![]() |
Disponível em: http://www.reforcoescolarinstruir.com.br/wp-content/uploads/2016/09/matematica-para-criancas.png. Acesso em 06 set. 2019. |
BLOGQUEST
Mãos na massa: aprendizagem significativa da matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental
Destinada ao curso de mesmo título, desenvolvido para acadêmicos de Licenciatura em Pedagogia
Blogquest desenvolvida por: Ingrid Junkes Dal Molin
Email: ingridjdm@gmail.com
Estudante do Curso de Especialização em Docência na Educação Básica, do IFRS, Campus Vacaria
Trabalho de Conclusão de Curso
Orientadora: Adriana Ferreira Boeira
O curso intitulado Mãos na massa: aprendizagem significativa da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem como objetivo analisar a importância da aprendizagem significativa da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de jogos e materiais lúdico-manipulativos que possibilitem a construção do conhecimento matemático.
Os desafios, que compõem esta blogquest (usada como ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA)),nos levarão à análise e a compreensão dos seguintes conteúdos: Sistema de Numeração Decimal; uso do ábaco, do material dourado, jogos educativos digitais, jogos de operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.
Está pronto? Siga os desafios e vamos construindo conceitos, fazendo reflexões, testando possibilidades e além de tudo, vamos nos divertir brincando de aprender...Para começar acesse o link "saiba mais sobre o curso" abaixo!
[Início]
[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]
[Desafio 6] [Desafio 7] [Desafio 8] [Desafio 9]
[Desafio 10 EAD] [Desafio 11 EAD] [Desafio12 EAD]
[Referências] [Avaliação] [Conclusão]
[Saiba mais sobre o curso]
5 comentários:
A tecnologia veio para ajudar o homem a evoluir, a utilização deste meio na sala de aula é muito relevante.
O mini curso sobre matemática trouxe mais clareza sobre a função do blogquest como material educativo. Realizei o primeiro desafio que não só continha jogos relacionados a matemática, mas também a historia dos números. O jogo online possui-a níveis de dificuldade para desenvolver o interesse, e os outros jogos demandavam confecção do próprio material que eu acredito da mais importância e entendimento do jogo.
É utilizando ferramentas como esta que conseguimos chamar a atenção dos alunos nesta era digital, e transformamos as aulas em algo prazeroso.
Adorei participar deste lado da tela e acredito que esta experiencia vai auxiliar na produção da minha própria bloquest.
Renata Serpa.
Eduarda, fiquei feliz em ver que o desafio sorteado para seu grupo lhe agradou, não deixe de ver os outros desafios, para ampliar seus conhecimentos e quem sabe amar a matemática também! Percebi seu interesse durante a aula, fazendo anotações no caderno continue dedicada. (Cuidado para inserir seus comentários na postagem correspondente).
Aproveite para me contar como foi a experiência com o jogo digital "Batalha dos números".
Abraço e até a próxima etapa!
Renata, você captou a ideia do curso, apresentar algumas possibilidades para que as aulas tornem-se atrativas, que possam cativar o aluno! A criança aprende brincando, não podemos excluir as brincadeiras da sala de aula, do mesmo modo as tecnologias, estamos em um mundo tecnológico, a escola precisa acompanhar esta evolução.
Não deixe de ver os outros desafios para ampliar ainda mais seus conhecimentos! (Cuidado para inserir seus comentários na postagem correspondente)
Abraço e até a próxima etapa!
Postar um comentário