sexta-feira, 1 de março de 2019

Desafio 2


Resultado de imagem para ifrs campus vacaria
Disponível em: <https://www.imgrumweb.com/post/Bn8VVEzAo_n>. Acesso em: 07 Mai. 2019.
BLOGQUEST

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

DESAFIO 2

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 


    A leitura de mundo na alfabetização escolar também está presente na matemática. Ler e interpretar requer o olhar matemático, sempre embasado nos contextos em que a prática represente uma situação real de comunicação. Para isso, é importante planejar disponibilizando tempo para os estudantes explorarem, formularem situações problema, desenvolverem estratégias, levantarem hipóteses, desde as primeiras experiências de escolarização.

    Neste contexto, o professor do Atendimento Educacional Especializado, articulado com os demais profissionais da escola, tem como meta a aprendizagem de todos os alunos, sendo a matemática um dos maiores desafios de educadores e estudantes. Considerando que cada aluno aprende de uma maneira diferente e se faz necessário refletir sobre os métodos de ensino e como se constroem os conceitos, convido você a assistir o vídeo de Léo Akio, professor/doutor em matemática, no qual explica sua tese que aborda o ensino da contagem e das primeiras noções numéricas para crianças com deficiência intelectual (síndrome de Down): 
AKIO; Léo. Tese de doutorado que aborda o ensino da contagem e das primeiras noções numéricas para crianças com síndrome de Down. Disponível em: <https://youtu.be/enJf_8GTKmQ>. Acesso em: 01 Jun. 2019.

A tese de Léo Akio contribuiu para algumas reflexões sobre a construção dos conceitos numéricos? Peço que registre seu comentário nesta postagem, acerca do vídeo apresentado.

    Na sequência é possível verificar que as limitações muitas vezes estão atreladas a resistência das pessoas em aceitar que todos podem e devem aprender. Para demonstrar isso, convido para clicar no link a seguir e assistir o vídeo sobre uma experiência pedagógica na cidade de Xaxim:

Disponível em:<https://youtu.be/enJf_8GTKmQ>. Acesso em: 01 Jun. 2019.

    Por acreditar que as atividades lúdicas devem ser utilizadas em situações do dia a dia, sendo fundamentais no processo de alfabetização, e uma atividade de sequência numérica pode estar agregada ao desafio de um quebra-cabeça, sua missão é explorar um recurso digital que poderá ser utilizado com os estudantes, colocando os números em sequência para montar o quebra-cabeça e conhecer lindos dinossauros. 


Clique no link abaixo e se divirta com o desafio:

Como foi a experiência? Gostou do desafio? Escreva nos comentários se você utilizaria esta atividade com alunos em processo de alfabetização? Também escreva se a atividade seria utilizada apenas para os alunos com deficiência intelectual ou com todos os alunos da turma, explicando o porquê.

Siga o próximo desafio! Para isso, acesse o terceiro desafio no link abaixo!

[Início]

[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]

 [Referências] 
[Avaliação] [Conclusão]

0 comentários: