sexta-feira, 1 de março de 2019

Conclusão


Resultado de imagem para ifrs campus vacaria

BLOGQUEST

A ideia de número

Conclusão

 
          Durante este passeio histórico sobre diversos Sistemas de Numeração, aprendemos ou revimos muitos fatos curiosos.
          É admirável perceber a criatividade do ser humano, em criar sistemas que podem ajudar a resolver os mais diversos problemas do seu cotidiano. Como vimos, a necessidade de registrar suas caças e coletas deu origem a comparação de quantidades e os primeiros registros em pedras, placas de argila, madeira e até mesmo em ossos.
          O desafio 1  resume no vídeo apresentado como iniciaram as contagens  e as representações de quantidade. Comparando os elementos de duas coleções -por pareamento-, nossos antepassados  foram construindo as relações: mais que, menos que, tantos quanto, que antes não passavam de um, dois e muitos. Ainda nos ensina a origem da palavra cálculo, por nossos antepassados usarem pedras para suas primeiras contas. Podemos dizer que este seria o nascimento da Matemática.
          Quando chegamos ao 2º desafio  conhecemos o Sistema de Numeração Egípcio, a cultura deste povo já é bem ilustre na história e aqui podemos ver sua astúcia em relação aos números, seu sistema era basicamente aditivo, seus símbolos vão sendo somados para se ler a quantidade registrada, e cada símbolo representava algo do seu cotidiano ou de sua cultura.
          No 3º desafio conhecemos o Sistema de Numeração Babilônico, este já é um sistema posicional como o nosso, porém usa apenas dois símbolos o que pode confundir a leitura dependendo da interpretação do contexto, afinal o número um e o número sessenta eram representados pelo mesmo símbolo. Outra diferença curiosa é que este é um sistema sexagesimal, ou seja, de base 60. Ao resolver a cruzadinha deste desafio, provavelmente você pode constatar a complexidade do Sistema Babilônico.
           Os Números Romanos são apresentados no desafio 4. Este sistema ainda é presente em nossas vidas, hoje como representações específicas como capítulos, séculos, indicações e decorações, não é mais utilizado para representar quantidades ou para operações em cálculos. Basicamente é um sistema muito inteligente, usa letras maiúsculas para representar quantidades e nenhuma delas pode ser repetida na sequencia mais de três vezes. Ao aceitar a proposta de imergir na Antiga Roma para participar de um jogo no Coliseu você pode testar suas habilidades em converter quantidades para nosso sistema atual de forma divertida!
           O Sistema de Numeração Maia também é posicional, com a diferença de usar a base 20. Uma singularidade marcante se nota porque as classes são organizadas na vertical, como andares de um prédio. O mais fascinante deste Sistema é o uso de um símbolo para representar o zero, o que passava a facilitar a leitura de um numeral. 
           Nosso Sistema de Numeração é o Indo-arábico, apresentado no 6º desafio. Nesta etapa, você pode acessar dois links de conteúdos diferentes, o primeiro remete a uma visão histórica de como o sistema surgiu, e o segundo como formamos os numerais, como lemos e interpretamos cada formação. 
           O passeio por esta blogquest nos mostra que a história ensina que vários povos tentaram solucionar o desafio de registrar  grandes quantidades, todos tiveram seus méritos e contribuições, por fim destaca-se o Sistema Indo-arábico por ser o mais eficiente permitindo o desenvolvimento de todas as operações aritméticas e se espalhou pelos outros povos sendo hoje utilizado em todo o planeta.
           Você conhece outros sistemas de numeração, além dos apresentados aqui? No mundo hoje, há lugares que usam seu próprio sistema além do indo-arábico, como na China por exemplo.
           Estudar os diferentes sistemas de numeração pode nos ajudar a desenvolver o raciocínio e melhora a compreensão do nosso próprio sistema, principalmente quando usamos diferentes estratégias para fazer as conversões de um sistema para outro.


[Início]

[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]  [Desafio 6]

 [Referências] 
[Avaliação] [Conclusão]

0 comentários: