sexta-feira, 1 de março de 2019

CONCLUSÃO

Disponível em: <53172756_1160928504089106_8951263709506830336_n >. Acesso em: 19 Mar. de 2019.

BLOGQUEST BANEVILLE:

GAME DA PREVENÇÃO E BOAS MANEIRAS NA ESCOLA

    A construção Blogquest " BANEVILLE: GAME DA PREVENÇÃO E BOAS MANEIRAS NA ESCOLA"   trouxe a ampliação  do conhecimento sobre as possibilidades de ações de prevenção associado as práticas pedagógicas do cotidiano do professor.

    No desafio 1, todos tiveram  acesso a Lei 14.030 de 26 de junho de 2012 que garante a comunidade escolar uma comissão que está preocupada com a segurança e é responsável pelas ações de prevenção no âmbito escolar. Neste desafio também foi disponibilizado um vídeo "TAMO JUNTO COM A CIPAVE" que apresenta com muita alegria e música como é possível estar "junto com a CIPAVE" atendendo  as peculiaridades de cada comunidade escolar. Ainda neste desafio  os professores são convidados a procurar palavras chave, palavras que nos remetem aos temas abordados pela CIPAVE, em um Caça palavras. Depois registram as palavras encontradas no caça-palavras nos espaços destinados aos comentários da referida postagem.

    No desafio 2 todos são convidados a conhecer através de um vídeo um pouquinho sobre a Centopeia, que é a mascote da CIPAVE e guia do game BANEVILLE. As comissões devem sempre falar a mesma linguagem e todos os participantes andar na mesma direção com objetivos coletivos, como uma centopeia, vários pés, mas todos na mesma direção.Depois de conhecer sobre o verdadeiro papel da centopeia, o desafio foi construir uma tirinha no link sugerido  e deixar nos espaços para postagem o seu registro, o seu comentário sobre o papel importante da mascote nas comissões e como foi construir a tirinha.

    As cartilhas da CIPAVE são apresentadas no desafio 3 e todos foram provocados a leitura das três cartilhas. As cartilhas trazem informações importantes para a construção das comissões e planejamento das ações na escola. Podemos conhecer o surgimento da CIPAVE, temas que podem ser abordados nas escolas, a possibilidade de fortalecimento de parcerias com sugestões de entidades voluntárias, diferenças entre conceitos, enfim, apresentam  tudo sobre os passos para construção dessa comissão na escola, desta forma é justo que os professores elaborem um comentário sobre todo esse conhecimento, e nos espaços destinados para o registro dos comentários, façam sua postagem.

    O desafio 4 é surpreendente! Este desafio apresenta através de um power point todas as informações sobre Justiça Restaurativa, e a Comunicação Não-Violenta, que são a base da gestão de conflitos, rodas de conversa e círculos de paz, que são as ferramentas para efetivar o trabalho das CIPAVEs com nossos alunos e colegas. E tem mais: Um roteiro de um Círculo de Paz e exemplos de temas de Rodas de Conversa. Para contribuir com todas essas informações, todos foram convidados a assistir dois vídeos. O primeiro apresenta o relato dos participantes de um Círculo da Paz, e o segundo apresenta a mãe dos processos circulares, Kay Pranis, que nos fala sobre a importância da escuta, do respeito e da empatia nas relações. E para finalizar esse desafio todos devem realizar com seus alunos uma Roda de Conversa, seguindo o roteiro previamente apresentado. Após a realização da roda de conversa, todos devem deixar nos espaços destinados aos registros dos comentários, o seu relato experiencial dessa atividade.

    Enfim, no desafio 5 através do vídeo de apresentação do game BANEVILLE, todos receberam informações sobre o passo a passo para acessar o game, fazer seu cadastro, construir seu avatar e começar a jogar BANEVILLE, e assim  construir a cidade dos seus sonhos! é muito importante que deixe seu comentário nos espaços destinados para isso no desafio, pois assim podemos dialogar sobre essa experiência de reconstrução de cidadania por meio das boas ações coletivas.

     A construção dessa Blogquest permitiu que alguns dados fossem fortalecidos e outros reconstruídos. O game BANEVILLE mostra que é possível trilhar o caminho do bem coletivo e construir uma cidade de paz e tranquilidade. Mostra que é possível através da prevenção, garantir um ambiente de paz para que nossos alunos possam receber o conhecimento, que é o dever da escola, de forma prazerosa e dentro das atuais tecnologias. Afinal,quem nos dias atuais não se apropriou ainda das tecnologias? Para chegar ao jogo propriamente dito foi necessário "dialogar" todo um contexto de informações, e foi nesse momento que reconstruí um dado previamente diagnosticado: Os professores não jogam BANEVILLE e não divulgam para seus alunos, não se apropriam de todas as informações pedagógicas que podem ser utilizadas como recurso metodológico nas suas práticas porque não conhecem todo o processo de informações para efetivar, para jogar BANEVILLE. Foi na construção da Blogquest que percebi que é preciso buscar outro caminho para provocar o acesso ao jogo e fomentar a prática das rodas de conversa e círculos de paz, pois a "escuta" pode mudar comportamentos e abrir canais de recepção para o conhecimento já que o aluno vai a escola na sua integralidade.

    A imagem dessa postagem foi escolhida por acreditar nos processos circulares, na escuta, respeito e empatia, e por estar com a minha mascote das rodas de conversa e círculos de paz, a centopeia Francisca, que faz o papel de "objeto da fala" e dá o poder da fala para quem estiver com ela nas mãos e o dever da escuta para os que aguardam sua vez. Jogar BANEVILLE faz sentido somente quando fazemos a interconectividade com o contexto todo.

[Início]

[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]

 [Referências
[Avaliação] [Conclusão]

0 comentários: