domingo, 3 de março de 2019

03/03/2019_Yearners e Schoolers

  •  Referência(s):
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Edição revisada. Porto Alegre: Artmed, 2008.
  •  Considerações:

No primeiro capítulo de seu livro, Papert (2008) nos apresenta alguns pontos onde questiona a tecnologia e a educação. Inicialmente onde ele dá início ao diálogo com o leitor, ele relembra uma parábola antiga que relata a possibilidade de congelar um professor e um cirurgião, e depois de cem anos vir a despertá-los e nessa ocasião o professor certamente não teria muita dificuldade de retomar seu posto novamente e isso nos faz pensar de como a escola é um cenário que pouco muda.

  Papert então apresenta dois tipos de pensamentos para discutir os fatos das mudanças, que são: os Schoolers que aceitam que escolas devem ter mudanças, mas não consegue tornar palpáveis, ou até mesmo planejar megamudanças. Do outro os Yeaners que desejam mudanças grandiosas, porém nenhuma de suas tentativas foram suficientes para alcançar a quebra de um protocolo desde o século XIX.

Entendemos que a escola não muda em cem anos, mas os estudantes ali daquele ambiente, sim. Tudo muda, as circunstâncias inclusive. Fora do ambiente escolar eles vivem em um sonho de revoluções de games, e apesar de ser um brinquedo de fácil manuseio, é cercado de exigências se tratando de habilidade para dominar, habilidades essas que adultos atualmente não são capazes de atingir. Não permitir que as tecnologias adentrem as escolas é barrar também a capacidade natural do ser humano aprender.

Era necessário que uma Máquina do Conhecimento existisse para que pudesse atender a demanda das necessidades das crianças de hoje, só tendo uma ferramenta assim para que se pudesse sanar todos os tipos de curiosidades, no maior nível de complexidade possível.

É notável o quanto a tecnologia muda nossas vidas, nossa rotina, fora e dentro da escola. São incontáveis as formas como ultrapassamos por obstáculos. O aluno precisa entender o quanto é importante ser sujeito aos processos de aprendizagem e o quanto a escola precisa estar aberta as novas tecnologias.


Resultado de imagem para tecnologia na sala de aula
Disponível em: http://jornalzonasul.com.br/wp-content/uploads/2014/11/Tablete-em-sala-de-aula1.jpg 

0 comentários: