Disponível em: <https://www.imgrumweb.com/post/Bn8VVEzAo_n>. Acesso em: 07 Mai. 2019. |
BLOGQUEST
ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DESAFIO 2
A leitura
de mundo na alfabetização escolar também está presente na matemática. Ler
e interpretar requer o olhar matemático, sempre embasado nos contextos em que a
prática represente uma situação real de comunicação. Para isso, é
importante planejar disponibilizando tempo para os estudantes explorarem,
formularem situações problema, desenvolverem estratégias, levantarem hipóteses,
desde as primeiras experiências de escolarização.
Neste contexto, o professor do Atendimento
Educacional Especializado, articulado com os demais profissionais da escola,
tem como meta a aprendizagem de todos os alunos, sendo a matemática um dos
maiores desafios de educadores e estudantes. Considerando que cada aluno aprende
de uma maneira diferente e se faz necessário refletir sobre os métodos de
ensino e como se constroem os conceitos, convido você a assistir o vídeo de Léo Akio, professor/doutor em matemática, no qual explica sua tese que aborda o ensino da contagem e das primeiras noções
numéricas para crianças com deficiência intelectual (síndrome de Down):
AKIO; Léo. Tese de doutorado que aborda o
ensino da contagem e das primeiras noções numéricas para crianças com síndrome
de Down. Disponível em: <https://youtu.be/enJf_8GTKmQ>.
Acesso em: 01 Jun. 2019.
A
tese de Léo Akio contribuiu para algumas reflexões sobre a construção dos
conceitos numéricos? Peço que registre seu comentário nesta postagem, acerca do
vídeo apresentado.
Na
sequência é possível verificar que as limitações muitas vezes estão atreladas a
resistência das pessoas em aceitar que todos podem e devem aprender. Para
demonstrar isso, convido para clicar no link a seguir e assistir o vídeo sobre
uma experiência pedagógica na cidade de Xaxim:
Disponível em:<https://youtu.be/enJf_8GTKmQ>.
Acesso em: 01 Jun. 2019.
Por acreditar que as atividades lúdicas devem ser utilizadas em situações do dia a dia, sendo fundamentais no processo de alfabetização, e uma atividade de sequência numérica pode estar agregada ao desafio de um quebra-cabeça, sua missão é explorar um recurso digital que poderá ser utilizado com os estudantes, colocando os números em sequência para montar o quebra-cabeça e conhecer lindos dinossauros.
Clique
no link abaixo e se divirta com o desafio:
Como
foi a experiência? Gostou do desafio? Escreva nos comentários se você
utilizaria esta atividade com alunos em processo de alfabetização? Também
escreva se a atividade seria utilizada apenas para os alunos com deficiência
intelectual ou com todos os alunos da turma, explicando o porquê.
Siga
o próximo desafio! Para isso, acesse o terceiro desafio no link abaixo!
[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]
[Referências] [Avaliação] [Conclusão]
0 comentários:
Postar um comentário