Disponível em <http://www.portalpouptempo.com.br/admin/protected/client_business/escolachapeuzinhoverme lho/produto/e021788eaeeb9925679df29d75bac8a9.png>. Acesso em 19 mar. 2019.
BLOGQUEST
OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM - BNCC - NO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONCLUSÃO:
A definição da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil está fundamentada em EXPERIÊNCIAS a serem oferecidas, preparadas, efetivadas com as crianças, de forma a garantir os direitos de aprendizagens.
Nesta Blogquest procuramos apresentar os seis direitos de aprendizagem -CONVIVER - BRINCAR - PARTICIPAR - EXPLORAR - EXPRESSAR - CONHECER-SE - de uma maneira lúdica e criativa utilizando várias ferramentas digitais.
O 1º desafio apresenta um site que ensina as crianças criarem seus próprios brinquedos e brincadeiras com o objetivo de fazê-los "Conviver" com seus pares. Outro desafio proposto ao aluno/professor foi criar uma tirinha com uma história sobre convivência, tirar um print e compartilhar a imagem no link citado e após fazer um comentário sobre a experiência. No 2º desafio é apresentado ao professor um artigo sobre "O Brincar na Educação Infantil" que depois de lê-lo o professor é desafiado a responder uma cruzadinha e comentar no espaço destinado aos comentários. O 3º desafio traz ao professor um site de jogos que irão contemplar o direito do aluno de "Participar" e depois comentar qual jogo é mais adequado utilizar na sala de aula. O 4º desafio traz um link onde irá encontrar uma nuvem de palavras relacionadas com o direito de "Explorar", sugerimos que crie um parágrafo de acordo com sua prática pedagógica e esse direito e poste nos comentários e também crie a sua própria nuvem de palavras seguindo os passos descritos no desafio. O 5º desafio permite que o professor crie juntamente com sua turma um livro digital que dá ao aluno o direito de se "Expressar", contando histórias vivenciadas por eles próprios e compartilhar o link no espaço destinado aos comentários. E no 6º desafio proporciona a criança o direito de "Conhecer-se", navegando nesse site encontrará atividades sobre o corpo humano como vídeos, cruzadinhas, desenhos para colorir, entre outros. Em todos os desafios solicitamos que o professor deixe um comentário ou o link da sua criação para que possamos aprender juntos.
O 1º desafio apresenta um site que ensina as crianças criarem seus próprios brinquedos e brincadeiras com o objetivo de fazê-los "Conviver" com seus pares. Outro desafio proposto ao aluno/professor foi criar uma tirinha com uma história sobre convivência, tirar um print e compartilhar a imagem no link citado e após fazer um comentário sobre a experiência. No 2º desafio é apresentado ao professor um artigo sobre "O Brincar na Educação Infantil" que depois de lê-lo o professor é desafiado a responder uma cruzadinha e comentar no espaço destinado aos comentários. O 3º desafio traz ao professor um site de jogos que irão contemplar o direito do aluno de "Participar" e depois comentar qual jogo é mais adequado utilizar na sala de aula. O 4º desafio traz um link onde irá encontrar uma nuvem de palavras relacionadas com o direito de "Explorar", sugerimos que crie um parágrafo de acordo com sua prática pedagógica e esse direito e poste nos comentários e também crie a sua própria nuvem de palavras seguindo os passos descritos no desafio. O 5º desafio permite que o professor crie juntamente com sua turma um livro digital que dá ao aluno o direito de se "Expressar", contando histórias vivenciadas por eles próprios e compartilhar o link no espaço destinado aos comentários. E no 6º desafio proporciona a criança o direito de "Conhecer-se", navegando nesse site encontrará atividades sobre o corpo humano como vídeos, cruzadinhas, desenhos para colorir, entre outros. Em todos os desafios solicitamos que o professor deixe um comentário ou o link da sua criação para que possamos aprender juntos.
Através dessa Blogquest, verificamos a diversidade de materiais alternativos que temos para proporcionar as crianças aulas dinâmicas e muito mais prazerosas, onde a criança é capaz de participar ativamente desse processo de construção e, através de um bom planejamento encontrar atividades para todas as idades da Educação Infantil.
Depois desse passeio virtual me conte suas considerações sobre esses desafios propostos. Tem alguma sugestão sobre como podemos seguir planejando através dessa Blogquest?
Continue estudando sobre "OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM -BNCC- NO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"!
Depois desse passeio virtual me conte suas considerações sobre esses desafios propostos. Tem alguma sugestão sobre como podemos seguir planejando através dessa Blogquest?
Continue estudando sobre "OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM -BNCC- NO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"!
Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil>. Acesso em 01 mar.2019.
0 comentários:
Postar um comentário