sexta-feira, 1 de março de 2019

Conclusão Blogquest Jogos para Alfabetização

Resultado de imagem para ifrs campus vacaria
Resultado de imagem para imagens de jogos na alfabetização

Disponível em <https://images.sftcdn.net/images/t_app-cover-l,f_auto/p/15125df8-96d6-11e6-ab0a-00163ed833e7/3592484733/abc-animado-screenshot.png>. Acesso em 19 abr. 2019.

BLOGQUEST

JOGOS PARA ALFABETIZAÇÃO
CONCLUSÃO

              Viajar no mundo da alfabetização é como passear pelas letras do alfabeto, onde cada letrinha misturada ou associada formam as palavras escritas, que a todo momento forma-se novas palavras para uma viagem de descobertas e fantasias.
                No desafio 1 por meio do jogo que exigia a leitura e a interpretação o estudante associou os bichinhos com as letras do nome dos seus donos. Para isso foi preciso ler para achar as mesmas letras. No outro jogo, era preciso achar os antônimos das palavras, ou seja o contrário da palavra que estava escrita. Para finalizar este desafio o estudante devia associar a coluna da esquerda para a direita, associando os pares correspondente a cada objeto. 
              O desafio 2 a criança precisava ler e completar as frases para ir descobrindo as letras da cruzadinha. Precisaria atenção para completar, mas não seria difícil, as crianças  nesta fase são muito espertas para realizar as atividades.
                       
               Neste desafio 3 teria que descobrir os sabores preferidos do sorvete, para isso precisaria prestar muita atenção, pois as letras estavão de cabeça para cima, deitadas, e de várias maneiras. Precisando concentração para realizar a atividade.
               Agora o desafio 4 falava sobre a escrita do B e do P, antes de B e P usa-se a letra M em que o vídeo mostrava uma explicação para reforçar e lembrar a escrita, para não errar. Existia dois grupos um escrito com a letra B e o outro escrito com a letra P, mas em cada grupo teria uma palavra que não pertencia ao grupo. Teria uma palavra que não tinha a letra B e no outro grupo tinha uma palavra que não está escrito com a letra P, o estudante através da leitura iria tentar identificar.
                Durante o desafio 5 existia uma atividade de leitura e pintura, mas era preciso ler antes de pintar, para pintar correto as cores correspondente que se pedia para pintar correto, cada parte do corpo das crianças, e do corpo dos bichinhos. Teria que ler com atenção para fazer a pintura correta.
         A alfabetização é um processo que o aluno com a mediação do professor vai sendo construída a cada dia. Propicia, por meio de jogos e atividades lúdicas, prazerosa que promove criatividade, reflexão, desenvolvimento de habilidades cognitivas. São algumas atividades para treinar o conhecimento do aluno.             
       Estimular a reflexão em atividades diversas   que instigam o raciocínio e visam ao desenvolvimento da criatividade do aluno. A leitura e a escrita são práticas de linguagens as quais os sujeitos usam para interagir socialmente, na qual fazem parte de uma sociedade imersa na cultura letrada. 
      As crianças vivem num mundo de imaginação onde estão sempre aprendendo e ensinando várias maneiras de interação, precisamos cultivar a imaginação para despertar  novas descobertas.
                       

[Início]

[Desafio 1]
[Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5
[Desafio 6]

 [Referências
[Avaliação] [Conclusão]

0 comentários: