Disponível em <http://emjacyassis.ntecemepe.com/projetos/educacao-especial>. Acesso em 21 mai. 2019.
BLOGQUEST
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DESAFIO 3
O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES
Vygotsky
(2007) afirmava que o conhecimento é resultado das mediações, e por meio da
mediação humana e pedagógica desenvolvida pelo professor, pode acontecer a
aprendizagem. Desta forma, a ação mediadora do professor contribui para o
desenvolvimento das funções psicológicas superiores, que englobam atenção,
memória, percepção, linguagem, concentração, abstração, generalização, raciocínio-lógico, entre outros.
De
acordo Carraro, por meio de sua apresentação de slides, a qual convido para
acompanhar a seguir, o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da interação
social, na qual o sujeito entra em contato com elementos mediadores e com isso,
desenvolve os processos mentais. Essa relação com o meio sociocultural, mediada
por signos e sistemas de signos (a linguagem, a escrita, o sistema de números)
não têm um caráter individual, mas são compartilhados por uma sociedade,
propiciando a aprendizagem.
CARRARO; Patricia Rossi. Apresentação
de slides disponível em <http://estacio.webaula.com.br/cursos/gra038/conteudo_aula_teletransmitida/_ppt/arq/Aula_05.ppt>.
Acesso em 01 jun 2019.
A partir da leitura da apresentação, onde Carraro considera a
aprendizagem como produto da ação dos adultos por meio da mediação, como você
recomenda que seja a intervenção pedagógica dos professores para que os
estudantes alcancem um nível de desenvolvimento potencial? Na sua opinião, a
criança com deficiência intelectual poderá desenvolver funções psicológicas
complexas? Justifique.
Se você acredita na aprendizagem de alunos com deficiências,
responda estes questionamentos nos comentários desta postagem. Conto com sua
participação! Se não concorda com esta teoria, por favor, também manifeste seu
ponto de vista, pois sua opinião é muito importante!
Hora do desafio! Com o propósito de contribuir
para o desenvolvimento das funções mentais superiores, principal objetivo do Atendimento
Educacional Especializado aos alunos com deficiência intelectual, o desafio 3 propõe um jogo
irlandês, que será acessado no link abaixo.
As regras do jogo, Shamrock Shatter - Trevos de São Patrício, propõem que você "destrua os trevos conectando
três ou mais trevos contíguos da mesma cor. Os trevos podem estar se tocando
horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente", de acordo com as
instruções apresentadas no site Atividades Educativas. O nome do jogo está relacionado ao Dia de São
Patrício e a cultura irlandesa, conforme informação apresentada no
referido endereço eletrônico.
Shamrock Shatter - Trevos de São Patrício, disponível em: <http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=12452>.
Acesso em 02 jun 2019.
Gostou do desafio? Aceita compartilhar seu score
nos comentários da postagem? Escreva também, de que forma esta atividade poderá
contribuir com o desenvolvimento das funções mentais superiores dos estudantes?
Siga
o próximo desafio! Para isso, acesse o quarto desafio no link abaixo!
[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]
[Referências] [Avaliação] [Conclusão]
0 comentários:
Postar um comentário