quarta-feira, 26 de junho de 2019

Desafio 8

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Disponível em: http://www.reforcoescolarinstruir.com.br/wp-content/uploads/2016/09/matematica-para-criancas.png. Acesso em 06 set. 2019.

BLOGQUEST

Mãos na massa: aprendizagem significativa da matemática nos  anos Iniciais do Ensino Fundamental

DESAFIO 8

O Material dourado

          Os autores TOLEDO e TOLEDO(1997), nos trazem um pouco da história deste material:
          "O material dourado foi criado pela médica italiana Maria Montessori (1870-1952) quando ela trabalhava com crianças que apresentavam distúrbios de aprendizagem. Montessori observou que, para essas crianças, mais que para as outras, era muito importante a ação na construção dos conceitos, e desenvolveu uma série de materiais e estratégias de trabalho. devido à grande eficiência demonstrada, seu método de ensino passou a ser utilizado em várias escolas.
          O material original era constituído de contas de plástico transparente, na cor dourada o que deu origem ao nome.
          Hoje o material dourado, geralmente é constituído de peças de madeira, apresentadas em quatro tipos: cubo, placa, barra e cubinho".
           Cada peça corresponde á um valor do sistema decimal:
          Utilizando o material dourado
          A primeira atividade com o material dourado deve ser o jogo livre, apresenta-se para a criança, o material, de forma que ela crie sua brincadeira, explore as peças, faça comparações, observações e manipulações. (Nessa etapa é comum observar que as crianças usam o material para construir casinhas, torres, caminhos...).
          Após a fase exploratória, o professor pode entrar na segunda etapa: o jogo com regras: atividades planejadas que explorem conceitos de equivalência, agrupamentos e trocas na base 10.
      Com o uso do Material Dourado, o aluno se familiariza com as regras do sistema de numeração decimal, este trabalho de agrupar e trocar proporciona ao aluno maior autonomia uma vez que brincando a passagem de uma dezena para outra acontece num contexto significativo.
          O tempo de exploração do material para a construção do conhecimento em relação ao sistema de numeração decimal é precioso e deve ser bem utilizado, não se pode ter pressa nesta etapa, assim será mais fácil introduzir os algoritmos das quatro operações.
          Agora vamos brincar um pouco?
          Acesse o link abaixo e use o Material Dourado para representar o número que se pede! Seja um TOP 10!

         Muito bem, agora que vocês já leram sobre o material, sua formação e experimentaram ele em uma versão digital. Vamos usá-lo de forma física?

MÃOS NA MASSA

           1º passo: dividir a turma em duplas, cada dupla irá receber caixa de material dourado, um dado e um kit de fichas sobrepostas.
            2º passo: construam um modelo de quadro posicional: 
CUBO
PLACA
BARRA
CUBINHO
Unidade de Milhar
Centena
Dezena
Unidade
UM
C
D
U

           2º passo: acompanhe os passos da apresentação abaixo e execute todas as atividades:

Adição com material dourado:

          Quando o professor perceber que o aluno já domina o processo de agrupamentos e trocas e a representação simbólica dos números ele pode introduzir o algoritmo da adição (apresentado no desafio 4).
          Para o ensino da adição com material dourado, sugere-se que cada parcela a ser somada tenha uma representação sobreposta ao quadro posicional, assim a criança pode analisar as quantidades, fazer os agrupamentos e trocas e posteriormente os registros.
         Usando esta metodologia, as adições com reserva podem ser aprendidas simultaneamente com as que não precisam de troca.
          Vamos testar?
          Como vocês estão em duplas, cada um deve usar as fichas sobrepostas (unidades, dezenas e centenas) para indicar ao outro colega duas parcelas a serem somadas, este deve representar cada uma delas usando o quadro posicional, realizar agrupamentos e trocas e assim registrar o cálculo no caderno. (repitam este processo de forma que cada um possa testar 2 vezes). 

Subtração com material dourado:

           A subtração envolve processos diferentes para obter-se o mesmo resultado (resto ou diferença), a ideia de tirar, de fazer correspondência ou a de completar, o material dourado pode ser usado para as três alternativas na hora de introduzir o algoritmo da subtração (apresentado no desafio 5).
Exemplos:
"tirar": 9 - 6 = (de nove cubinhos tiro seis cubinhos, sobram três);
"Comparar" 9 - 6 = (neste caso, a criança representa dois grupos de cubinhos, um com nove e outro com seis, estabelece a correspondência uma a um e os cubinhos não utilizados (três) representam a diferença);
"Completar" 9 - 6 = (quantos faltam para 6 chegar á 9)
          Para o ensino da subtração com recurso à ordem superior (pedir emprestado) utilizando o material dourado, e o registro simultaneamente sugere-se que o minuendo seja representado no quadro posicional e o subtraendo seja representado pela retirada do material, realizando as trocas necessárias.
          Vamos testar?
          Como vocês estão em duplas, cada um deve usar as fichas sobrepostas (unidades, dezenas e centenas) para indicar ao outro colega o minuendo e o subtraendo (que deve ser menor que o minuendo), este deve representar o minuendo  usando o quadro posicional, realizar trocas e retiradas e assim registrar o cálculo no caderno. (repitam este processo de forma que cada um possa testar 2 vezes).

Multiplicação com material dourado:

          O material dourado para o ensino do algoritmo da adição (apresentado no desafio 6) pode ser utilizado como na adição, levando em consideração o princípio de que a multiplicação é a soma de parcelas iguais..
          Para o ensino da multiplicação com material dourado, sugere-se que um fator seja representado no quadro posicional quantas vezes o outro fator indica, assim a criança pode analisar as quantidades, fazer os agrupamentos e trocas e posteriormente os registros.
        Usando esta metodologia, as multiplicações com reserva podem ser aprendidas simultaneamente com  as que não precisam de troca.
          Vamos testar?
          Cada um deve usar as fichas sobrepostas (unidades e dezenas para um fator e unidades para outro fator) para indicar ao outro colega quais serão os fatores da multiplicação, este deve representar o maior fator, tantas vezes o menor fator indicar usando o quadro posicional, realizar agrupamentos e trocas e assim registrar o cálculo no caderno. (repitam este processo de forma que cada um possa testar 2 vezes). 

Divisão com material dourado:

          O material dourado pose ser utilizado para a compreensão do processo longo de divisão como vimos o exemplo do uso de notas de dinheiro no link Passos para a divisão  (apresentado no desafio 7). Neste caso as notas de 100 são as placas, as notas de 10 são as barras e as moedas de 1 são os cubinhos.
           Para o ensino da divisão com material dourado, sugere-se que o dividendo seja representado no quadro posicional e que as peças sejam divididas de acordo com o divisor, começando pela maior ordem do numeral (placas) assim a criança pode analisar as quantidades, fazer as trocas e posteriormente os registros.
          Vamos testar?
          Usem as fichas sobrepostas (unidades, dezenas e centenas) para indicar ao outro colega o dividendo e indique o divisor (2, 3, 4 ou 5 devido á quantidade de peças do kit de material dourado) , este deve representar o dividendo usando o quadro posicional, realizar agrupamentos e trocas de acordo com o divisor e assim registrar o cálculo no caderno. (repitam este processo de forma que cada um possa testar 2 vezes).
Agora que vocês já passaram pelas quatro operações básicas do Sistema de Numeração Decimal usando o ábaco, as fichas sobrepostas e o quadro posicional, vamos descontrair jogando!?
                O jogo "10 não pode"  ou "Nunca 10" auxilia a criança a dominar o processo de agrupamento e trocas.
Material necessário: um kit de material dourado, um dado e material para anotação.
Regras do jogo: Dividir a turma em grupos (no mínimo 2);
Cada jogador, na sua vez, lança o dado. O número indicado pelo dado é a quantidade de cubinhos que deve ser pega;
A cada rodada novos cubinhos são acrescentados;
Ao completar 10 cubinhos o jogador deve trocar por uma barra e a cada 10 barras deve trocar por uma placa e permanecer com os que não trocou;
O jogo acaba quando um dos jogadores chegar ao número combinado, neste caso 100 (uma placa);
Vence quem conseguir trocar por uma placa primeiro. 

Abaixo o link nos leva ao mesmo jogo, porém na versão digital. Acesse e jogue agora! 

Jogo "Nunca 10"

          Após as leituras realizadas neste desafio e as  práticas propostas aqui, registre nos comentários desta postagem um parágrafo sintetizando seu aprendizado, como foi sua experiência e o que pensa sobre a viabilidade de utilizar este material em uma prática pedagógica. O comentário deve ser inserido até as 23 horas do dia 11 de outubro de 2019.
Lembrete:
          Ao final do comentário inclua seu nome para facilitar sua identificação. Após digitar, releia e, se necessário, faça as correções! Atenção: nada de "internetês"!
Depois de realizar o Desafio 8, siga para o Desafio 9 clicando no link abaixo!

29 comentários:

Beatrice Machado disse...

Achei o material bem interessante. Lembro que foi utilizado pelo minha professora da primeira série. No começo tive um pouco de dificuldade na atividade proposta, mas depois com a ajuda da professora Adriana, consegui me achar. É um material que facilita muito a aprendizagem e possibilita que o aluno aprenda de uma forma diferente. Gostei muito do aprendizado. Com certeza vou utilizar o material nas minhas aulas.

Beatrice

Silmara de Andrade Rodrigues disse...

Professora Ingrid nos primeiros cálculos fiquei um pouco perdida mas depois me lembrei da aula que tivemos dai ficou mais fácil na realização do desafio proposto, gostei muito do joguinho ele ensina a desenvolver o cálculo facilitando e não tendo nenhum constrangimento para criança, uma forma inovadora de aprender matemática brincando, é um material que tem qualidade mais uma vez parabenizo pelo seu desenvolvimento.

Silmara

Carmen Carvalho disse...

Muito bom esse material digital pois é muito bom para o raciocínio logico tanto de nos adultos quanto para as crianças de series iniciais, com esse tipo de material é muito mais fácil a incentivação para que as crianças aprendam matemática através de uma brincadeira simples mas de fácil aprendizagem. Com certeza usarei esse material.


Carmen

Eduarda Longo disse...

Esse material é muito prático e muito didático, auxilia muito nas aulas e é de fácil entendimento. No início das operações matemáticas é muito útil, pois os alunos menores precisam visualizar o que de fato esta acontecendo.

Michele Rodrigues disse...

Adorei jogar esse joguinho, no começo tive dificuldade para entender como jogava, mais depois que aprendi, foi muito divertido, e para as crianças acredito que será muito interessante aprender assim, pois é mais fácil de entender as operações vendo elas na prática, quando criança usei o material dourado para compreender as operações, e me ajudou muito. Certamente usarei também com meus alunos, inclusive em formato digital!

Rita de Cássia Cornil Gonzales disse...

Muito interessante, gostei muito do jogo, digitalmente não perde em nada para o jogo físico, dá para ter a noção de proporção e quantidade na adição e substituição das peças nas trocas das casas de unidade,dezena, centena e milhar. Com certeza pode ser utilizado em aula para crianças.

Anônimo disse...

Não conhecia esse material nunca usei enquanto estudava na escola achei muito interessante no começo m senti perdida pois até entender foi complicado mas aos poucos fui entendendo com a ajuda da minha colega Renata q já trabalhou com esse método e penso que e uma maneira de a criança aprender melhor também e um material bem produtivo.

Anônimo disse...

Não conhecia esse material nunca usei enquanto estudava na escola achei muito interessante no começo m senti perdida pois até entender foi complicado mas aos poucos fui entendendo com a ajuda da minha colega Renata q já trabalhou com esse método e penso que e uma maneira de a criança aprender melhor também e um material bem produtivo.

Adriana Moraes dos Santos.

Anônimo disse...

Já conhecia o material, porem nunca tinha usado da forma correta, conhecia como um brinquedo, achei bem interessante, porem talvez seja difícil na construção da aprendizagem, pois até pegar o jeito achei um pouco complicado.

Katiane Dittadi

Eduarda Dumke Ribas disse...

O material pode ser complexo para a criança que não aprendeu matemática com ele. Eu nunca havia manipulado o material dourado, por isso, o achei um pouco difícil para passar para as crianças. A prática foi muito legal e eu adorei trabalhar com esse material, porque me fez ver a matemática das séries iniciais de outra maneira, mais divertida.

Luca Luz disse...

O uso do material dourado pode ser complexo para alguns pela forma de uso nas equações,pelo jeito que ele é trabalhado. A inserção deste material nos anos iniciais pode ser difícil, aos poucos as crianças irão se familiarizando e assim desenvolvendo a vontade de trabalhar. Eu já havia trabalhado com este material quando criança, mas na aula da profª Ingrid que de fato trabalhei ele em equações e pude perceber que exige concentração, especialmente de minha parte . Foi uma experiência divertida, gostei bastante, eu trabalharia ele em sala de aula com certeza.

Karoline disse...

Eu já conheci o material dourado quando cursei o magistério, conheci também as formas de utiliza-lo nas realizações das contas. Achei muito interessante, pude relembrar isso e também aprendi coisas novas, como a utilização das fichas para representar os números e os cálculos.
Já tive a experiência de utilizar o material no meu estágio do magistério. Acho muito viável a utilização do material dourado, assim conseguimos fazer com que a matemática seja concreta e manuseável, facilitando o aprendizado dos alunos e deixamos a matemática entendida, não apenas decorada. Na primeira impressão parece que não dará certo, que eles não entenderão, mas com o passar das aulas vimos que os alunos conseguem realizar as atividades propostas e ter um aprendizado muito significativo.

Alessandra Almeida disse...

O material dourado pode parecer complicado para os estudantes ou docentes que não o utilizaram na construção de seus conhecimentos matemáticos, porém, para a criança que está entrando no mundo dos números e das operações matemáticas é um ótimo recurso que possibilita que a criança possa visualizar esses procedimentos e ter um material concreto para tornar mais palpável o o estudo da matemática. Cabe ao professor superar sua resistência e desconstruir a ideia de que o material dourado dificulta a aprendizagem da matemática, pois com certeza ele é uma alternativa que facilita muito a aquisição dos conhecimentos relacionados à matemática.

Natieli disse...

Natieli do Nascimento Scopel

Trabalhar com o material dourado foi ter a oportunidade de voltar no tempo da escola. Quando estava cursando os anos iniciais do ensino fundamental lembro que minha professora utilizava esse material, porém não sabia que era chamado dessa forma. Foi uma ótima experiência e acredito que é muito válido ainda utilizar nos dias de hoje com os alunos para ensinar as operações matemáticas. Além de ser um método prático, serve para intreter a criança e fazer da matemática uma forma divertida de aprendizado.

Patrícia Perini disse...

Com os jogos apresentados pude relembrar métodos de ensino, como o material dourado, que minhas professoras usaram para me ensinar logo que ingressei na escola. Na minha visão o uso do material dourado para a inserção da matemática para as crianças é um método muito válido por ser explicado de forma simples um cálculo que pode parecer muito complexo na visão de uma criança.
Patrícia Perini

Volmir Tessaro disse...

Já conhecia o material dourado “físico” e foi com ele que aprendi as operações de adição e subtração. Acredito que seja a maneira mais prática e eficaz para se aprender as operações, pois você tem condições de visualizar fisicamente as quantidades. O jogo digital do material dourado é muito bom, entretanto, ainda acho que deve ser apresentado o físico primeiro e depois o digital, que vai incentivar o aluno a cumprir a tarefa proposta por se tratar de um jogo que vai entreter e prender sua atenção. O jogo é muito criativo e divertido, gostei muito e não achei dificuldade em trabalhar com ele.

Volmir Boeira Tessaro

Egidiane Michelotto Muzzatto disse...

Meu conhecimento acerca do Material Dourado até a última etapa do curso (presencial), era exclusivamente leigo. Já sabia da existência do artefato, porém desconhecia as maneiras de operacionalizá-lo visando a aprendizagem significativa.

Confesso que fiquei bastante surpresa ao ver como a atividade se desdobrou. Certamente o recurso tende a agilizar a compreensão das operações, bem como a importância e aplicabilidade de saber tais recursos para a vida comum, ordinária.

A matemática tende a ser conceituada como difícil ou pouco prática. Todavia, desde a mais tenra idade devemos, enquanto educadores, desmistificar tal noção dando à matemática significado, validade, coerência e aplicabilidade. O Material Dourado facilita nesse processo, sem dúvidas.

Ainda preciso treinar as formas de operar. Porém, certamente se um dia vir a ensinar matemática, buscarei utilizar o que aprendi.

Egidiane M. Muzzatto

Edilce Boeira disse...

Não conhecia o material dourado. Infelizmente não tive a felicidade de ter aprendido as quatro operações da matemática com ele. No princípio achei um pouco difícil mas depois que recebi as instruções entre elas "10 não pode", achei muito legal. Trabalhamos em dupla e aprendemos nos divertindo. Assim acredito que toda criança, deve e vai gostar de aprender de uma forma prática, divertida e que vai prender sua atenção com certeza. Super aprovo este método.
Edilce Boeira Camargo

Rosangela disse...

Bom já conhecia o material dourado da escola que trabalhava, mas não sabia muito bem como se utilizava, achei muito legal e bem interessante bem chamativa o que consegue atenção da criança e isso se torna mais fácil a aprendizagem, e com certeza usaria em sala de aula.
Rosangela CRUZ

Renata Serpa disse...

O material dourado foi uma descoberta para mim, pois apesar de existir a muito tempo não tive a oportunidade de conhecê-lo durante o ensino básico.
Inicialmente o aluno pode começar a explorar este meterial de outras maneiras para conhece-lo e gradativamente utilizá-lo conforme orientação do professor.
Se trata de algo concreto, que traz significado para seu sentido final. Com certeza e um material que irei utilizar em minha docência.
Renata Serpa

Marta Sousa disse...

A utilização do material dourado pode parecer enigmático para aprendizagem inicial. Eu estava tendo dificuldades de entender no começo, tendo em vista que meu contato com ele foi nas escolas, como servente, para juntar e guardar e às vezes, varrendo-os. Todavia na aula concluí que é um método de fácil aprendizagem para as crianças. Eu usaria com os alunos.

Raquel disse...

Não conhecia o material dourado. Achei ele um pouco complicado para entendimento no início, mas, fui lendo sobre ele, e aos poucos descobri o quão mágico e didático pode ser. Possui formato interessante de brinquedo, e depois de aprender a usar, pode tornar-se um grande aliado ao professor.Acredito que ajude aos alunos quanto a agilidade em perceber quantos números tem em cada peça, fazendo assim com que a agilidade visual seja aguçada também. Tona a aula um pouco diferente, não limitando-se apenas ao quadro negro, é uma forma de brincar aprendendo.

Daniela Padilha disse...

O recurso do material dourado, acredito que seja a forma mais paupável e acessível de se compreender o processo que ocorre na matemática durante as 4 operações. Eu já havia tido contato com ele na época em que estava no ensino fundamental e tive oportunidade em trabalhar com ele também através das aulas de didática da matemática durante o curso do Magistério, era a princípal ferramenta das aulas realizadas pela professora Adriane Lucena. Ótima a didática utilizada também pela profe Hingrid, atividades conduzidas de forma clara e dinâmica.

Claudia Eduarda Camargo Pereira disse...

Já tinha conhecimento sobre o material dourado e sua utilização. É um recurso muito interessante para iniciar as operações matemáticas, pois os alunos precisam do concreto para que suas aprendizagens tenham mais êxito. Na prática, percebo que alunos que aprendem sem o material dourado apresentam mais dificuldade para compreendê-lo. Já os alunos que aprendem primeiramente com esse recurso, mostram mais facilidade na obtenção dos resultados. Pode-se concluir então, que quanto antes o material for apresentado e utilizado com os alunos, mais cedo ocorrerá a aprendizagem significativa das operações.

Renata Sates disse...

Eu já conhecia o material dourado, através do Curso Normal e utilizei bastante no estágio no quinto ano. Acredito ser um material fundamental para o ensino concreto da matemática, é um jogo que auxilia muito o aprendizado do discente fazendo com que o mesmo entenda que sempre ao completar 10 em uma das ordens, deverá substituir. Ou seja, "dez não pode". É um jogo maravilhoso para trabalhar a adição e subtração, visivelmente a criança vê e compreende as ordens, classe e reservas. Acredito que, utilizar o material nas aulas de matemática dos anos iniciais é fundamental para a aprendizagem significativa.

Renata Gonçalves Sates

Alessandra Regina de Lima disse...

Eu não conhecia o material dourado fiquei encantada. Na minha opinião o material dourado fica mais prazeroso ensinar matemática toda criança é curiosa e tudo que desperte o interesse delas nessa fase da primeira aprendizagem será produtiva.
O que aprendi com a Professora Ingrid levarei para meu futuro.Pois nem todas os alunos gostaram de Matemática, mas se nossos enquanto professores pudermos proporcionar aulas mais criativas e despertando a curiosidade deles teremos bons alunos na disciplina.
Alessandra Regina de Lima

Carla Nunes disse...

No primeiro momento quando a professora Ingrid perguntou o que era Material Dourado, eu sabia do que se tratava, mas não sabia explicar. A professora dividiu a turma em duplas e para cada dupla ela deu um Material Dourado, onde a mesma explicou a função desse material e após fez algumas possibilidades matemática.
Esse material é muito válido para a primeira apresentação das quatro operações matemáticas aos alunos, principalmente na adição e subtração.
A criança consegue visualizar, testar, brincar, raciocinar e ter a noção de onde parti cada operação matemática orientada pela professora e assim chegar no resultado correto desse cálculo matemático.
A partir desse entendimento, o aluno consegue fazer os cálculos com facilidade e de uma forma prazerosa, já que ele sabe toda a base necessária para aprender outros conteúdos na área da matemática propostos na sua vida escolar.

Carla Nunes disse...

No primeiro momento quando a professora Ingrid perguntou o que era Material Dourado, eu sabia do que se tratava, mas não sabia explicar. A professora dividiu a turma em duplas e para cada dupla ela deu um Material Dourado, onde a mesma explicou a função desse material e após fez algumas possibilidades matemática.
Esse material é muito válido para a primeira apresentação das quatro operações matemática aos alunos, principalmente na adição e subtração.
A criança consegue visualizar, testar, brincar, raciocinar e ter a noção de onde parti cada operação matemática orientada pela professora e assim chegar no resultado correto desse cálculo matemático.
A partir desse entendimento, o aluno consegue fazer os cálculos com facilidade e de uma forma prazerosa, já que ele sabe toda a base necessária para aprender outros conteúdos na
área da matemática propostos na sua vida escolar.

Queren disse...

Eu não tinha o conhecimento do Material Dourado, depois das explicações que tivemos com a Prof. Ingrid, a colega Claudia me ajudando a resolver as equações fiquei surpresa em saber podemos aprender matemática de outras formas. Acredito que para as crianças em sala de aula facilita a aprendizagem saindo do tradicional.