem definida a ideia deste desafio! Espero realmente que estas metodologias estejam presentes em suas práticas pedagógicas!
O estímulo á aprendizagem significativa é essencial para a criança desde o início de sua vida!
Lembre-se de passar pelos outros desafios desta blogquest para conhecer mais possibilidades.
Abraço e até a próxima etapa.

Prof. Ingrid disse...

Queren,
Que bom que este curso te mostrou que é possível usar jogos e materiais lúdico-manipulativos na aprendizagem significativa de matemática.
Aproveite para passar pelos outros desafios e conheça um pouco mais!
Abraço e até a próxima etapa!

Prof. Ingrid disse...

Luca,
Isso mesmo, precisamos sempre buscar meios de proporcionar a aprendizagem significativa de forma diversificada. Que bom que pensa em usar estas metodologias em suas práticas pedagógicas.
Aproveite para conhecer outros materiais apresentados nos demais desafios desta blogquest.
Abraço e até a próxima etapa.