sexta-feira, 1 de março de 2019

Conclusão


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BLOGQUEST

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

CONCLUSÃO

    Motivar professores do Atendimento Educacional Especializado a desafiar alunos com deficiência intelectual em processo de alfabetização, para a promoção da aprendizagem, foi a proposta dessa Blogquest, num percurso dinâmico e interativo, onde procurou otimizar e explorar os recursos tecnológicos digitais.

    O Atendimento Educacional Especializado (AEE) como serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, complementa a formação dos alunos com vistas a autonomia, sendo as tecnologias digitais, consideradas importantes suportes de apoio neste processo. Para isso, foram propostos 5 desafios.

    O primeiro desafio abordou a inclusão de alunos com deficiência intelectual na escola comum, explicitando a necessidade de oportunizar condições para a construção dos conhecimentos a todos os estudantes. Além de acessar o livro virtual e ler informações sobre o tema, o professor é desafiado a responder a cruzadinha sobre o conteúdo apresentado e registrar nos espaços destinados aos comentários da postagem, suas sugestões sobre estratégias de prática de ensino para estudantes com deficiência intelectual, utilizando tecnologias digitais; suas respostas para a resolução da Cruzadinha e suas considerações sobre a proposta do Desafio 1.

   O segundo desafio tratou da educação matemática para alunos com deficiência intelectual em processo de alfabetização escolar, com subsídios que buscaram facilitar a compreensão de como se desenvolve as primeiras construções numéricas e os conceitos matemáticos pelos estudantes. Importantes informações foram repassadas pelo professor Dr Léo Akio, por meio de vídeo. Nos espaços destinados aos comentários da postagem, foi lançado o desafio de escrever sobre as reflexões construídas a partir das pesquisas apresentadas no vídeo. Em seguida, o desafio 2 propôs explorar um quebra-cabeça de sequência numérica, e o comentário sobre a referida experiência, além do posicionamento justificado sobre a utilização do recurso para alunos com e sem deficiências. Ainda, registra-se que foi disponibilizado um vídeo sobre uma experiência pedagógica, comprovando que todos podem aprender.

    Reafirmando a importância da aprendizagem ativa e entendendo que o conhecimento se constitui do resultado das mediações desenvolvidas pelo professor, o terceiro desafio enfatiza a importância de atividades que contribuam para o desenvolvimento das funções mentais superiores. Assim, o Desafio 3 abordou este tema como principal objetivo do Atendimento Educacional Especializado aos alunos com deficiência intelectual, utilizando-se a princípio, dos slides de Patrícia Rossi Carraro, onde contextualiza a teoria vygotskyana e considera a aprendizagem, produto da ação dos adultos por meio da mediação. A partir da leitura da referida apresentação, o professor é solicitado a registrar e justificar sua opinião nos espaços destinados aos comentários da postagem, sobre a possibilidade de a criança com deficiência intelectual poder desenvolver funções psicológicas complexas, assim como a contribuição do jogo “Shamrock Shatter - Trevos de São Patrício” com o desenvolvimento das funções mentais superiores aos estudantes e o score apresentado na brincadeira. 

    Seguindo o percurso formativo, o quarto desafio explicita a importância de estratégias diferenciadas na alfabetização de alunos com deficiência intelectual. Para orientar a caminhada, a entrevista a Rosângela Machado, publicada na revista Inclusão (2011), explicita a necessidade de “conhecer o aluno, identificar suas possibilidades e necessidades, traçar um plano de AEE para que possa organizar os serviços, as estratégias e os recursos de acessibilidade”. Desta forma, o professor é solicitado a responder como desenvolveria um plano de Atendimento Educacional Especializado, nos espaços destinados aos comentários da postagem, como também, se recomendaria a cruzadinha do Desafio 4, em turma de alfabetização e se a atividade contribuiria no trabalho de alunos com deficiência intelectual.

    O quinto desafio, final da jornada, apresentaram-se os jogos digitais, como possibilidade concreta para estimular o desenvolvimento cognitivo de alunos com deficiência intelectual, visando as capacidades de raciocínio, atenção e concentração, entre outros. Um documentário sobre recursos de tecnologia assistiva (TA) para dar autonomia e qualidade de vida às pessoas com deficiência e as possibilidades criadas por meio destes instrumentos, serviram para oportunizar reflexões sobre a relação entre as tecnologias analógicas e digitais, complementadas por outra animação em vídeo. Na mesma página, o Desafio 5 propõe duas experiências com jogos digitais para alfabetização escolar e nos espaços destinados aos comentários da postagem, solicitou-se o registro do posicionamento sobre como os recursos de TA apresentados no vídeo da reportagem podem contribuir na educação de alunos com deficiência intelectual. Ainda, solicitou-se a opinião sobre a utilização dos jogos digitais pelos alunos com e sem deficiências, a partir da experiência das atividades propostas neste Desafio, assim como as considerações sobre o que foi aprendido além do que já se conhecia.


Diante do exposto e a partir das informações apresentadas no percurso formativo, que outros temas consideram relevante abordar?
         
[Início]

[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]

 [Referências] 
[Avaliação] [Conclusão]

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