Disponível em <https://cursoseadsinapses.com.br/curso/atendimento-educacional-especializado/>. Acesso em 07 mai. 2019.
BLOGQUEST
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
AVALIAÇÃO
Sua avaliação será realizada de acordo com os
critérios apresentados na tabela:
Desafio |
Critério |
Excelente
4 pontos |
Satisfatório
2 pontos
|
Não-satisfatório
0 ponto
|
Pontos |
Desafio
1
|
O estudante/
professor deve:
Acessar o link do e-book e ler as informações;
Resolver a cruzadinha;
Registrar nos espaços destinados aos comentários da postagem as suas
sugestões sobre estratégias de prática de ensino para estudantes com
deficiência intelectual, utilizando tecnologias digitais;
Registrar nos espaços destinados aos comentários da postagem as
respostas para a cruzadinha;
Registrar nos espaços destinados
aos comentários da postagem suas considerações sobre a proposta
do Desafio 1.
|
Registrou nos espaços destinados
aos comentários da postagem:
suas sugestões sobre estratégias
de prática de ensino para estudantes com deficiência intelectual, utilizando
tecnologias digitais;
todas as respostas/
palavras da Cruzadinha estavam
corretas;
suas considerações sobre a
proposta do Desafio 1.
|
Registrou parcialmente nos
espaços destinados aos comentários da postagem:
suas sugestões sobre estratégias
de prática de ensino para estudantes com deficiência intelectual, utilizando
tecnologias digitais e suas considerações sobre a proposta do Desafio 1.
algumas respostas/
palavras da Cruzadinha estavam
incorretas.
|
Não registrou nos espaços
destinados aos comentários da postagem:
suas sugestões sobre estratégias
de prática de ensino para estudantes com deficiência intelectual, utilizando
tecnologias digitais e suas considerações sobre a proposta do Desafio 1 e as
respostas/
palavras da Cruzadinha.
|
|
Desafio
2
|
O estudante/
professor deve:
Acessar o link do vídeo e assistir como as crianças com deficiência
intelectual constroem as primeiras noções numéricas;
Registrar nos espaços destinados aos comentários da
postagem suas reflexões sobre a construção dos conceitos numéricos;
Acessar o link do vídeo sobre uma experiência pedagógica;
Montar o quebra-cabeça, de acordo com a sequência numérica;
Registrar nos
espaços
destinados aos comentários da postagem como utilizaria a atividade de
quebra-cabeça de sequência numérica com estudantes DI, em processo de
alfabetização e se a mesma atividade pode ser realizada com todos os alunos e
o porquê.
|
Registrou nos espaços destinados
aos comentários da postagem:
suas reflexões sobre a
construção dos conceitos numéricos;
suas experiências com o
quebra-cabeça de sequência numérica, posicionando-se sobre a utilização da
atividade com estudantes DI, em processo de alfabetização e se a mesma
atividade pode ser realizada com todos os alunos e o porquê.
|
Registrou parcialmente nos espaços
destinados aos comentários da postagem:
suas reflexões sobre a
construção dos conceitos numéricos;
suas experiências com o
quebra-cabeça de sequência numérica, posicionando-se sobre a utilização da
atividade com estudantes DI, em processo de alfabetização e se a mesma
atividade pode ser realizada com todos os alunos e o porquê.
|
Não registrou nos espaços
destinados aos comentários da postagem:
suas reflexões sobre a
construção dos conceitos numéricos;
suas experiências com o
quebra-cabeça de sequência numérica, posicionando-se sobre a utilização da
atividade com estudantes DI, em processo de alfabetização e se a mesma
atividade pode ser realizada com todos os alunos e o porquê.
|
|
Desafio
3
|
O estudante/
professor deve:
Acessar o link para assistir uma apresentação de slides.
Registrar nos espaços destinados aos comentários da
postagem sua opinião sobre as possibilidades de intervenção pedagógica dos
professores, para que os estudantes alcancem um nível de desenvolvimento
potencial; seu entendimento de como ocorre o desenvolvimento de funções
psicológicas complexas em alunos DI, justificando seu posicionamento;
jogar, “Shamrock Shatter -
Trevos de São Patrício”, jogo que requer destreza, raciocínio lógico, atenção
e concentração, ou seja, contribui para o desenvolvimento das funções
psicológicas superiores. Na sequência, registrar nos espaços destinados aos
comentários da postagem o seu score e como esta
atividade pode contribuir com o desenvolvimento das funções mentais
superiores dos estudantes.
|
Registrou nos espaços destinados
aos comentários da postagem: sua opinião sobre as possibilidades de intervenção
pedagógica dos professores, para que os estudantes alcancem um nível de desenvolvimento
potencial;
seu entendimento de como ocorre
o desenvolvimento de funções psicológicas complexas em alunos DI,
justificando seu posicionamento;
registrou nos espaços destinados
aos comentários da postagem o seu score do jogo “Shamrock Shatter -
Trevos de São Patrício” e como esta
atividade contribui com o desenvolvimento das funções mentais superiores dos
estudantes.
|
Registrou parcialmente nos
espaços destinados aos comentários da postagem:
sua opinião sobre as
possibilidades de intervenção pedagógica dos professores, para que os
estudantes alcancem um nível de desenvolvimento potencial;
seu entendimento de como ocorre
o desenvolvimento de funções psicológicas complexas em alunos DI,
justificando seu posicionamento;
registrou nos
espaços destinados aos comentários da postagem o seu score do
jogo “Shamrock Shatter - Trevos de São Patrício” e como esta atividade contribui com o desenvolvimento das
funções mentais superiores dos estudantes.
|
Não registrou nos espaços
destinados aos comentários da postagem: sua opinião sobre as possibilidades
de intervenção pedagógica dos professores, para que os estudantes
alcancem um nível de desenvolvimento potencial;
seu entendimento de como ocorre
o desenvolvimento de funções psicológicas complexas em alunos DI,
justificando seu posicionamento;
registrou nos
espaços destinados aos comentários da postagem o seu score do
jogo “Shamrock Shatter - Trevos de São Patrício” e como esta atividade contribui com o desenvolvimento das
funções mentais superiores dos estudantes.
|
|
Desafio
4
|
Ler a
entrevista completa de Rosângela Machado;
Registrar nos espaços destinados
aos comentários da postagem, como você
desenvolveria um plano de AEE para um aluno com deficiência
intelectual,
em fase de alfabetização;
Resolver a
cruzadinha;
Registrar nos espaços destinados
aos comentários da postagem, se você recomendaria
a cruzadinha em turma de alfabetização e se esta atividade contribui no
trabalho de alunos com deficiência intelectual.
|
Leu a
entrevista completa de Rosângela Machado, registrando
nos espaços destinados aos comentários da postagem: como você desenvolveria um plano de AEE para um
aluno com deficiência
intelectual,
em fase de alfabetização; sua opinião se você recomendaria a cruzadinha em turma de alfabetização e
se esta atividade contribui no trabalho de alunos com deficiência
intelectual.
|
Leu parte da
entrevista completa de Rosângela Machado, registrando
parcialmente nos espaços destinados aos comentários da postagem: como você desenvolveria um plano de AEE para um aluno com
deficiência
intelectual, em
fase de alfabetização; sua opinião se você recomendaria
a cruzadinha em turma de alfabetização e se esta atividade contribui no
trabalho de alunos com deficiência intelectual.
|
Não leu a
entrevista completa de Rosângela Machado, não registrando
nos espaços destinados aos comentários da postagem: como você desenvolveria um plano de AEE para um
aluno com deficiência
intelectual, em
fase de alfabetização; sua opinião se você
recomendaria
a cruzadinha em turma de alfabetização e se esta atividade contribui no
trabalho de alunos com deficiência intelectual.
|
|
Desafio
5
|
Ler o artigo;
Assistir a reportagem;
Registrar nos espaços destinados
aos comentários da postagem, os pontos mais relevantes do documentário, assim
como sua posição sobre os recursos de TA apresentados, e como podem
contribuir na educação de alunos com deficiência intelectual; sua opinião se
todos os alunos podem utilizar os mesmos recursos, a partir da experiência de
dois jogos propostos no Desafio 5, e suas considerações sobre o que você
aprendeu, além do que sabia.
|
Leu o artigo e assistiu a
reportagem, registrando nos espaços destinados aos comentários da
postagem: quais os pontos mais relevantes do documentário, assim como sua
posição sobre os recursos de TA;
como as TA podem contribuir na
educação de alunos com deficiência intelectual;
todos os alunos podem utilizar
os mesmos recursos, a partir da experiência dos jogos propostos no Desafio 5,
e as considerações sobre as aprendizagens na Blogquest.
|
Leu parcialmente o artigo e
assistiu parte da reportagem, registrando parcialmente nos espaços
destinados aos comentários da postagem: quais os pontos mais relevantes do
documentário, assim como sua posição sobre os recursos de TA;
como as TA podem contribuir na
educação de alunos com deficiência intelectual;
todos os alunos podem utilizar
os mesmos recursos, a partir da experiência dos jogos propostos no Desafio 5,
e as considerações sobre as aprendizagens na Blogquest.
|
Não leu o artigo e não assistiu
a reportagem; portanto, não fazendo registros nos espaços destinados aos
comentários da postagem, os pontos mais relevantes do documentário, assim
como sua posição sobre os recursos de TA apresentados, e como podem
contribuir na educação de alunos com deficiência intelectual; sua opinião se
todos os alunos podem utilizar os mesmos recursos, a partir da experiência de
dois jogos propostos no Desafio 5, e suas considerações sobre as
aprendizagens na Blogquest.
|
Pontuação Final: (máximo 20 pontos)
Siga
a próxima etapa! Para isso, clique no link abaixo e acesse a conclusão.
[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]
[Referências] [Avaliação] [Conclusão]
0 comentários:
Postar um comentário