>. Acesso em: 19 de abr. de 2019.
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BNCC NA PRÁTICA
O QUE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL PRECISA SABER...
Papel do Professor na Educação Infantil:
O primeiro apontamento que a Base nos traz é o de que o professor deve abandonar aquele papel de detentor de conhecimento, daquele que proporciona o aprendizado. Aquele que sabe o começo, o meio e o fim das atividades e o resultado das mesmas.
Deve assumir o papel de coadjuvante e coparticipante que proporciona através de organização de espaços e diferentes materiais a exploração das crianças. Ou seja, ele faz a mediação da criança com o meio e observa os resultados.
Ele precisa pensar o espaço onde as crianças vão brincar e interagir. A criança assume o protagonismo da ação. A partir do momento que ele pauta as atividades relacionado-as aos campos de aprendizagem, deve direcionar seu olhar aos objetivos das mesmas. Observando quais os objetivos foram contemplados pela criança.
A prática pedagógica do educador deve contemplar a criança como um sujeito de direitos, como a própria constituição estabelece, um sujeito com direitos de aprender, brincar, de conhecer, questionar, ou seja, um sujeito que constrói seus saberes.
" a educação libertadora é, fundamentalmente, uma situação na qual tanto os professores como os alunos devem ser os sujeitos cognitivos, apesar de serem diferentes" Freire (1986, p.46).
Aprofunde seus saberes!
Mãos à obra...É hora de testar o conhecimento! No link abaixo, você será encaminhado para uma atividade onde deverá completar a cruzadinha, baseado nas informações dessa postagem. Professor, utilize os comentários para fazer suas reflexões, seus posicionamentos, é um espaço para compartilhar opiniões. Um espaço de trocas. Após concluir sua cruzadinha, reflita e deixe um comentário com seu posicionamento crítico-reflexivo sobre o tema abordado.
CLIQUE AQUI:
Deve assumir o papel de coadjuvante e coparticipante que proporciona através de organização de espaços e diferentes materiais a exploração das crianças. Ou seja, ele faz a mediação da criança com o meio e observa os resultados.
Ele precisa pensar o espaço onde as crianças vão brincar e interagir. A criança assume o protagonismo da ação. A partir do momento que ele pauta as atividades relacionado-as aos campos de aprendizagem, deve direcionar seu olhar aos objetivos das mesmas. Observando quais os objetivos foram contemplados pela criança.
A prática pedagógica do educador deve contemplar a criança como um sujeito de direitos, como a própria constituição estabelece, um sujeito com direitos de aprender, brincar, de conhecer, questionar, ou seja, um sujeito que constrói seus saberes.
" a educação libertadora é, fundamentalmente, uma situação na qual tanto os professores como os alunos devem ser os sujeitos cognitivos, apesar de serem diferentes" Freire (1986, p.46).
Aprofunde seus saberes!
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