sexta-feira, 1 de março de 2019

Desafio 4


Resultado de imagem para ifrs campus vacaria


BLOGQUEST

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

DESAFIO 4

ALFABETIZAÇÃO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

    A alfabetização suscita estratégias diferenciadas para a aprendizagem da leitura e da escrita. Portanto, na perspectiva da Educação Inclusiva, as atividades precisam ser pensadas para todos os estudantes, visando a construção e o domínio da linguagem escrita e a efetividade do processo de alfabetização.

    Machado (2011), referencia a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/2008) como uma das estratégias de apoio que visa garantir, entre outros objetivos, a aprendizagem dos alunos com deficiência, a formação de professores para o AEE e demais profissionais da educação para a inclusão escolar. 

   Convido para ler a entrevista completa de Rosângela Machado, na revista Inclusão/ Educ. Esp., Brasília, v.6, n. 1, p. 4-7, Jan./Jun. 2011. Clique no link a seguir:

   Machado (2011) afirma que o professor do AEE não é apenas um especialista em uma dada deficiência, mas "seu objetivo é conhecer o aluno, identificar suas possibilidades e necessidades, traçar um plano de AEE para que possa organizar os serviços, as estratégias e os recursos de acessibilidade". 


Assim, de acordo com as recomendações de Machado, como você desenvolveria um plano de AEE para um aluno com deficiência intelectual, em fase de alfabetização? Registre essa informação nos comentários desta postagem.

    A revista Inclusão pode servir como apoio à formação de gestores e educadores, já que disponibiliza de temas que tratam da trajetória da Educação Especial, do Atendimento Educacional Especializado, conceitos, Tecnologia Assistiva e formação de professores voltada a construção de uma sociedade inclusiva. Por isso, faço a indicação da leitura de toda a revista, no link acima, para que tenha acesso aos conteúdos disponibilizados na edição. 


Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12663-revista-inclusao-n9-ed-especial-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 02 Jun. 2019.

    Retomando a entrevista de Machado (2011), a Tecnologia Assistiva – TA, é considerada a área que "engloba produtos, serviços, recursos, metodologias e práticas que visam promover acessibilidade às pessoas com deficiência". Neste contexto, a informática e os jogos podem servir como instrumento de mediação no ensino e na aprendizagem. Por isso, a proposta a seguir é um convite para acessar o link e selecionar a imagem, escrevendo a palavra que formará a cruzadinha da alfabetização.

Você está pronto para o desafio 4?  

  • Dona Maria não consegue encontrar um item de sua cozinha. Ajude-a, mas para isso você terá que identificar objetos e escrever seus nomes (orientações apresentadas pelo autor do jogo e disponível no endereço eletrônico informado). 
Clique no link abaixo e acesse o jogo "DETETIVE DAS DIRETAS":

Cruzadinha da Alfabetização


Disponível em: <http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=11957>. Acesso em: 02 Jun. 2019.

Gostou do desafio? 
Recomendaria a cruzadinha em turma de alfabetização? 
Esta atividade contribui no trabalho de alunos com deficiência intelectual? 

Deixe seu comentário no blog.

Siga o próximo desafio! Para isso, acesse no link abaixo, DESAFIO 5.

[Início]

[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]

 [Referências] 
[Avaliação] [Conclusão]

0 comentários: