Disponível em: http://www.reforcoescolarinstruir.com.br/wp-content/uploads/2016/09/matematica-para-criancas.png. Acesso em 06 set. 2019. |
BLOGQUEST
Mãos na massa: aprendizagem significativa da matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental
DESAFIO 9
O ábaco
Este desafio nos apresenta o ábaco. SHIH (2012) apresenta o material como a mais antiga máquina de calcular construído pelo ser humano. Conhecido desde a Antiguidade, era formado por estacas fixadas verticalmente no solo ou em uma base de madeira. Em cada estaca eram colocados pedaços de ossos ou de metal, pedras, conchas para representar quantidades. O valor de cada peça dependia da estaca onde era colocada.
Utilizaremos um ábaco composto de pinos nos quais são colocadas argolas ou contas; o valor depende do pino onde as contas são colocada. Da direita para a esquerda, os pinos representam as ordens das unidades, dezenas, centenas, unidades de milhar e dezena de milhar.
Utilizaremos um ábaco composto de pinos nos quais são colocadas argolas ou contas; o valor depende do pino onde as contas são colocada. Da direita para a esquerda, os pinos representam as ordens das unidades, dezenas, centenas, unidades de milhar e dezena de milhar.
Disponível em: https://cdn.awsli.com.br/600x450/328/328177/produto/28384542a232440db5.jpg. Acesso em: 30 set. 2019. |
O ábaco além de ser um recurso para apresentar quantidades em um modelo que enfatiza as ordens na escrita de números no Sistema de Numeração Decimal, permite representar cálculos de adição e de subtração. O ábaco reproduz com facilidade os agrupamentos presentes na adição e os recursos necessários em uma subtração, permitindo ao aluno perceber as relações presentes nos cálculos convencionais dessas operações.
É um instrumento mais simbólico, no sentido que o valor das contas não depende do seu tamanho, mas sim da posição que ocupa, como os algarismos no sistema decimal.
A regra fundamental para trabalhar com o ábaco é: nunca se pode ter 10 ou mais contas em uma mesma vareta.
O link abaixo nos permite usar um ábaco virtual.click para fazermos uma experiência!
Mãos na massa!
As duplas formadas no desafio anterior devem continuar;
Cada dupla receberá um ábaco, um dado e um kit de fichas sobrepostas (apresentadas no desafio 1);
1º passo: exploração livre do material;
2º passo: representação de numerais no ábaco: um dos integrantes da dupla monta um numeral utilizando as fichas sobrepostas e o outro deve representar o mesmo no ábaco.
Combina-se uma quantidade de vezes. Exemplo: 5 vezes para cada aluno. O aluno que indica o numeral com as fichas sobrepostas deve conferir a correspondência que o colega fez no ábaco.
Adição com ábaco:
Depois que a criança apresenta compreensão e domínio em relação ás trocas e a representação simbólica dos números pode-se introduzir o algoritmo da adição (apresentado no desafio 4).
Para o ensino da adição com ábaco, sugere-se que cada parcela a ser somada seja representada pela quantidade de argolas necessárias de acordo com a ordem e classe que correspondem, assim a criança pode analisar as quantidades, fazer as trocas para que em nenhuma haste do ábaco fiquem mais que 9 argolas e posteriormente os registros.
Usando esta metodologia, as adições com reserva podem ser aprendidas simultaneamente com as que não precisam de troca.
Vamos testar?
Como vocês estão em duplas, cada um deve usar as fichas sobrepostas (unidades, dezenas e centenas) para indicar ao outro colega duas parcelas a serem somadas, este deve representar cada uma delas usando o ábaco, realizar as trocas e assim registrar o cálculo no caderno. (repitam este processo de forma que cada um possa testar 2 vezes).
Subtração com ábaco:
A subtração envolve processos diferentes para obter-se o mesmo resultado (resto ou diferença), a ideia de tirar é a representada pelo uso do ábaco na hora de introduzir o algoritmo da subtração (apresentado no desafio 5).
Exemplos:
9 - 6 = de nove argolas posicionadas na haste das unidades, tiro seis cubinhos, sobram três argolas, logo, 3 unidades;
11 - 6 = na haste das unidades temos apenas uma argola, antes de realizar a subtração é necessário trocar 1 dezena por 10 unidades, ou seja, retirar uma argola da haste que representa a dezena e trocar por 10 argolas que serão colocadas na haste das unidades, agora são 11 argolas na casa de unidades o que possibilita a criança contar e retirar 6, sobrando 5 argolas (5 unidades). Este é o processo de subtração com recurso á ordem superior (pedir emprestado).
Depois de realizar o Desafio 9, siga para o Desafio 10 clicando no link abaixo!
Vamos testar?
Como vocês estão em duplas, cada um deve usar as fichas sobrepostas (unidades, dezenas e centenas) para indicar ao outro colega o minuendo e o subtraendo (que deve ser menor que o minuendo), este deve representar o minuendo usando o ábaco, realizar trocas e retiradas e assim registrar o cálculo no caderno. (repitam este processo de forma que cada um possa testar 2 vezes).
Após as leituras realizadas neste desafio e as práticas propostas aqui, registre nos comentários desta postagem um parágrafo sintetizando seu aprendizado, como foi sua experiência e o que pensa sobre a viabilidade de utilizar este material em uma prática pedagógica. O comentário deve ser inserido até as 23 horas do dia 11 de outubro de 2019.
Lembrete:
Ao final do comentário inclua seu nome para facilitar sua identificação. Após digitar, releia e, se necessário, faça as correções! Atenção: nada de "internetês"!
Depois de realizar o Desafio 9, siga para o Desafio 10 clicando no link abaixo!
30 comentários:
Professora Ingrid, não conhecia o material dourado e nem o ábaco. Achei muito legal a maneira de aprender matemática brincando. São materiais que possibilitam as crianças à aprender de modo divertido. Demanda bastante atenção e conhecimento antes de usar tanto um como outro método. Nos dias de hoje que os professores precisam serem mágicos para conseguir prender a atenção de seus alunos, acho que estes são dois belos exemplos que podem e devem serem usados na aprendizagem. Sempre gostei de matemática apesar de nunca ter aprendido deste modo criativo, lúdico e divertido. Para mim, foi um grande aprendizado!Parabéns pelo seu trabalho e obrigada por ter estado conosco.
Meu nome: Edilce de Fátima Boeira Camargo.
Não conhecia esse modelo de ábaco apresentado. Gostei muito do aprendizado, acredito que é uma forma bem simples de introduzir a matemática para as crianças.
Foi uma experiência bem construtiva conhecer as diversas formas de ensinar matemática através de jogos. Facilita bastante e acredito que os alunos também preferem aprender brincando.
Beatrice
Na época que eu frequentava a escola não tinha o fornecimento material didáticos composto em jogos manual, eu aprendi a matemática com grans de feijão e o ábaco e o material dourado, conhecia somente em livros, é bem melhor poder ver e pegar na mão esses materiais e facilita sim com certeza o aprendizado dos alunos, o fornecimento de material concreto e palpável, visível para as crianças isso faz muita diferença para os pequenos. Mas com o conhecimento desses materiais e também com a inovação das tecnologia trabalhando juntos com a matemática vai facilitar para as criança aprender matemática pois ela vai estar brincando e desenvolvendo seus conhecimentos.
Na escola não usei ábaco, porém durante o meu estágio produzi com os alunos em sala de aula um ábaco de tampinhas, achei muito válido pois auxiliou muitos os alunos a compreenderem muitas noções básicas da matemática. Além de que acho muito divertido, pois os alunos acabam aprendendo brincando.
Boa Noite! Prof. Ingrid o ábaco é um excelente recurso assim como o material dourado. Eles nos possibilitam uma aprendizagem significativa com os alunos os deixando- os mais interessados e empolgados durante a aula.
A dinâmica apresentada no mini curso abriu horizontes para a importância de se utilizar recursos manuais sobre a matemática.
Não conhecia o material dourado,achei extremamente interessante,tanto no sentido brinquedo,como um instrumento de trabalho que poderia facilitar no aprendizado da matemática da criança, penso que além de soma e subtração, o aluno também pode aprender sobre dezenas, centenas, unidades... acredito que seria bom se todas as escolas possuíssem este material para séries iniciais, torna a aula diferente e criativa.O ábaco, já considero um material pouco atrativo pra crianças em idade de aprendizagem, acredito que poderia ser utilizado em pré-escola, como uma maneira de despertar o interesse pelas cores e quantidades, mas não para aprendizado de soma e subtração. todo material é bem vindo, somente o giz e quadro negro, tornam-se objetos cansativos s aulas, principalmente matemática que é uma matéria com grande carga horária.
ACHEI O JOGO MUITO CRIATIVO,INTELIGENTE,MUITO BOM PARA USAR COM AS CRIANÇAS E LEVAR UM CONHECIMENTO AOS ALUNOS.MARISTELA D F BARBOZA
Achei no começo bem difícil pois não conhecia o material dourado nunca tinha trabalhado com ele fiquei meia perdida minha colega Renata m ajudou entender como pois ela trabalhou muito com esse material achei muito significativo pra criança aprender d uma forma diferente onde ela se envolva brincando eu gostei de jogar porque ativa muito o raciocínio
Adriana Moraes dos Santos
Gostei desse material, e acredito que é uma forma de ensinar a matemática com mais facilidade, e mais criativa, por meio de brincadeiras se torna mais facil.
Katiane Dittadi
O ábaco para mim nunca foi muito atrativo, diferente do material dourado, porém a didática deste instrumento é interessante, divertida e de certa forma fácil, não deixa de ser um recurso importante tanto quanto o material dourado, a introdução dele nas aulas se torna atrativa para os alunos brincar com os instrumento, tornando aula mais lúdica e diferenciada.
Com certeza o ábaco é um recurso extremamente importante no processo de aprendizagem da matemática. Ele permite que o aluno dê sentido às operações, compreendendo de fato o que está acontecendo e contextualizando as operações em seu dia a dia, tornando a matemática eficaz em sua vida cotidiana.
Também já conheci o ábaco quando cursei o magistério, conheci também as formas de utilizá-lo nas realizações das contas. Gostei muito de manusear o material, assim pude compreender melhor e acabar com dúvidas que eu tinha sobre esse material.
Acredito que é viável a utilização do ábaco na sala de aula. A matemática é vista como complexa, por esse motivo, tudo que facilita a visualização e o entendimento é útil e auxilia para que o aluno compreenda de uma maneira completa. O manuseio do material faz com que a matemática seja concreta. Com esse recurso os alunos aprendem melhor, de uma maneira lúdica e inesquecível.
Muito bom de jogar,facilita na hora de resolver os cálculos,desenvolve o raciocínio infantil e ajuda adultos com dificuldades na aprendizagem de montar e resolver cálculos, é um recurso importante no ensino da matemática. Carmen Lúcia.
Não conhecia o material ábaco. Quando criança, na escola em que estudava, não tive a oportunidade de aprender matemática nesse material, porém achei que também é um método válido para ensinar as operações matemáticas. Além disso, chama a atenção da criança e pode ser confeccionado por diversos matérias, podendo trabalhar além da matemática, com opção de colagens e montagens.
Não conhecia o ábaco e no início achei um pouco difícil a utilização do mesmo, mas com o tempo entendi qual era o precisado para usar o material. Assim achei uma forma de ensino muito bom, e por ser um material lúdico faz com que as crianças queiram aprender.
Patrícia Perini
Nunca nem manuseei o ábaco e esse contato com ele foi para descomplicar um pouco, apesar de o ter achado mais complicado que o material dourado. Compreendi como usá-lo e pretendo trabalhar com ele para melhor compreensão significativa da matemática
Achei muito interessante o formato apresentado, pois ainda não conhecia. Tive contato com outros modelos e é realmente uma “calculadora” manual, muito fácil de trabalhar e nos traz a oportunidade de ensinar mostrando a materialidade do resultado. A utilização dele é totalmente viável, de fácil aquisição e com certeza utilizarei em minhas aulas.
Volmir Boeira Tessaro
Incrível como um objeto criado há mais de 2000 a.C. faça ainda tanto sentido. Esse é o ábaco!
Conheci o ábaco quando criança. Não na escola, mas em casa. Tinha ele como brinquedo e sequer imaginava sua função. Quando cheguei à escola, como professora de filosofia, o via na biblioteca, em meio aos jogos. Confesso que habitava em mim uma curiosidade em saber como poderia ser utilizado e o porquê vivia naquela prateleira, sem estar onde deveria estar: nas mãos dos estudantes.
Para mim, a atividade proposta no Desafio 9 foi de grande valia. Conheci o tal material, visto “de longe” até então. Fiquei imaginando como seria se eu tivesse tido a oportunidade de tê-lo conhecido antes, manuseado na sala de aula, ainda nos Anos Iniciais. Certamente minha noção acerca da Matemática seria outra. Todavia, sempre é tempo de ressignificar experiências!
Não tenho dúvidas do quanto o ábaco é importante para a criança ampliar o aprendizado acerca da realização de cálculos, da compreensão de como as operações se desdobram, além de ampliar a capacidade de concentração, raciocinar logicamente e significar a ação a partir da análise, do pensamento reflexivo. Isso é propriamente aprendizagem que faz sentido.
Em tempos em que softwares aceleram processos e fazem aquilo que deveríamos fazer, é urgente resgatarmos recursos que apreciem as capacidades humanas e respeitem os limites de cada um. O ábaco deveria ser utilizado por todos, não apenas em salas de psicopedagogia ou por deficientes visuais, como vejo ser comum. Para tanto, faz-se necessário que aqueles que terão a possibilidade de promover seu uso, os educadores, aprendam como manuseá-lo e as razões para não se desfazerem dele, quando lecionando estiverem.
Muito obrigada às professoras Ingrid e Adriana por nos ensinarem isso.
Egidiane M. Muzzatto
Não conhecia esse tipo de Material, no começo fiquei meia confusa mais depois peguei o jeito achei um pouco complicado para as crianças, mais trabalharia com esse material sim no começo ele e meio confuso mais depois vai ficando divertido e acho que eles iriam adorar.
Rosangela Cruz
Eu não conhecia o ábaco. Penso que é um recurso que devemos utilizar com nossos alunos, como futuros pedagogos.
No início um pouco confuso, mas depois do manuseio concluí que além de ser uma forma fácil de aprendizado, os alunos podem compreender melhor o que torna a aula mais atrativa.
A utilização do ábaco acontece de forma mais simplificada, talvez por isso as vezes acabamos por nos confundir, pela facilidade em que ocorre os transportes e afins.O manusear e muito importante em construção de conhecimentos, como esse, por exemplo. Assim como o material dourado, eu já havia tido contato ainda no ensino fundamental e também durante o curso Normal. É interessante o uso, mas acredito ser menos eficaz que a utilização do material dourado. Como dito anteriormente, profe Ingrid soube conduzir as práticas com esses recursos de forma bem interativa e interessante.
Já tinha conhecimento sobre o ábaco e sua utilização. Acredito que é um recurso pouco conhecido, e consequentemente, pouco utilizado nas escolas.Apesar de ser a sua construção bem fácil e sua compreensão também.É muito interessante, pois os alunos podem construí-lo com diversos materiais, o que torna o seu uso e seus aprendizados mais significativos ainda. Os alunos precisam do concreto para que suas aprendizagens tenham mais êxito.
Assim como o material dourado, o ábaco é um material absolutamente importante no ensino da matemática. Acredito que a utilização de jogos concretos é fundamental para que os alunos compreendam as reservas e empréstimos nos cálculos. É importante que o professor deixe com que os educandos manipulem esses matérias para suprir as curiosidades antes de iniciar os trabalhos, assim na hora da aprendizagem o material lúdico terá eficácia para aprendizagem significativa.
Renata Gonçalves Sates
Já conhecia ábaco mas não tinha conhecimento de que forma era utilizado.
Gostei muito da experiência e como nos propôs montar o nosso próprio ábaco estou bem empolgada espero poder atingir meu objetivo. Mais uma forma de ensinar matemática de forma prazerosa.
Esse material desperta o interesse da criança.
Na minha opinião o aluno que é incentivado rende muito mais.
Alessandra Regina de Lima
Não conhecia,sua compreensão e tão simples que a confundimos por isso,o abaco é um auxiliar por permitir que aprendemos sem decora-los.
Assim relatando o real sentido do desafio.
Renata Serpa
Na minha opinião tudo que se refere ao lúdico é de extrema importância para aprendizagem na disciplina de matemática.
O ábaco veio para auxiliar na construção de conhecimentos e facilitar o entendimento da matemática de forma dinâmica, prazerosa e eficaz.
o ábaco é utilizado para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.
O professor tem uma ferramenta valiosa em suas mãos, já que o ábaco fará com que os alunos construam, raciocinem e façam da matemática uma disciplina desafiadora a cada ensinamento.
Eu não conhecia o Ábaco mas achei bem divertido e fácil de ser compreendida a Adição e subtração. Em sala de aula será bem sucedido o uso do Ábaco ele é muito simples de fazer e explicar com isso as crianças aprendem brincando, serão ótimos em matemática.
Como não conhecia achei um pouco complicado, imagina eu explicar para uma criança, ainda não me cinto competente para ensinar matemática, mas vou me dedicar.
O uso do ábaco nos anos inicias é muito importante pois com o manuseio das tampas fica muito mais fácil para criança entender as operações, sobre a confecção do ábaco eu adorei produzi-lo com certeza usarei essa técnica com meus alunos no futuro, esse modelo de ábaco eu não conhecia, mais é muito mais legal do que o que eu já conhecia.
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