quarta-feira, 26 de junho de 2019

Desafio 7

Resultado de imagem para ifrs campus vacaria

Resultado de imagem para matemática para crianças
Disponível em: http://www.reforcoescolarinstruir.com.br/wp-content/uploads/2016/09/matematica-para-criancas.png. Acesso em 06 set. 2019.

BLOGQUEST

Mãos na massa: aprendizagem significativa da matemática nos  anos Iniciais do Ensino Fundamental

DESAFIO 7


           Para realizar este desafio, vamos falar sobre o Algoritmo da Divisão e as ideias principais de divisão: repartição equitativa e medida. Prestem muita atenção nos materiais deste desafio e faça anotações relevantes em seu caderno!
            O vídeo abaixo pode ser apresentado aos alunos, mas neste momento nos apresenta uma atividade simples de introduzir o conceito de divisão: Assistam o vídeo:

           Agora, falaremos de divisão de forma contextualizada, o link abaixo detalha o processo de divisão desde os primeiros contatos até a abstração, leiam e acompanhem as explicações e conheçam mais um material lúdico-manipulativo maravilhoso: o dinheiro fictício. Clique no link abaixo: 
 
          O processo de divisão é construído pela criança no intuito de desenvolver as habilidades de elaborar e resolver problemas que envolvem os conceitos de divisibilidade, utilizando estratégias diversas como cálculo mental, por estimativa e pelo algoritmo. (BNCC, 2018)

Sugestões:

          O jogo "Aprenda a dividir" é um jogo digital que permite a criança, realizar divisões simples onde o divisor pode ser 1,2 ou 3. O jogo apresenta uma representação de objetos para a contagem e permite, com uso de lápis digital, que a criança marque-os para facilitar seu raciocínio.
          O jogador deve contar os objetos e também contar as crianças para assim fazer a divisão e indicar a resposta com o numeral. Caso erre, o jogo muda, mas não será somado ponto ao total de jogos corretos.
            É a sua vez de testar! 
Jogue agora!
          O jogo "Dividindo"  tem como objetivo introduzir o conceito de divisão, para esta atividade o aluno irá precisar usar suas habilidade de contagem, e cálculos. Este jogo pode ser adaptado para todos os primeiros anos do Ensino Fundamental, cabe ao professor estabelecer as possibilidades para as cartas de divisor e dividendo.
      Os recursos deste jogo podem ser usados individualmente como  material lúdico-manipulativo, permitindo que a criança faça testes de divisibilidade ou até para introduzir o conceito de par e ímpar.
Meta do jogo: registrar a maior soma de restos obtidos pelas divisões realizadas;
Recursos necessários: Base com 10 repartimentos que indicam a quantidade de divisor; (como da figura abaixo), caixa com fichas numeradas de 1 a 50 para dividendos, caixa com fichas numeradas de 1 a 10 para divisor, 50 grãos, ficha de registro. 
Dividindo (arquivo pessoal)


Regras do jogo:
Dividir a turma em duplas;
Joga-se o dado para escolher que começa, aquele que obter o maior número inicia;
Cada jogador, na sua vez, retira da caixa de "dividendos" uma carta, e outra carta da caixa de "divisores", se a carta divisor for maior que a dividendo o jogador pode retirar outra, até que esta seja menor;
O jogador deve separar os grãos, de acordo com a quantidade indicada pela carta "dividendo" e distribuí-los igualmente nas tampas, observando a quantidade indicada pelo divisor. 
Após a divisão, o adversário confere o resultado e o jogador anota da ficha de controle os dados obtidos.
Após 10 rodadas cada jogador deve somar as quantidades indicadas na coluna "resto" e vencerá aquele que obtiver o maior número.

       É hora de produzir...   

  MÃOS NA MASSA

         Seu grupo receberá uma sacola com material necessário para construção do jogo  "Dividindo".

         Construam dois tabuleiros para o jogo,  experimentem o material jogando com o grupo, testem as regras e sugiram variações!

         Após as leituras sugeridas neste desafio e as  práticas propostas aqui, cada integrante do grupo deve registrar nos comentários desta postagem um parágrafo sintetizando seu aprendizado, como foi sua experiência e o que pensa sobre a viabilidade de utilizar este material em uma prática pedagógica. O comentário deve ser inserido até as 23 horas do dia 03 de outubro de 2019.

Lembrete:
          Ao final do comentário inclua seu nome para facilitar sua identificação. Após digitar, releia e, se necessário, faça as correções! Atenção: nada de "internetês"!

10 comentários:

Beatrice Machado disse...

Achei muito interessante o vídeo, o texto e o joguinho online. É uma atividade diferente, que sai da rotina de sala de aula. O jogo que nos foi proposto para confeccionarmos é muito legal, pois ele estimula a criatividade, a motricidade e a ludicidade do aluno. Para montá-lo, usamos materiais simples, que temos em nosso dia a dia. É uma forma muito legal de ensinar a divisão para as crianças. Com certeza pode ser usado numa aula, e também confeccionado para as outras propriedades matemáticas. Adorei fazer o jogo e jogar também.

Beatrice Machado do Prado.

Katiane disse...

Adorei o tabuleiro , pois alem de ser uma atividade prazerosa, é excelente na construção do saber, estimula nas crianças diversas áreas, como motricidade fina no momento da construção, pois ali recorta e tem que colocar os objetos nos lugares corretos. é uma ótima forma de ensinar a divisão.
att, Katiane Rodrigues Pereira Dittadi.

Anônimo disse...

Foi um trabalho,complexo com detalhes que exige atenção de quem está produzindo.
Depois de pronto muito surpreendente de ver como é importante trabalhar com os alunos esse tipo de dinâmica em sala de aula,onde vi que facilita muito na hora de ensinar.
Eu com certeza usaria essa dinâmica em minhas aulas.
Até eu que não gostava de matemática mudei meu conceito e opinião.
Parabéns um belo trabalho.

Morgana Andrighetti Euzebio

Renata Sates disse...

Achei o curso maravilhoso, muito dinâmico e realmente foi desafiador como pensei que seria. Posso dizer que contribuiu muito para o meu aprendizado e irá colaborar de forma significativa no meu propósito profissional. O tabuleiro mostra de forma concreta como acontece a divisão, mostrando cada etapa da operação. Além disso, é interativo, dinâmica, trabalha o raciocínio lógico, a motricidade, a percepção, a colaboração do trabalho em grupo e a criatividade.
Parabéns, por desenvolver de maneira criativa este curso.

Renata Gonçalves Sates

Anônimo disse...

Achei muito bom o curso para aprendermos como pensar no futuro,a mim pelo menos que não gostava de matemática, pensava como ia ensinar e fiquei impressionada com o tabuleiro,pois ele estimula a criatividade do aluno além de aprender brincando e também mostra como acontece a divisão e cada passo da operação.E o jogo que nos foi proposto foi muito legal e interessante e precisa-se de muita atenção afinal tem todos os lugares corretos mas adorei fazer foi bem divertido,e adorei jogar.Esse tabuleiro e extremamente importante também pras crianças q tem mais dificuldade assim elas aprendem todas juntas no mesmo momento.Foi desafiador e concerteza usarei nas minhas aulas.
Parabéns por organizar esse curso está sendo maravilhoso, importante e significativo.

Adriana Moraes dos Santos

Prof. Ingrid disse...

Beatrice,
Que bom que gostou das atividades propostas neste desafio, certamente poderá incluir esta metodologia em suas práticas pedagógicas.
Passe pelos demais desafios e conheça outras possibilidades para a aprendizagem significativa de matemática.
Abraço, até a próxima etapa!

Prof. Ingrid disse...

Katiane,
Realmente, os jogos e materiais lúdico-manipulativos ensinam além do objetivo principal, por seus inúmeros benefícios, seria um erro deixa-los de fora da sala de aula.
Me conte como foi usa experiência com o jogo digital deste desafio.
E não esqueça de passar pelos demais desafios desta blogquest para conhecer outras opções.
Abraço, até a próxima etapa!

Prof. Ingrid disse...

Morgana,
Como fico feliz em saber que gostou da metodologia do curso e isso te fez mudar de opinião em relação ao ensino de matemática.
Realmente a confecção deste material exige concentração, mas podes aceitar outras formas de montá-lo, o importante é oferecer a criança formas de criar, manusear elementos que o façam aprender.
E, como foi sua experiência com o jogo digital?
Não deixe de passar pelos demais desafios desta blogquest e veja outras opções que podem ser usadas em suas práticas pedagógicas.
Abraço e até a próxima etapa.

Prof. Ingrid disse...

Renata,
Este curso tem o propósito de contribuir com sua formação e que bom que ele está de acordo com o que você espera para sua vida profissional. A aprendizagem significativa busca formas de aproximar os aprendizados da escola com aquilo que já foi experimentado pelo aluno.
Me conte como foi também sua experiência com o jogo digital "aprenda a dividir".
Depois, passe pelos outros desafios e conheça outros materiais que poderão estar em suas práticas pedagógicas.
Abraço, até a próxima etapa.

Prof. Ingrid disse...

Adriana,
Que bom que este curso lhe mostrou que é possível ensinar matemática de uma forma prazerosa, sempre lembrando que a criança aprende brincando!
Assim como esta atividade pode estar nas suas práticas pedagógicas, conheça outras, nos demais desafios desta blogquest. A diversidade é fundamental para a aprendizagem significativa!
Me conte também, como foi sua experiência com o jogo digital?
Abraço, até a próxima etapa!